Qual é a definição de desarmamentista?

Lucas Silveira
Presidente do Instituto DEFESA
Instrutor-chefe da Academia Brasileira de Armas

Numa conversa recente com um grande amigo, em determinado momento de divergência, ele afirmou: “depende da sua definição de desarmamentista”.  Foi então que me dei conta que, embora pra mim fosse extremamente claro o que é um desarmamentista, talvez para outros não fosse.

Em todos esses anos a frente do Instituto DEFESA, como maior organização pró-armas da América Latina, nunca escrevemos uma definição de quem são esses personagens que habitam o local político e ideológico oposto ao nosso.

Vamos resolver isso já!

Desarmamentista: Aquele que cria ou defende  restrições a armas; aquele que, tendo a atribuição legal de legislar ou decidir, se omite frente às normas restritivas ao direito de acesso às armas.

A definição de desarmamentista não deve levar em consideração a intensidade ou a justificativa da restrição criada, defendida ou mantida. Não importa quão nobre possa parecer o discurso, é importante que sejamos claros: nenhuma restrição a armas é moralmente defensável.

Assim, por exemplo, o general que tem o poder de decidir sobre a (des)burocratização dos processos para concessão de Certificado de Registro e Produtos Controlados, mas prefere manter o status quo deve ser classificado como desarmamentista, assim como o parlamentar que no fechar das portas do Congresso tenta colocar um cavalo de troia em uma MP para proibir totalmente a importação de armas (quem se lembra dessa? o Instituto DEFESA foi o único a expor e combater essa perfídia).

É também desarmamentista aquele que não legisla, mas no campo das ideias defende o desarmamento em grau igual ou maior que o atual.

Também não se pode ignorar o desarmamentista ardiloso. Aquele que se faz de pró-armas, mas no fundo, defende uma ou outra restrição. Afinal, de acordo com ele, “não se pode liberar pra qualquer um”, apenas para ele, que do ponto de vista dele próprio, é super especial e mais preparado que os demais “cidadãos comuns”.

Há alguns anos fizemos uma série de imagens de humor, traçando o perfil de alguns desses personagens, no dossiê desarmamentistas. Vamos encerrar este texto revendo e rindo um pouco.

 


Publicado em Artigos
15 comentários sobre “Qual é a definição de desarmamentista?
  1. Emilio osorio disse:

    Desarmamentista é um ser alienado pelo qual defende bandidos mas nao os quer ao seu lado.Ja direitos humanos defende os bandidos, protege, nao gosta de armas mas em comum, nao querem os bandidos em seu lar…
    Sao todos uns canalhas baseado em subterfúgios…

  2. Bruno disse:

    Está errado o “ Pseudorepresentante dos atletas”.
    Eles dizem que resolverão problemas, você paga e eles somem.
    Não adianta ligar, mandar e-mails, chorar, você vai se foder no final.

  3. José Roberto de Oliveira Neves disse:

    Sou contra o desarmamento e entendo que o direito do cidadão, garantido pela Constituição Federal TEM que ser respeitado. Tanto a posse quanto o porte pessoal de arma de fogo, além dos requisitos exigidos para tal, a meu ver falta uma coisa importantíssima para as duas modalidades.
    CONSCIENTIZAÇÃO do poder de destruição de uma arma de fogo quando usada de forma errada. Refiro-me àqueles que não possuem o “convívio” direto com elas, no caso o cidadão comum. Na condição de CAC-2ª RM, penso que preenchidos os requisitos necessários para a posse/porte de arma de fogo requerido pelo cidadão comum, também seria interessante um curso onde se informe aos pretendentes, além da legislação vigente para a posse/porte, noções sobre Direito Penal, legítima defesa, entre outros temas de importância, para que este tenha plena consciência do passo que se pretende dar rumo à posse/porte de arma de fogo.

  4. Wailler disse:

    Perfeito! Ainda tem o pessoal que diz “mas ainda só tem x semanas de governo…” São os desarmamentistas progressivos?

