Entre em contato com o cuteleiro para saber mais sobre as melhores karambits do mundo feitas no Brasil: jean@callega.com
Si vis pacem, para bellum
Entre em contato com o cuteleiro para saber mais sobre as melhores karambits do mundo feitas no Brasil: jean@callega.com
Porque essa bandeira de Cuba na academia??
É uma academia de Boxe, Carlos. O Boxe Cubano é muito bom, diferentemente da política cubana.
Adorei a resposta! Rsrs.
A Karambit pode sim ser usada como apresentado no primeiro modo do vídeo, porém sempre com a mão fechada( o movimento aos 1:53 do vídeo é nulo, visto que é necessário o apoio de todos os dedos para realizar o ataque.)
Hoje as Karambits possuem corte dos dois lados, o que nos dá muitas opções de ataque em ambas empunhaduras. As vezes é necessário encurtar a distância do agressor (como no caso de um agressor te atacar com um bastão ou machete) e a 1ª empunhadura mostrada no vídeo seria a mais recomendada para ataques mais próximos. É claro que cada caso é um caso, é necessário muito treinamento para dominar as técnicas com a Karambit. Não é só fazer um cursinho de 2 dias de Kali ou Kapap e sair achando que é o próximo Doug Marcaida…
Abraços Lucas.
Força campanha do armamento!
JUNTOS SOMOS INVENCÍVEIS!
Victor,
Desconheço qualquer coisa útil que possa ser feita no pkal e não possa ser feita no saksak. Mas posso listar algumas coisas úteis que podem ser feitas no saksak mas não no pkal.
Não sou especialista, mas entusiasta te técnicas de defesa, acredito que apenas com muito treino (anos) se chega a quase perfeição de qualquer técnica.
Como Victor citou acima o nome do Doug Marcaida, que apresenta muito bem técnicas com a Karambit.
Pra quem não conhece https://www.youtube.com/watch?v=ebjymEzWHIw
Se pensarmos em não perder tempo com “firula” indico a prática de Krav Magá que na minha opinião é a arte mais objetiva na técnica de defesa.
Continuem com o bom trabalho Lucas.
Um abraço.
Deixa o PKal só para hollywood e para os firuleiros de plantão.
Tenho uma karambit de saque rápido e ela só é utilizável em saque rápido quando da 1ª empunhadura (pkal).
O modelo de karambit que você utiliza no vídeo não é retrátil e é bem chata de utilizar para o dia a dia, tem que ter bainha, colocar pendurada em algum lugar, fica chato e incomodando, o saque demora um milênio.
Considerando o tamanho da faca, ao meu ver se for utilizar a empunhadura saksak, a karambit seria pouco útil em comparação com qualquer outra faca que utilize bainha como a sua do vídeo.
Eu prefiro a pkal em função do saque rápido e considerando que a karambit pode ser deixada no bolso sem o uso de bainha.
http://www.youtube.com/watch?v=tBwbsnRNEUA
Oi Rodrigo,
Bainhas de kydex podem ser adaptadas para o porte em diversos lugares, e o saque de lâmina fixa sempre fica mais rápido do que de lâmina dobrável.
Deixa o PKal só pros blockbusters e para os firuleiros de plantão.. rs
Concordo com o alcançe maior da outra empunhadura, porem descordo que o pkal seja errado. Eu por exemplo tenho um exemplar da Fox Knives a um ano e o porto todos os dias no bolso lateral direito. Este modelo possui um clipe e um sistema que abre no saque em uma fração de segundos. Com muito pouco treino é muito mais rápido inclusive do que o saque de uma arma de fogo. Esse modelo é desenvolvido pra combates extremamente próximos.
Oi Raphael,
O sistema ao qual você se refere foi desenvolvido pelo Emerson, da Emerson Knives, conheço-o há muitos anos.
O PKal não é errado, só é taticamente “bobo”, independentemente da distância.
Os últimos três comentários foram a favor da pegada PKal, com uso de faca karambit de saque rápido especialmente a Fox 599 Karambit.
Acho que deveria relevar o fato de que é muita coincidência todos que discordaram tocarem no assunto sobre o uso de uma faca específica. Você já a viu? tem uma? Talvez seja uma exceção pela facilidade do porte e velocidade do saque.
Encerrando, educadamente, eu falei que tenho uma karambit e prefiro o PKal, porque é o melhor modo de saque e posso portar facilmente.
E você disse: Deixa o PKal só pros blockbusters e para os firuleiros de plantão.. rs
Não vi graça, eu não sou de tirar sarro das outras pessoas, peço que seja educado ao ponto de não me descreditar dizendo que sou algo que não sou, vou usar ela assim (PKal) você queira ou não.
Sobre a questão de tirar sarro ou brincar com as técnicas e uso de armas:
Outro dia vi um vídeo seu e você fica piscando a cada tiro que dá, nem por isso disse que você era alguma coisa, que está errado ou que isto é um fator imprescindível para sua segurança.
Vamos aceitar as opiniões alheias, mas sem agredir ou adjetivar.
