
Pergunta recorrente e muito esperada pelo aumento de pessoas interessadas no esporte, no lazer, em informações de profissionais da área e principalmente quando o tema é legítima defesa, assim como o treinamento e preparo necessário para a compra da sua primeira arma de fogo.
Sobre a sua primeira arma, iremos tratar depois, merece um texto só para essa questão mas já adianto que não é um bicho de sete cabeças. É bem tranquilo e será uma experiência única escolher sua primeira arma. Nesta presente apresentação iremos falar sobre sua primeira vez em um clube de tiro.
As dúvidas mais comuns para quem está chegando agora naquilo que carinhosamente chamamos de “mundo das armas” são essas:

www.lucasparrini.com.br
- Do que eu preciso para ir em um clube?
- Tenho que ter minha arma?
- Preciso pagar algo?
- Posso levar meus filhos ou família?
- Tenho que ter algum curso?
São perguntas naturais e importantes para quem está começando, mas fique tranquilo, como já dito, não há mistério, é tudo muito fácil!
Do que eu preciso para ir em um clube?
Apenas sair de casa! Procure por clubes de tiro em sua região e ligue para lá para se apresentar e conhecer os horários de funcionamento do local, pois podem variar de cidade pra cidade. Explique que deseja conhecer o clube, se já atirou ou não, se pretende saber um pouco mais sobre defesa ou está de olho no esporte, se pretende comprar armas de fogo para ter em casa ou portar. Com certeza o atendente do clube irá te guiar.
Depois de coletar essas informações, você será capaz de escolher qual clube irá marcar uma visita. Vá, observe, escute, respeite as regras de segurança, conheça o local e um pedaço das pessoas que frequentam o local e divirta-se!
Tenho que ter minha arma?
De jeito algum! O clube dispõe de armas, você não precisa ter uma para visitar. Obviamente cada clube de tiro tem suas regras e procedimentos internos, alguns não permitem que pessoas fora do quadro de filiados (os membros de carteirinha do clube, que pagam mensalidade ou anuidade) atirem com as armas de lá.
Outros já possuem programas de primeiro contato, uma instrução com profissionais lhe acompanhando individualmente para lhe transmitir todas as regras e permitir uma experimentação inicial, que fará sua aproximação e cautela com o equipamento se tornarem melhores e mais prazerosos.
Já que seu contato é inicial, prefira esses clubes, afinal, se você está interessado em conhecer o mundo das armas e aprender mais, não faz sentido ficar só olhando e não conseguir atirar.
Preciso pagar algo?
Geralmente não. Uma visita com um café de boas vindas é cordialidade costumeira no Brasil. Entretanto, é óbvio que algum outro serviço ou atividade além da visita como a experimentação inicial ao armamento e conduta responsável serão cobrados, a não ser que você seja presenteado com munições e instruções gratuitas haha! Tire essas dúvidas com clube antes da visita para se organizar melhor.
Posso levar meus filhos ou família?
Não só pode como deve! É de extrema importância que familiares conheçam também e saibam que tudo é feito com rígidos controles de conduta e que o mundo das armas não é esse mistério todo erroneamente propagado pela mídia e grupos anti-armamento, principalmente pois é muito comum que essas pessoas nunca tenham sequer pisado em um clube de tiro ou quando o fizeram, fizeram de maneira muito fava e corrida, não conhecendo como deveriam. Então é importantíssimo sim levar a família, os colegas de trabalho, o vizinho. Quanto mais gente aprendendo os mitos e verdades sobre o tema, melhor!
Recomendo é claro que no atendimento com o clube para marcar a visita avise que pretende levar terceiros e combine de acordo com as instruções recebidas do clube.
Tenho que ter algum curso?
Não! Não é preciso curso para uma visita. Não é preciso nem para o processo de compra, mas para isso terá que realizar uma prova técnica com regras específicas. Isso é um outro assunto, para outra hora.
Para a visita ao clube não precisa da prova nem do curso, mas obviamente estará sujeito às regras internas do clube que por padrão – para não dizer em todos os clubes – são o visitantes terem 101% do tempo um instrutor (ou mais de um) colado lado a lado,acompanhando e fiscalizando. Como explicado, em uma visita você não provou mediante curso ou da prova técnica que sabe manusear o equipamento, então é claro que o acesso ao mesmo e qualquer atividade envolvendo isso terá a rígida fiscalização e orientação do instrutor.
Mesmo que não faça a atividade de experimentação, os instrutores dos clubes de tiro possuem uma postura de segurança muito ativa e sempre andam de um lado para o outro tirando dúvidas, dando dicas e observando tudo.
Viu como é simples? Seja paciente pois é sua primeira vez indo a um clube, converse, tire suas dúvidas, escolha o que mais ficou confortável e viável e leve sua família para conhecer o esporte.
Aproveite para tirar dúvidas sobre compra, falar um pouco sobre segurança privada e pública e pergunte sobre como funciona a caça, coleção, história e qualquer outro tema que tenha curiosidade em conhecer melhor.
Se lembrar e puder, conte para nós em nossas redes sociais, como foi a sua experiência.
Boa sorte e aproveite!
Sobre o autor:
Lucas Parrini atua na área de segurança com aulas, palestras, consultas e CPO, sendo especialista em combate informal, assim como na área administrativa com treinamentos, gestão de processos e equipes, apuração de impostos e cultura organizacional.
www.lucasparrini.com.br
41 9 8779 – 0614
ATENÇÃO!
Não dependa do algoritmo das redes sociais para se manter informado. A censura nas plataformas está cada vez mais comum no Brasil — e a melhor forma de garantir que você continue recebendo nossos conteúdos é diretamente no seu e-mail. Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba análises, alertas e informações exclusivas, sem filtros e sem interferências. Esteja sempre um passo à frente na defesa da sua liberdade.