  5. Demerson disse:

    Desarmamentistas podem ser na maioria das vezes, os mais descontrolados psiquicamente, e assim sendo, perigosos! E são desarmamentistas, pois não conhecem outra forma de dialogo, a não ser na base do grito, e não conseguem distinguir,outra forma social, falar em armas para tais, é o mesmo que dizer”mate todos que te incomodam,(ditador),mas opa, eles também podem me matar”! Ou seja, arma igual ataque!(já imaginou quando cuspiram em Bolsonaro,se o primata, estivesse armado?) A única evolução do desarmamentista, foi a hipocrisia! Se tirassen todas as espécies de armas, reinaria o poder da força, onde uns teriam crédito, e outros teriam que servir! Como se trata uma cárie em uma onça? Um dardo tranquilizante a faz dormir! É o mesmo que drogas e novelas, fazendo uso contínuo! Fazem o que querem com alguém dopado! Se escuta alguém falar, eu não presto para ter arma,já tinha matado meia dúzia,arma só traz violência! Ou seja, já planeja a violência, e nunca se passa na cabeça a auto defesa, ir praticar esportivamente, levar a família(isso é muito importante, para não surgir curiosidade, e pegar a arma escondido!), um meio de se descontrair, uma terapia que faz aumentar a concentraçãos,melhorar a respiração, e além do fato de ser um esporte,poder se proteger! Mas a novela não ensina isso, e estando sedado, o ser humano perde seu raciocínio, e faz o que a maioria, também sedada, o faz! Desarmamentista, é ter preguiça de pensar por si só, sinal que drogas estão tirando a auto estima, de saber o que realmente lhe faz feliz,deixando para o estado decidir, e trair seus instintos naturais de auto defesa!
    Somente estando dopado, ao ver que vai cair no chão, não vai tentar proteger o rosto com a mão!

  6. Nelson Martins de Assis Brasil disse:

    Caro Lucas, uma correção no seu texto cheio de verdades. O grupo PELA LEGÍTIMA DEFESA também denunciou a “emenda jabuti” do Onyx Lorenzoni, contra as importações. Se você se refere a alguma outra emenda, não me dou conta neste momento. E foi ali, no P.L.D., que eu vi a denúncia da emenda do Onyx pela primeira vez. Vi a do Instituto Defesa logo a seguir e, como se diz em gíria moderna, “fechei” com você, como já tinha “fechado” com o P.L.D.. E segui combatendo o Onyx o tempo todo. Aqui um comentário pelo qual assumo inteira responsabilidade: o Bolsonaro é o MAIOR DESARMAMENTISTA ENRUSTIDO DO BRASIL. Eu já sabia disso desde muito antes de denunciar a o voto dele aprovando a lei 13.497/2017.Não denunciei isso antes por achar que ninguém acreditaria em mim. Fiquei esperando uma prova, que veio a aparecer com a lei 13.497/2017. E mesmo assim quase ninguém acreditou em mim. Foi por causa de minha denúncia do “SIM” dele na 13.497/2017,feita por mim no Facebook, que ele deixou de posar apontado fuzis modernos e passou a posar exibindo os dedos simulando armas. A equipe dele descobrira meu e-mail(sou artilheiro dois anos mais antigo que ele) e me enviava notícias da candidatura dele. Quando descobri o painel de votação da 13.497/2017 eu o espinafrei furiosamente no e-mail e rompi com ele. Ato contínuo, ele passou a posar apontando os dedos. Quando soube do apoio do Mourão(da minha turma e outro desarmamentista) à candidatura Bolsonaro, rompi com ele também. Tentei avisar no Facebook e o que recebi como resposta foi uma tempestade de insultos e palavrões, muitos dos quais você deve ter lido. Deu no que deu. A esmola dos dez anos para o registro e mais o “cofre”. Vou terminar. Sou tenente-coronel(artilheiro) e da reserva do Exército. Tenho 43 anos de trato com esse assunto. Posso te afirmar com máxima certeza que nem 1% dos militares pensa como eu. Mesma coisa para policiais. E entre os generais esse número é zero com toda a certeza.E não vejo no Congresso atual a menor boa vontade política para com a causa das armas. Assisti teu vídeo(com a Jacqueline) onde declaras vergonha por teres apoiado o Bolsonaro. E eu te digo que o segundo turno da eleição presidencial foi uma das mais dolorosas divisões íntimas da minha vida. Tive de escolher entre o “esterco da vaca” e o “esterco do boi” ou vice-versa. Segui a opinião dominante nos grupos pró-armas com grande contrariedade, conforme declarei por escrito. Existem, realmente, militares e policiais que pensam como você e eu, mas são raríssimos. O total não dá nem 1%. LIBERDADE PARA PORTAR ARMAS NÃO SE IMPLORA DE JOELHOS, CONQUISTA-SE COM LUTA!

  7. Jorge Alberto disse:

    Rapaz, esse é o tipo de texto que terei o prazer de escrever cada letra, cada palavra, cada pontuação, enfim, cada um desses tipos desarmamentistas e sair espalhando a torto e a direito em grupos de WhatsApp.

  8. Mário Pereira Gomes disse:

    eu,a favor ha posse de arma, todos nos devemos, defender os nossos familiare?

  9. Ronaldo Pedro Malaguti disse:

    Sou a favor da posse e do porte de armas pra todos que se enquadrem em requisitos…tive arma desde criança e nunca me envolvido em nada ilícito..pelo contrário armas já me livrei de dois assaltos em acostamento com as graças de deus.

  10. Thiago disse:

    Sou CAC e minha filiação com o clube vencerá em março. Ainda não tenho arma e no momento não pretendo comprar devido algumas outras dividas que primeiramente tenho que sanar. Gostaria então de saber, se não me filiar a nenhum clube durante alguns meses, se corro o risco de perder meu CR? Ou a filiação obrigatória a algum clube, é apenas no caso de ter uma arma?

  11. Rubens Dorow disse:

    Todo desarmamentista é um fdp mal resolvido sexualmente, com grande potencial para ser corno.

  12. paulo cesar rodrigues disse:

    gostaria de ter mais informações

  13. dias disse:

    faltou “desarmamentista bethania” aquele que tem e usa arma pra defesa mas prega que os outros não o façam!

  14. João Francisco de Almeida disse:

    o Presidente Bolsonaro, em quem votei e trabalhei muito pra ele, prometia que, se eleito, daria ao cidadão de bem o direito ao porte de arma. Um viés que ajudou a elegê-lo. Mas, quase às vésperas da sua eleição em segundo turno, mudou um pouco o discuso, dizendo-se ser favorável a posse de arma, quase que esquecendo, totalmente a questão do porte. contudo, o Senador Major Olímpio continua sustentando a sua posição de ser favorável ao porte para o cidadão de bem que declarar necessitar do porte para sua defesa pessoal. Parabéns Major Olímpio.

  15. Paulo Cunha disse:

    Vamos direto ao ponto!

    O que provavelmente acontece no Brasil são alguns fenômenos que apesar de opostos um usam a basndeira do outro para manter os cidadãos de bem desramados!

    Tanto a esquerda como a direita querem os cidadãos desarmados por isso eles nunca divergem neste assunto, o mais vil e mais mal caráter são os militares que utilizarem a pauta da esquerda para manter o cidadãos desarmados!

    Antes de chegarmos a traição do Bolsonaro, temos que entender que q CBC INTERNACIONAL Controla os corruptos do COLOG / DFPC / R105 e a mais de 30’anos!

    A CBC INTERNACIONAL tem tantos dossiês de Comandantes corruptos que derrubaria a República!

    Quem manda no COLOG e a CBC/ TAURUS e não contrário!

    O COLOG alem de estar cheios de desarmamentista a própria FFAA é toda desarmamentista!

    Os militares se borram de medo do cidadão bem com direito ao porte e posse de armas!

    Nossos militares sao um bando de lenientes, frouxos e mal caráter

    Como resolver isto apos a traição do Bolsonaro sobre o decreto meldicre sobre a posse de armas, vamos tirar todo o apoio político do Bolsonaro e seus militares traidores!

    Somos da direita e nenhuma frouxo e corruptos, políticos ou militares que forem contra a libráracao do mercado para novas fábricas e a importação de pistolas e munições com zero de imposto está contra o povo brasileiro!!

    Vamos aguardar e se não se dobrarem aos anseios do povo, brasileiro vamos tirar estes canalhas do Bolsonaro e sua grupo do governo!

    Chegou a hora de fazermos oposição para estes militares aprenderem que não estão lidando com macacos!

    Fora Bolsonaro e toda sua turma desarmamentista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*