Cristiana Rezende Gonçalves Caneda
Maycoln Leôni Martins Teodoro
Resumo: O campo da avaliação psicológica para o porte de arma apresenta dificuldades e limitações em sua fundamentação e exercício profissional, com base na legislação brasileira vigente. Para que ela possa se desenvolver, faz-se necessário sistematizar o que tem sido desenvolvido sobre o tema. Neste sentido, foi realizada uma revisão assistemática dos estudos nacionais que abordam à avaliação psicológica para porte de arma. Para tanto, foram realizadas buscas por meio da BVS-Psi de pesquisas que trouxessem, em seu título ou corpo, alguma referência à avaliação psicológica para o porte de arma, utilizando como descritores porte de arma, avaliação psicológica, avaliação psicológica para porte de arma. Os resultados apontaram para 2 artigos de natureza empírica, 14 trabalhos de anais, 2 dissertações e 1 livro. Optou-se por não se limitar o período de publicação em razão da pequena quantidade de trabalhos sobre o tema. Conclui-se que as pesquisas sobre avaliação psicológica para porte de arma de fogo são escassas e trouxeram limitadas contribuições, denotando um campo carente da atenção científica.
Palavras-chave: Avaliação; psicologia; porte de arma.
Aletheia 38-39, p.162-172, maio/dez. 2012
De que adianta exame psicológico para o uso de armas??? se adiantasse de alguma coisa pelo menos 30% da policia teria que trabalhar desarmada pois não tem preparo psicológico para a funçao que exerssem…
Acredito sim, que o cidadão devia ser preparado para o uso de armas desde sua infancia…
Criei-me desde pequeno ambientado com armas, aos 12 anos chegava á ficar mais de semana no mato caçando, circulei boa parte da minha vida com uma arma junto á mim, executei serviços na area de segurança com excelente desempenho pode se dizer, tenho e sempre terei acesso á armas sempre que precisar das mesmas, no entanto não tenho nenhum acidente com arma, nunca perdi arma para vagabundo e algums processos que tenho por agressão e lesão corporal, nenhum deles tem arma envolvida, sabem porque? porque muitas vezes deixei minha arma na mão de alguem de confiança e sai no tapa com o individuo, isto é conciencia do que uma arma faz…agora falam em perfil psicológico…num pais onde uma pessoa tem uma discussão leve e leva um tiro de um policial? cade o perfil psicológico deste policial??? é só o cidadão que tem que se ferrar???
Jorge disse exatamente tudo!!! tem muito MIKE ai que nao poderia portar nem estilingue
Concordo plenamente com meus amigos!!!! Estou junto com vocês nesta luta, e como diz o Amigo presidente do instituto, UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS.