Você sabe o que é uma Guia de Tráfego (GT)?

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Você sabia que existem pessoas legalmente autorizadas a transportarem vários tipos de produtos controlados, como armas, munições, metralhadoras, blindados, cordéis detonantes e até explosivos?

De acordo com o Decreto 3.665/2000, Guia de Tráfego – GT é o “documento que autoriza o tráfego de produtos controlados”. Trata-se de um documento, emitido pelo Comando do Exército, com abrangência territorial e temporal definidas, que dá o direito de uma pessoa trazer consigo produtos controlados.

Munido deste documento, a prática do transporte destes produtos não é crime, contravenção, nem ilícito administrativo, devendo a fiscalização policial, aduaneira ou de qualquer espécie, portanto, permitir o livre percurso do transportador.

É importante que todos, especialmente, os policiais e militares, saibam reconhecer uma GT que pode ser emitida em formatos distintos. Confiram um exemplo com informações propositadamente modificadas para fins educacionais:

GUIA

 


Publicado em Artigos
31 comentários sobre “Você sabe o que é uma Guia de Tráfego (GT)?
  1. paulo serio ferreira disse:

    oi bom dia queria saber como faço pra tirar eese guia de transporte de arma ou se alguem sabe de algum despachante pra mim tirar um cr estou a procura se alguem souber me da uma indicaçao sou de sao paulo meu contato e 960518280 paulo

  2. rafael disse:

    Oi! Como eu faço para tirar minhas quias eu mesmo pos possuo cr ?

  3. uender souza disse:

    praque tanto papel!!!
    por nao dao o porte logo e consigo mesmo o transpote, se a pessoa tem o direioto de ir e vir ela vai ter uma arma pra se proteger so en casa ?
    acho que a policia vai tar ali no momento que vc prescizar! sqn…

  4. Ricardo Aparecido Arcova disse:

    quem tem arma na PF, pode pegar uma guia de tráfego temporária, para apenas um ou dois dias, dizer o que você quer fazer com a arma (manutenção, treinar em um clube) é uma puta burocracia.
    já CAC pega uma guia de tráfego anual, e pode levar sua(s) arma(s) desmuniciadas, de preferência no porta malas, em estojo.

    mas já vou logo avisando para aqueles que usufruem da “Lei de Gerson”, se você tirar CR, comprar arma pelo SIGMA, e não fazer treinos regulares e campeonatos, você vai ficar sem arma, pois agora é exigência do exército a habitualidade e participação de campeonatos. o tiro desportivo acabou, mas o treinamento não deixa de ser um desporto :D .
    tudo isso aconteceu porque além das leis sobre armas no Brasil serem extremamente rígidas, tinha pessoas que tiravam CR 80%, comprava a arma, mas não ia ao clube, usava a GT pra viajar com a arma, atirar em chácara etc… isso foge do que é o esporte de tiro.

    se quer uma arma somente pra defesa do seu lar, tem que ser pela PF. fica mais barato e sai mais rápido.
    CR só pra esportista, por culpa desses cabeças de bagres (governo e CACs que não eram CACs).

    • Athos Garcia Treptow disse:

      Concordo com tudo que foi dito, tem pessoas com CR e armas de calibre restrito que nunca foram ao Clube. Acredito que se os Clubes selecionassem seus Atiradores como aqueles que de fato gostam do esporte tudo seria facilitado.

    • Paulo disse:

      Eu acho legítimo o cara poder tirar o CR e com sua guia de tráfego ir sim ao seu sítio ou chácara e praticar seu tiro ao alvo de maneira recreativa. Isso é liberdade! Pelo amor de Deus, não caia no conformismo com essas leis que temos. O errado é a exacerbada restrição que nos é imposta, e não o cara ter o direito de poder atirar no seu sítio. Ninguém é obrigado a aceitar os custos de um clube de tiro, bem como o deslocamento e distância a percorrer, ou pelo ambiente que não lhe agrade e etc.

      Cada um tem seus motivos, impor o que você pensa que é o “certo” e o que “deve ser feito”, você estará rezando a mesma cartilha desses burocratas que já nos tiraram liberdades demais.

      • diogo disse:

        Concordo com você amigo

      • Valter disse:

        Concordo plenamente. ..gosto de armas tenho CR mas as dificuldades são imensas….por exemplo o clube mais proximo de minha cidade fica a 350km de distância fica inviavel pra mim sem contar que a anuidade é quase mil reais….mto difícil. ….parabens Paulo vc falou tudo.

      • Souto disse:

        Concorco com a afirmação do Paulo. A lei não deveria ter que dizer “a forma como eu vou gostar de atirar”. Se eu quiser derrubar latinha, e daí? A lei vai me obrigar então a participar de um campeonato que eu não quero? Vamos comparar: O cara que vai na academia treinar Karatê, precisa ser obrigado a participar de campeonato? E o cara que pesca, precisa ser obrigado a participar de campeonato de pesca?

        Por outro lado, se quer arma pra defesa residencial, não vai atrás do Exército não, você vai passar raiva. Clube de tiro cobra uma baba, é taxa pra tudo que é lado, burocracia que não tem fim.

        Arma pra atirar esportivamente: CAC
        Arma pra se defender de vagabundo: PF.

    • Paulo bitencourt disse:

      Boa tarde.alguem saberia informar.tenho o cr de atirador ,e queria uma guia de trafego para uma arma com registro da sinarm?teria como?

  5. alex machado disse:

    Sendo socio de clube de tiro ja caracteriza atirador ou ter que ter cr pra ser um praticante de tiro sou socio da sk e frequento uma vez por mes

  6. MAURILIO KNOP disse:

    O endereço de destino não vem na GT?

