Desobediência civil parte 1: O que é?

Muito se fala, ao longo da história e não diferente nos dias atuais, em desobediência civil. Mas afinal de contas, o que é isso?

O termo refere -se a uma população, ou parte dela, deixar de obedecer o governo e suas leis, como forma de protesto e manifestação política, quando essas mesmas leis se tornam injustas: penalizam as pessoas, jurídicas ou físicas, sem nenhuma legitimidade, merecimento, antes mesmo de algo ser feito. Limitam e coagem, até ameaçam e perseguem mesmo sem nenhum ato danoso ou periculoso, sem ameaça, ou seja, quando uma lei restringe direitos e liberdades sem um estudo ou mérito apropriado e coerente. O termo, apesar do conceito já ter sido abordado por várias pessoas ao redor do mundo, foi fomentado e explicado literalmente por Henry David Thoreau em seu livro Resistência ao Governo Civil.

Desobedecer: Que não obedece; que se recusa a aceitar regras, ordens, leis, prescrições etc. Desobedecer é o contrário de obedecer (1a).

Mas o que é obedecer?

1) Submeter-se à vontade de outra pessoa… (1b)

2) Estar sob a influência de; servir ou trabalhar em favor de algo ou alguém. (1b)

3) Comportar-se de acordo ou concordar. (1b)

4) Estar subordinado. (1b)

Se você quiser ler de forma mais completa, recomendo este artigo da Mariana Santiago de Sá, que pode ser encontrado aqui: https://www.defesa.org/desobediencia-civil-um-meio-de-se-exercer-a-cidadania/

Mas se a forma simples e direta for suficiente para ti, desobediência civil significa que o indivíduo, ou um grupo, não segue uma determinada lei. Ou várias. A pessoa que desobedece uma lei injusta é aquela que não aceita ser influenciada, controlada, subordinada pela injustiça.

Todo indivíduo, ou grupo, que obedece, é aquele que concorda com esta lei. Se uma lei é injusta e seu criador um corrupto, e esta lei é seguida, o indivíduo e/ou grupo que obedece concorda com esta lei, ele concorda com essa injustiça e está servindo a vontade do corrupto, trabalhando a seu favor.

Quem obedece lei injusta, é parte do problema. Como mudar isso? Simples: pare de obedecer bandidos.
Não é uma ciência de foguete.

O próximo artigo se chamará “Desobediência Civil parte 2 – Como praticá-la?” e está em elaboração.

1a – https://www.dicio.com.br/desobedecer/

1b – https://www.dicio.com.br/obedecer/

2 Replies to “Desobediência civil parte 1: O que é?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.