Ninguém é perfeito, e não é toda técnica que é mais conveniente para todos.
Grande Abraço!
“União significa a associação ou combinação de coisas diferentes ou não, para formar um todo. União é o ato ou efeito de se unir. União pode ser a ligação ou combinação de esforços e pensamentos para um bem comum.”
Sem problemas, Rodrigo. Pode usar a sua karambit como lhe convier. Nunca pretendi convencê-lo de nada do contrário.
Apenas RESPONDI ao seu comentário.
Lucas, moro em Curitiba!!! Vc pode me indicar alguma academia ou professor para eu aprender a usar uma karambit!!!
Oi Julio,
Sou instrutor de combate com facas, inclusive karambits, aqui em Curitiba. Entre em contato: lucas@defesa.org
Quais são as artes marciais que desenvolvem o uso desse tipo de faca independente da pegada?
OI Edgar,
Como dito no vídeo, a karambit é uma faca filipino-malaia, de maneira que as artes marciais filipinas são as que tradicionalmente utilizam-na como arma.
Achei inválido descartar, dizer que é errado e zombar da pegada PKal. Você sequer demonstrou técnica no que acredita ser o correto, porém no “incorreto” tinha uma boa gama de ataques e contra-ataques. Aprendeu pra ser firuleiro? (palavras suas).
Além do mais o único ponto que citou para dizer que a pegada saksak é em distância “longa” o que sequer é o objetivo desse modelo. Foi de extrema soberba condenar e zombar o uso da PKal com a Karambit. Como no vídeo postado pelo colega acima do canal Funker Tactical demonstra muito bem os diversos usos da faca, você acha mesmo que a sua opinião vale mais que a do profissional em questão no vídeo? Seus vídeos e geralmente os comentários construtivos, mas nesse caso ficou bem à desejar.
Abraço,
Felipe.
OI Felipe,
Não tenho a intenção de zombar de ninguém, muito embora eu realmente ache engraçados mesmo os firuleiros de PKal.
Em tempo, não descartei totalmente o PKal. Ele é útil em situações muito específicas, e é treinando regularmente – mas em menor proporção – com meus alunos.
O vídeo está no ar para quem quiser ver e quiser extrair qualquer coisa de positivo, ou, se preferir, zombar de mim também, tanto faz.
Minha mente e meu coração sempre estão abertos nos treinamentos e nas técnicas, e essa é a MINHA conclusão depois de cerca de 10 anos de prática.
Fiquem à vontade para discordar, mantenham a mente aberta e coloquem tudo à prova, sempre.
AMIGOS ME FILIEI A VOCES LIGUEI PRA BRASILIA DEI A MINHA OPINIÃO DEI UM ESPORRO NUM CORONEL DO EXERCITO E AINDA NÃO RECEBI NENHUM BOLETO DE VCS. COMO RECEBO Carnê DA ATIRE-associação de tiro do recife.QUE ESTÁ ACONTECENDO.
Oi Lima, bom dia.
Obrigado por entrar em contato com os militares. Referente ao boleto, a filiação básica ao Instituto DEFESA é totalmente gratuita.
Em breve estaremos abrindo também vagas para membros premium (cerca de R$0,70 por dia).
Por hora, o sr pode ajudar financeiramente, se desejar, pelo link abaixo:
http://associados.defesa.org/associados/donation.php
Eficiência, essa é a palavra
Aprendido no Wing Chun
Lucas, para uma faca reta, tipo de cozinha, eu penso que a empunhadura para baixo seja boa para combater bloqueando chutes e socos e depois fazer um contra ataque rápido, principalmente para iniciantes, não seria?
Oi Michel,
Não precisa bloquear, é só atacar. Quem está armado manda no jogo.
Caro Lucas,
O senhor acha que aquele engenheiro, morto por um lutador de jj de quase 2 m de altura e 140Kg, teria alguma chance se estivesse portando uma faca no momento da agressão , levando em consideração o que o senhor comentou acima?
PS. Parabéns pelo excelente trabalho. Se Deus quiser em breve serei um colaborador (associado) do blog.
Olá, bom dia!
Não vou responder pelo Silveira, mas vou me intrometer pois gosto muito de lâminas, então, já fica mais uma opinião.
Não sei quais foram as circunstâncias da luta, mas dê uma lida sobre pontos vitais e nervos no corpo, e verá que dependendo do local, uma estocada (GDP = golpe de perfuração/ponta) pode paralisar, e um lateral (corte) pode tontear (desmaio) ou até mesmo matar em alguns segundos.
Partindo deste princípio e considerando uma técnica instintiva, bem amadora por assim dizer, do “engenheiro”, as chances dele com certeza, seriam muito maiores.
A faca funcionaria como equalizador: O agressor possui combate corpo-a-corpo aprimorado (JJ), o alvo possui uma ferramenta que pode tirá-lo de ação ou ferí-lo gravemente, mesmo que seu usuário use golpes básicos e naturais.
Imagine com um bom equipamento e certo grau de instrução.
Abraço!
Boa noite.
Grato pela resposta.
Abraços.