  7. Tadeu disse:

    Segue contato:11-947622631

  8. marcelo disse:

    O ruim disso e que toda vez que Eu for sair no caso terei que ir fazer uma Nova guia.

    E essa guia só Vale apenas para o dia que for sair?

    Seria mais justo Vale para mais de um dia.

  9. frederico dabul souza disse:

    Eu só não entendo a coerência do EB, vc pode transportar a arma só que desmuniciada. E a segurança da própria arma, e se um bandido querer te tomar a mesma?
    É tanta coerência, primeiro ano de CR não poder comprar um arma. Se vc é atirador, tem que ter sua própria arma.
    Tiro esportivo não é igual a futebol que joga 22 pessoas com a mesma bola.

  10. daniel de araujo ribeiro disse:

    vigiantes bancarios reenvidica porte de arma fora do local de trabalho,,

  11. Wanderlan santos de Sá disse:

    Sou vigilante do banco Itaú.em Goiânia também concordo se liberasse o porte para nós. Que corremos risco a todo momento.!!

  12. victor oliveira disse:

    se eu tenho a posse de uma pistola, e quero transportar de minha casa pra meu trabalho, o que preciso fazer?

  13. Wanderlan santos de sa disse:

    Gostaria de saber como faço pra tirar essa guia de tráfego para poder andar com minha posse que já tenho pela PF.??

  14. sergio simonelli disse:

    oi como faço para tirar esta quia de trafego

  15. Marco disse:

    PARA QUEM NÃO SABE COMO CONSEGUIR UMA GT, VOU SER BASTANTE SINCERO:
    – PRIMEIRO VC TEM QUE SER UM COLECIONADOR OU SÓCIO DE UM CLUBE DE TIRO.
    SÓ QUE PARA SER UM ATIRADOR VC TEM QUE SER CONVIDADO POR UM SÓCIO E ACEITO NO CLUBE. NOS CLUBES EXISTEM AQUELAS “PANELINHAS” QUE SÓ DEIXAM VC ENTRAR SE VC FOR DO MESMO NÍVEL SOCIAL DELES.
    – PARA SER COLECIONADOR VC PRECISA DO CR DE COLECIONADOR EMITIDO PELO EXÉRCITO. PARA ISSO VC TEM QUE SER UM CIDADÃO DA ALTA SOCIEDADE (RICO) OU UMA AUTORIDADE (JUIZ, DESEMBARGADOR, OFICIAL DE ALTA PATENTE DA RESERVA, PROCURADOR DE JUSTIÇA ETC).
    – SÓ ENTÃO VC CONSEGUE A TAL GT.
    – QUEM NÃO SE ENCAIXA NESSES PERFIS TENTE CONSEGUIR A TAL GT, DEPOIS VCS ME CONTAM E ME DIGAM SE EU ESTOU ERRADO! GENTE, INFELIZMENTE, ISSO AQUI É BRASIL. ESTADOS UNIDOS É BEM LONGE DAQUI.

    • Lucas Parrini disse:

      Olá, bom dia!

      Desculpe a franqueza, mas como solicitado: O Sr. está COMPLETAMENTE errado!

      A GT nem é um dos documentos mais difíceis de conseguir.

      Para ter CR tem que ser convidado por um sócio e só é aceito se for rico? Só faltou o Sr. dizer que é feita uma prova escrita e uma redação hahahahahahaha!

      Eu sou axiliar de escrita fiscal, ganho menos de 2 salários mínimos, completo minha renda trabalhando como motoboy (pizza) aos finais de semana a noite, não sou iluminati, rotariano, maçon ou pertenço a qualquer outro grupo social, como muitas pessoas acreditam ser necessário para se ter acesso as armas. Não tenho faculdade, moro a 300m de duas bocas de fumo (ou seja, não é bairro nobre), não sou Atirador e mesmo assim, olha que legal, eu sou filiado a um clube no qual a mensalidade eu pago com o sacrifício do dinheiro que eu poderia usar para comprar o microondas que quero.

      Eu não tenho desculpas para praticar tiro! Eu treino a defesa da minha integridade e do meu lar! :)

      Não deixe as desculpas criadas pela nossa rotina embarreirarem sua estrada!
      Exerça seu direito, Sr. Marco!

      Abraço!

  16. edgar brito disse:

    tudo e palhaçada as autoridades vendo qui u sidadão presisa transpotar suas armas e com a maior falta de comprienção u vagabundo armado u sida~dao com cara de otario a mas de 10. anos se umilhando pedindo porte já cancei dessas enroladas

  17. Dilson Queiroz da silva disse:

    Eu tenho un RV e registrado como Faso pra tira o porte de arma

  18. Eduardo disse:

    Prezados, sou praticando do tiro esportivo, mais especificamente carabinas de pressão. Recebi orientação para a emissão de GT, pois para tiros a longa distância utilizo como acessório uma luneta 4 x 32. Não possuo CR, pois não utilizo equipamento ou acessórios de uso restrito, e no guia solicita esse, como devo proceder?

  19. Diva abreu disse:

    Sou policial civil e comprei uma arma de uso restrito, como me é permitido, ao fazer o registro na PF me pediram a Guia de Tráfego. Acho que o funcionário se enganou pois possuo o porte de arma por força da profissão. Alguém poderia me esclarecer.

    • Lucas Parrini disse:

      Olá!
      Rapaz, tenho quase certeza de que o funcionário se enganou mesmo. Tente esclarecer isso com ele com mais calma ou com o delegado.

  20. Thiago disse:

    Até o Papai noel tem guia de tráfego e eu não consigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*