A famosa “portaria 28” deu o que falar em 2018, e sua herança popularmente chamada “porte de trânsito” continua até hoje. Em Julho de 2018, há 2 anos atrás, o Instituto DEFESA e o advogado e amigo Joabs Sobrinho realizaram um trabalho de divulgação para delegacias e quartéis sobre o porte de trânsito.
Além de dois episódios do Café com Pólvora em que o amigo e advogado especialista em direito penal, Joabs Sobrinho, que já possui seu próprio canal do Youtube (clique aqui para conhecer), conversou conosco sobre o tema. Com a notória dificuldade do Estado de informar seus agentes, ele mesmo se prontificou a ajudar, criando documentos de uma forma que qualquer um pudesse imprimí-los e entregá-los nas autoridades de sua cidade.
Foram ao todo 280 envios desses documentos para todo território nacional. Sem dúvida alguma, junto com o trabalho individual de cada atleta do tiro e busca pessoal de cada profissional de segurança pública, especialmente os 7500 panfletos informativos criados no RJ pelos cidadãos membros do ID, os ofícios completaram todo o trabalho em conjunto para levar adiante a informação deste novo direito.
Iniciativa necessária na estratégia das aproximações sucessivas, rumo à substituição do maldito Estatuto do Desarmamento por uma nova legislação que efetivamente garanta a liberdade de se portar armas para todo e qualquer cidadão.