Você sabia que a Glock já fabricou pistolas com trava acionada pelo polegar?

A falta de trava acionada pelo polegar é uma das principais características do fabricante.

Em 2006 o Governo Português resolveu fazer uma aquisição de alguns milhares de modelos de pistolas para suas forças de segurança. Uma das exigências do Ministério de Administração Interna era a presença de um “botão de segurança externo”.  Como sempre, quando políticos se intrometem em assuntos técnicos, o maior prejudicado é o contribuinte.

Os administradores locais poderiam escolher qualquer modelo para suprir seu pessoal, mas por algum motivo que o Instituto DEFESA não conseguiu averiguar, a decisão foi a mais absurda possível; Seriam encomendadas 42 mil Pistolas Glock 19.

Mas então, como cumprir a exigência do Ministério de Administração Interna se a característica principal das Glocks é exatamente a ausência das travas acionadas pelo polegar? Para o Governo Português a solução foi muito simples.

glockpt1

 

As 42 mil armas foram entregues com uma alteração no projeto para acrescentar a trava. O botão de segurança fica acima do retém do carregador e tem um formato bem parecido, conforme é possível ver nas imagens. É claro que a moda não pegou: foram relatados inúmeros problemas de policiais liberando os carregadores quando queriam travar a arma e vice-versa, além de problemas de outras naturezas que normalmente não são típocos das armas Glock “originais”.

glockpt2

Também foi relatado pela mídia portuguesa que as armas estariam ejetando os estojos para cima, na direção do rosto do operador, e não para a direita, como ocorre no modelo original.

Além disso, os coldres desenvolvidos para Glocks não levam em conta a modificação no projeto, portanto, os coldres disponíveis para as pistolas estavam tocando as teclas indevidamente e tiveram que ser alterados.

Felizmente, este é o único relato de uma tentativa “oficial” de se colocar travas adicionais em Glocks, embora existam armeiros que façam isso.

glockpt3

 

 

 


Publicado em Artigos
4 comentários sobre “Você sabia que a Glock já fabricou pistolas com trava acionada pelo polegar?
  1. Ricardo Rodrigues dos Santos disse:

    Pode parecer preconceito meu, mas, esse absurdo vir de Portugal parece meio clichê vocês não acham?????

    • Nuno disse:

      Se português é assim
      Tão burro qual a razão das empresas brasileiras de tecnologia e engenharia estarem a contratar portugueses porque são melhores com mais conhecimentos e mais trabalhadores? Será por preconceito absurdo? Já agora tirando os africanos de desdendencia direta os índios puros, italianos, alemães, árabes ou japoneses todos os outros brasileiros são descendentes de Portugueses. São todos burros então????

  2. Davison Veiga disse:

    Burocratas – Onde NÃO vivem? Onde NÃO se reproduzem? Onde NÃO estão?Por que se metem em assuntos que não tem o menor conhecimento? Hoje no globo repórter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*