Saiba o que significam as condições de 0 a 4
Se você já portou uma pistola, certamente já teve a dúvida de como seria o melhor meio para fazê-lo, pesando a necessária segurança e a rápida resposta a uma eventual agressão. Portá-la com uma munição na câmara ou sem uma munição na câmara? Com o cão armado ou desarmado?
Acalme-se: você não é o único a ter esta dúvida. Didaticamente, dividem-se as condições de porte de pistolas em 5 níveis, enumerados de 0 a 4 por ordem decrescente de imediatismo para o disparo.
- Condição 0 (C0) – Arma carregada, cão tensionado e trava desabilitada.
- Condição 1 (C1) – Munição na câmara, cão armado, trava acionada.
- Condição 2 (C2) – Munição na câmara, cão desarmado.
- Condição 3 (C3) – Câmara vazia, carregador na arma
- Condição 4 (C4) – Câmara vazia, sem carregador.
Assim, um sujeito extremamente preocupado com a velocidade de reação estaria inclinado a portar a pistola em C0, bastando o rápido saque e o imediato disparo. Todavia, o risco de disparo acidental em um manuseio negligente podem levar o operador a utilizar o seu armamento nas condições 1, 2 ou 3.
Apesar do que possa parecer, pessoas com pouco treinamento conseguem sacar e disparar uma arma em C3 em um tempo muito próximo do porte em C0. Ainda assim, há quem advoque que não se pode abrir mão nem de uma pequena fração de segundo em uma situação extrema.
Independentemente do método escolhido, é importante que quem porta uma pistola habitue-se a treinar no estande exatamente na mesma condição em que se posiciona diariamente: se utiliza a trava durante o porte, todos os saques no estande devem ser feitos com a trava acionada. Se não utiliza munição na câmara, o treinamento para sacar e puxar o ferrolho deve fazer com que esta ação seja um ato contínuo.
Confira a lista de estandes e clubes de tiro no Brasil que o Instituto DEFESA disponibiliza para você, visite-os rotineiramente e mantenha-se preparado. Si vis pacem para bellum.
Gostou deste texto? Ele apenas está online devido ao financiamento de pessoas como você, que se tornam membros premium (de carteirinha) do Instituto DEFESA. Custa só 50 centavos por dia. Filie-se ainda hoje.
Minha arma é uma 24/7 e uso C2 acho que é melhor e já me salvou a vida.
C0 no porte e C1 casa.
a melhor trava é o dedo!
C2
apesar de muita gente detestar o ADC eu me dou bem com ele, ao mesmo tempo que aciono o ADC em milissegundos já apertei o gatilho.
esse lance de andar com o cão armado não é seguro, tem muita pistola que dispara com uma pancada, a IMBEL .40 teve um lote grande que disparava o cão só de dar um tapa de lado.
de que adianta o cão estar armado se o kra não tiver habilidade de tirar do coldre de forma muito rápida? vc deve tirar do coldre e disparar em menos de 1 segundo e atirar. o ADC ajuda muito viu.
Só a título de informação. As Imbel com kit ADC, ao se “desarmar” o cão, a mola real continua comprimida. Ou seja, o desarme do cão é somente aparente pois a arma fica praticamente na mesma condição de engatilhada (cão armado) que você diz não ser seguro.
em casa da pra deixar em C3, pra que tanta paranoia? :D
deixo isso pro meu cachorro, se ele ver uma cabeça aparecendo no muro logo ele late, ai tem que ficar esperto.
E pistolas que nao tem cao?
Caça com gato.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Todas as armas tem cão, vc deve estar falando do cão interno. Ele se arma ao puxar o ferrolho, ou seja, nessas armas o cão está sempre armado, exceto logo após acionar o gatilho sem munição na câmara ou com munição inerte. Nessas armas não é possível a condição C2.
E a G-25 ? Opiniões são bem-vindas , principalmente se forem embasadas em situação vivenciada ! Aguardo é obrigado
Exceto quando pego estrada, carrego comigo a arma apenas municiada, ou seja, SEM munição na câmara. Por conseguinte, treino de modo a, automaticamente, dar o golpe de segurança (carregando a arma) ao mesmo tempo em que aponto para o alvo. Sei que isso custa uma fração de segundos; todavia, entendo que o lado positivo consiste em saber que, caso rendido por um inimigo, ele não saberá que a arma não está pronta para uso, dando-me a chance de avançar com os punhos em sua direção.
