R-105 é o decreto de origem do Exército Brasileiro (COLOG), responsável pelo desarmamento do cidadão no Brasil. Muita gente não sabe, mas a esmagadora parte das restrições a armas em vigor foram inventadas e são mantidas pela força armada, e não pelo Congresso Nacional.
O Instituto DEFESA alertou, em 2015, para a criação pelo então General Theophilo – hoje candidato ao Governo do Estado do Ceará pelo partido desarmamentista PSDB – do texto que substituiria o R-105 atual (Decreto 3.665/2000).
Embora o político militar já tenha se afastado das funções, os frutos podres de sua gestão continuam a surgir, a exemplo do novo Decreto.
O novo texto, sob o nome de DECRETO Nº 9.493, DE 5 DE SETEMBRO DE 2018, mantém boa parte das restrições da norma revogada, e institui novas medidas restritivas, antes previstas apenas por portaria, a saber:
- Mantém a ficção de calibres e armas restritas e permitidas
- Restringe indiretamente o porte de arma do atirador, descumprimento as promessas do candidato do PSDB
- Confunde colecionismo com antiquário
- Mantém a divisão entre atiradores, colecionadores e caçadores
- Segue exigindo habitualidade e filiação obrigatória
- Mantém restrições a importações de armas e a criação de novas indústrias no Brasil
- Proíbe silenciadores
- Desrespeita a Constituição (Art. 217) a considerar o tiro como “esporte formal”
Ainda é preciso fazer melhor exegese do texto, mas a leitura superficial corrobora seu caráter restritivo e agressivo contra o cidadão brasileiro.
Conforme reiteramos desde o início da fundação desta entidade, é impossível esperar que a liberdade de acesso às armas venha de quem detém o poder – e as armas. O direito de se defender apenas será plenamente conquistado quando o povo – e não os políticos (travestidos de militares ou não) – fazer valer o princípio de que todo o poder emana dele.
Leia aqui o Decreto 9493/18 – O novo R-105 na íntegra
Mais do que nunca é importante que você se filie ao Instituto DEFESA. Vamos combater juntos os desmandos da classe política sobre este direito que deve ser de todos, de ter e portar arma.
SE HOUVE UM PLEBICITO ONDE A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO E CONTRA O DESARMAMENTO, PORQUE ISSO ESTA PREVALECENDO? E MUITO ESTRANHO ESSE GENERAL AGIR DESTA FORMA.
Restringir o direito do cidadão de comprar sua arma pra defender sua família é inconstitucional. É vergonhoso ver o bandido armado e vc como refém
eu só afavor do porte de arma só pró sidadao do bem !
Rua dos Bombeiros lot4q2 Xavante Belford roxo RJ
Quero participar, sou praticante de tiro desportivo em Mossoró RN
Precisamos mesmo de um politivo que entenda de verdade a real situação do Brasil para que eles acordem!
Uma guia de tráfego vai ser obrigatório para mobilidade entre clubes, mais taxas e burocracia com isso !
Isso é uma palhaçada !
Escopetas são permitidas em qualquer tamanho de cano e calibre??
Devemos todos lutarmos por nossos direito,porque esses políticos não tem interesse nenhum de arma a população!!!
O QUE DEIXA TRANSPARECER É QUE O EXERCITO TEM MEDO DE CIDADÃO DE BEM ARMADO.
PQ SERÁ?
Boa noite…. Estive lendo o novo R105. Não encontrei restrições sobre lunetas, armas de pressão acima de 6mm e equipamentos de recarga! Sabem me dizer como irão ficar estes itens? Estão liberados para comprar até em mercearia? Rs
Pergunte ao candidato se eleito, andará sem seguranças?
Na verdade, o que tinha que acontecer é pararem de distinguir se o cidadão é caçador, atirador, ou colecionador. Já fui atirador e já fui caçador registrado também, nos tempos do IBDF. Quero ter o direito de adquirir as minhas armas na qualidade de cidadão pagador de impostos. É isto que tem que acontecer. Chega de burocracia. Mais respeito com o cidadão!
Torna o calibre .223 Rem / 5.56 x 45 mm restrito. É uma boa, não?
Nossa esperança será a eleição de JAIR BOLSONARO para acabar com essas aberrações. Marginais continuam com seus direitos…portando fuzis, granadas, lançadores de morteiros etc..e o cidadão de bem sem o direito de se defender.
Mas temos esperanças de dias melhores.
Humberto G. Fittipaldi Filho
Atirador filiado ao Clube Colt 45/RJ
Policial Civil Aposentado.
Este artigo do grupo Campanha do Armamento contém uma boa síntese. Estou lendo o novo R-105 lentamente para anotar os comentários. Depois publicá-los-ei. Em todo o caso eu adianto que já demonstrei em público que o Theóphilo é um traidor, indigno de confiança, portanto. E não há generais que mereça tal confiança. E nem chefes de polícia nem delegados que o mereçam. São nossos inimigos. Cuidado com eles.
próprio de países que desejam o povo desarmado para fins de controle. totalitarismo na certa. este Gen talvez tenha sido o que chamamos de melancia. Infelizmente estamos cercados de infames leis as quais não interessam a nós homens de bem e sim a “bandidos” que desejam se locupletarem através de empresas de segurança, monopólio de armas e crimes de qualquer espécie
Isso e uma vergonha para o Brasil onde ao os vagabundos tem direitos e o cidadão continua refém desses canalias desses políticos corruptos vagabundos isso e a verdade em quanto os brasileiros não sim unir para acabar com essa palhaçada vai ser sempre assim o cidadão sem seus direitos
pode por gentileza me dizer onde adquirir (comprar) um exemplar do novo R-105
R105 agora tem que pagar tudo. Matrícula do clube anuidade , Cruz , entre outros… Só quem tem dinheiro de verdade pq dependendo da arma que o cidadão de bem vai comprar somando tudo por baixo vai no mínimo 12,000 mil reais
Quem não tem condições poderia se associar ao clube de tiro e aproveitar dos benefícios agora nem uma coisa nem outra juntou tudo
Boa noite
E quanto ao uso de armas de pressão airsoft sem a ponta laranja e ou documento que comprove a origem, tem algum procedimento?
Apreensão da arma. Se for sem origem comprovada pode dar processo criminal pelo contrabando posto que não existe fábrica no Brasil.
Tinha que ser liberado todos os tipos de armas (fuzis, metralhadoras, armas de precisão, etc) igual nos EUA e Europa.Lá as armas são liberadas e tem menos homicídios que aqui. O problema não é as armas.
Cadê a atuação do Bolsonaro nessas questões? me faz duvidar se suas promessas se cumprirão…
Só lembrando que nosso exercito tomou pela força em 64 o poder, não são só os esquerdistas que tem viés desarmamentista nas terras tupiniquins. Até agora o Bozo ou Bolsonaro parece que já cumpriu com o prometido na campanha.
Devemos confiarmos num governo que desarma seus cidadãos, ou no que quer devolver o nosso sagrado direito de nos defendermos?