Parabens pelo video
ADSUMUS
Parabéns Lucas Silveira. Excelente.
ADSUMUS
Tenho uma enorme vontade de aprender Kali, porém na minha cidade … atualmente sou faixa verde de Taijutsu.
De onde você é, Carvalhães? Venha treinar conosco.
como eu posso compra uma com lamina dos dois lados?
òtimo vídeo silveira de como utilizar a Karambit.
mas venho aqui hj por uma outra coisa kkkkkk
qual o nome da música e da banda que vc utilizou na abertura do vídeo?
Abraços.
Boa pergunta, vou perguntar para o Paulo Azevedo, quem editou.
O nome da música é Down With the sickness- Disturbed =)
Cara, tenho quase certeza que a banda é Disturbed. A música não sei, mas se vc gostou dela, deverá gostar dessa daqui deles https://www.youtube.com/watch?v=JQtNW4b2rM8. Tentei achar a q vc queria, ms sem tempo, n deu.
Quanto às facas, eu tenho vontade de fazer o curso. Se por acaso vc vier ministrar pela PB, PE ou RN, avisaí cara.
Eu sou super à vontade com arma, disparos e até se apontar pra mim. Mas morro de medo da porra da faca! kkkkkk
Oi Rodrigo,
Podemos organizar um curso ai, se tiver interesse.
Pesquisei sobre a karambit, e ela é uma arma da Malásia, usada em uma arte marcial chamada Silat, e pelo que aparece nos videos e sites sobre o assunto, a empunhadura correta dela é com a lâmina situada na parte inferior da mão, e o motivo é bem obvio quando se nota a diferença da karambit original e das modernas.
As originais eram muito pequenas em relação as modernas, e isso era proposital para que um adversário não notasse a mesma até que tivesse algumas partes do corpo cortadas.
Concordo que em vista das laminas das Karambits atuais (ou ocidentais) serem enormes, e que dificilmente um adversário deixaria de notar que vc está empunhando a mesma, talvez seja mais “jogo” se você realmente empunha-la como uma faca comum.
De qualquer forma, obrigado por postar o video, pois todo conhecimento é proveitoso.
Eduard,
As técnicas apresentadas no vídeo foram baseadas nos ensinamentos das quatro principais escolas filipinas de kali.
O youtube retirou o áudio.
”
This video previously contained a copyrighted audio track. Due to a claim by a copyright holder, the audio track has been muted.
“
Fala sério, é uma pegadinha esse vídeo né?!
Eu moro em Londrina, sabe de alguém que tem conhecimentos no manejo da Karambit?
Na verdade, a karambit é usada em apenas algumas situações, principalmente em surpresas, quando o oponente não espera uma reação sua, principalmente armada. As duas empunhaduras, saksak e pakal, estão corretas. O problema da karambit é que em pakal, como toda faca, vc deixa seu antebraço exposto. O problema dela em saksak é que a lâmina, por ser curva, tem alcance menor, criando uma situação de desvantagem quando o oponente tmb possuir faca. A Karambit não foi criada para ficar “brigando com facas”, mas para surpreender o adversário ou como ferramenta em combates a curta distância (se alguém tentar te segurar, por exemplo). A principal pegada dela, pakal, é muito eficiente, se aplicada as técnicas corretas. A demonstração que vc fez no vídeo, é claro que não daria certo. Vc reagiu como pessoa leiga… A técnica não é essa rs
Um exemplo de aplicação com devida técnica: https://www.youtube.com/watch?v=od4uCLbWW44
Minha opiniao sobre o tão comentado video:
a karambit teve sua origem na Ásia, foi inspirada nas garras do maior felino o tigre. sua curvatura em forma de garra causa grandes estragos. por isso o correto seria usar a lamina como garra.
alguem ja viu um tigre atacar sua presa com as garras invertidas para cima?
uma boa tecnica sempre é util claro, se vc treina p usar a pegada invertida beleza, mas a karambit é nada mais que uma garra de tigre. use-a como tal.
Senhores, boa tarde.
Acredito que os dois movimentos sejam corretos, e acredito também que muita memoria neuro muscular em ambas as pegadas ou somente com uma, podemos ter um ótimo resultado de letalidade ou de parada.
No final tudo se resumira na MNM (Memoria Neuro Muscular), pessoas conseguirão atacar melhor se treinar e dedicar mais que o comum.
O que temos que ponderá é qual a melhor técnica para aquela situação naquele momento?
Abaixo vou deixar um link do que poderia ser uma defesa contra um cara que esta determinado a te agredir, lembre-se qualquer movimento com a karambit deve ser dosado, pois a sua letalidade em relação a carne junto com as possíveis hemorragia principalmente nas artérias, não terá volta.
https://www.youtube.com/watch?v=MTrFsW1_GNI
Eu estaria infringindo alguma lei se andasse com um karambit na rua?
Gostaria de saber quais lugares estratégicos para deixar a karambit
Em relação ao uso de forma ostensiva da Karambit, como fica durante uma abordagem policial? Tenho uma mas não ultrapassa os 10 cm de comprimento, algm pode me ajudar?!