Blz mas se vc for rendido, provavelmente o indivíduo tbm estará armado. Seu argumento não faz muito sentido.
Em tempos de onde muitas armas possuem a açao dupla, C2 ta de bom tamanho!
C2- Munição na câmara, cão desarmado e sem trava, primeiro tiro ação simples o resto é semi.
EU MANTENHO O C1 SEMPRE!!!! MAS VOU TENTAR O C3!!!
Tenho 2 Pistolas uma Imbel GC, outra taurus Mod 58.
A Imbel eu uso C1- cão armado e travado.
A Taurus como e ação dupla eu uso C2, ção desarmado destravado.
Amigo, sinceramente… Sua memória muscular não vai lembrar durante sua reação instintiva se na cintura está a Imbel ou a Taurus.
O senhor corre o sério risco de sacar a imbel e puxar o gatilho esperando que a arma dispare em ação dupla OU sacar a Taurus e tentar descer a trava de segurança sendo que esta já está abaixo.
Essa falha de procedimento pode custar sua vida.
Treine com as armas sempre nas mesmas condições pra não ter chance de erro. E já que a Imbel é ação simples, mais fácil treinar com a Taurus em C1 também.
Sempre usei o C3, já tive que fazer uso em situações extremas e foi muito proveitoso pois o vagabundo foi para o ralo, não esperava que fosse ter reação. Mas existem casos que muitos amigos se anteciparam ao fato e como a arma estava no C0 estão respondendo até hj por imperícia e negligência. Cada caso é um caso, sou a favor e uso sempre o C3.
em pistolas de ação simples sem cão, a situação é mais complicada. Se usara munição na câmara, o percussor ficará o tempo todo tensionado pois não tem como desengatilhar a pistola sem remover a munição ou efetuar o disparo. Resta saber se usá-la assim não provocará a fadiga precoce da mola do percussor.
As molas das armas só sofrem fadiga com o ciclo de uso. Podem ficar décadas com as molas tensionadas, sem uso, que não irá fadigar
É verdade os bandidos estão acabando com os cidadãos de bem. Nós temos o direito de se defender não é justo o que tá acontecendo não podemos ter um bem, saímos para trabalhar com medo de ser morto por esses delinqüentes sem coração.
Atacando velhos, mulheres, mossos filhos e nas trabalhadores de bem tá na hora de dá a resposta a essa situação.
C0 melhor e mais rapido ,controle no dedo eficaz
Tenho uma 58hc plus sempre esta em C2 mas deixo com trava,rapido destravamento e mais seguro para porte velado…
o tempo de armar para o disparo é para refletir em atirar ou não, o imediatismo pode virar um acidente no proprio corpo, legal é arma destravada e pente carregado, sem munição na camara, basta puxar e ta pronta, o negócio é ficar atento ao que se passa ao redor, num caso eminente, já espere com a arma em condição de disparo imediato, sem o dedo no gatilho, mire primeiro…
Armas de ação simples em porte sempre em CO, pois entendo que se não é permitido não deveria ser arma de porte,(O controle deve ser no dedo) e em casa C2.
Carregar a pistola com munição na câmara e cão desarmado, mas a trava acionada, configura que condição? É como eu venho portando o equipamento desde que meu porte foi concedido pela Polícia Federal, no mês passado.
Não há muito sentido em usar a trava se o cão está desarmado. Nesse caso você terá que armar o cão e liberar a trava, duas ações, após o saque, sendo que isoladamente tanto só o cão desarmado quanto só a trava já impedem disparos acidentais
C0 vc está em combate iminente
Uso uma pistola de ação simples com cão interno. C3 casa, C3 rua. Não vejo sentido ter uma condição pra cada situação, na adrenalina sua reação vai ser automática, treine sempre o mesmo procedimento. Vc não vai querer, quando precisar em casa, agir como C0 pois é assim que vc treina para rua, sendo que agora ela está em C3. Treinamento sempre igual, memória muscular não raciocina.
na Imbel, de ação simples… deixar em C3 dentro de casa..poderá eliminar o efeito surpresa ao seu favor, pois ao puxar o ferrolho para colocar a munição na agulha…. o barulho da aferrolhada poderá alertar o indivíduo que estiver lá fora te ameaçando, fazendo com que ele fique esperto sabendo que tem pessoa dentro da casa na espera…. se vc estiver em C1 e travada vc estará na surdina, com o elemento surpresa a seu favor, bastando destravar e atirar se for preciso… o meliante lá fora nem percebera barulho algum