Tiro indireto • Para-brisa • Munições CBC

Munições usadas nos testes:

Gold – .380 Auto +P Gold EXPO 85 gr – 300 Joules

Silver – .380 Auto +P Silver Point EXPO 95 gr – 296 Joules

Ogival- .380 Auto ETOG 95 gr – 259 Joules

*Dados fornecidos pela CBC

**O teste foi feito no inicio de 2013, apenas a munição ETOG ainda está disponível para a compra, as demais saíram de linha.
A munição Gold usada no teste foi substituída pela Gold HEX, portanto não sei dizer se o mesmo desvio iria ocorrer.

Alvo posicionado a 5 cm a partir da base da gelatina, atirador posicionado a 3 metros do para-brisa.
A montagem do angulo do para-brisa, e a distancia usada para o posicionamento da gelatina foi feita nos padrões de distancia usados nos automóveis.

Primeiro disparo: 0:15
Munição Gold.
Desvio de aproximadamente 12 cm do alvo (Projétil não localizado)

Segundo disparo: 1:00
Munição Silver point.
Desvio de aproximadamente 5 cm do alvo (Projétil não localizado)

Terceiro disparo: 2:06
Munição ETOG.
Nao houve desvio (Projetil transfixou completamente o bloco e não foi encontrado)


Publicado em Destaque, Vídeos
23 comentários sobre “Tiro indireto • Para-brisa • Munições CBC
  1. Vitor disse:

    E os tiros partindo do outro lado do parabrisa (no caso simulando de dentro do veículo), há algum teste nesse sentido? Alguém poderia me informar?

  2. Jorge disse:

    Procura no youtube. Em vários canais estrangeiros há testes simulando o tiro de dentro pra fora do carro. O projétil sempre busca o caminho mais perpendicular possível em relação à superfície do vidro.

  3. Mauro disse:

    Vídeo muito interessante. Vídeos de física ligados às armas de fogo são sempre bem vindos.

  4. Hindemburg Carrilho Neto disse:

    Ola! não entendi direito no video foi o seguinte, a gold não entrou na gelatina? ela desviou o trajeto com o impacto no vidro? e isso mesmo?

    obrigado!

  5. willyan herbert salvador disse:

    Por isso q prefiro fazer minhas cargas +P+ com pontas jaquetadas

  6. Uysses Richers Sousa Pinheiro disse:

    Puliticos e despreparAdos tiraram nosso direito de cidadao e e emtregaram aus crimenosos,hoje estamos submisso e desprotegido porque qiem faz as regras e esta redicula classe de bandidos!

  7. celso disse:

    concordo totalmente com voces se um bandido invadir nossas casa não podemos nos defender, pois se tivermos uma arma e e repelir o bandido seremos presos e o fim do mundo

    • Paulo Fernando Rodrigues do Vale disse:

      Antes ir preso que ser morto ou pior ter que conviver com a morte de um parente próximo por ter negligenciado o dever de proteger minha família. E esse dever não abro mão por nada nesse mundo muito menos por um monte de palavras no papel c passando por lei

  8. joaquim disse:

    Tenho vontade de ter uma arma como faço para conseguir uma . Minha casa ja foi roubada umas dez vezes

  9. Osires disse:

    A favor do porte de armas juntos nessa campanha

  10. Felipe disse:

    Gosto muito do site, mas essa matéria (vídeo) não explica nada, além de uma trilha sonora terrível! O tiro se desvia alguns graus?

    • Bunker disse:

      Qual parte voce nao entendeu? A unidade usada pra medir o desvio foi métrico.
      Com relaçã à trilha sonora, o video nao tem locução, voce tem a possibilidade de abaixar o volume, fica na parte de baixo do player.
      Na mesma pagina, tem um texto bem completo sobre os dados mostrados durante o video.

  11. Alessandro Leal disse:

    Pela aprovação da PL 3722

  12. Edio Santana disse:

    Que seja aprovada PL 3722 uma correção no estatuto d desarmamento. Um absurdo que vivenciamos n didia com tantos bandidos armados nas ruas e os cidadãos do bem em sua própria casa não pode portar uma arma de calibre permitido pra sua própria defesa…

  13. João Gomes disse:

    Todo ser humano, sendo maior de idade e com saúde, deve ter uma arma em seu poder, para se defender. Os bandidos estão dominando porque eles não encontram resistência na população; se todos andassem armados, os bandidos teriam medo de abordar uma pessoa, pois eles saberiam que existem muitos outros armados que poderiam quebrá-lo, eles nã teriam tanto poder de ação.

  14. Victor Afonso disse:

    Pergunta de leigo: o fato de o vidro ja ter sido atingido por disparo(s) anterior(es) nao poderia influenciar o resultado do teste, no caso do segundo e terceiro disparos?

    • Allan F. Mateus disse:

      Observei no video o disparo com a munição ETOG foi feito mais de um. inicialmente demostra um disparo em um para-brisas com duas perfurações e a realizada ocorre ente elas em uma região onde já havia uma ruptura de uma das camadas o que influencia na resistência do material e conseguente no desvio de direção sofrido pelo projetil. na ultima imagem não consegui ver as perfurações anteriores porem me aparentou a grosso modo que o angulo do para-brisas foi alterado na ultima imagem.

  15. Renan disse:

    Nossa que zica ein…por isso que não confio na .380… Sei lá… Uma ponta muito leve…tenho uma …mas quando suspeito de algo…logo passo a mão no .38 no criado mudo…nesse eu confio…
    Nossas leis são difíceis… Me permitem ter apenas calibres anêmicos…. E ainda se eu matar um cara aqui na minha casa…além de ser perseguido igual rato pelo comparsas do PCC ainda vou ter que gastar uma baita grana para eu não ser preso…. E puxar cadeia com os amigos daquele que eu matei……difícil….

  16. Clovis Armando Borba dos Santos disse:

    Se eles tentar entrar em minha casa, eu só não vou repelir a agressão quanto deixar ele estendido no chão morto sem poder fazer mal a mais outro cidadão de bem, porque bandido bom é bandido morto, este e a minha opinião, depois agente vai ver o que faz, só não age assim quem nunca teve uma arma apontada para cabeça de sua mulher seus filhos, e depois o que se gasta com médicos para tirar seus familiares desta grise, traumática.

  17. Clemente disse:

    Já efetuei disparos com 38 na lataria de um Apollo, pra teste… Acreditem, O projétil nem atravessou a porta… Fiz o mesmo teste com diversas munições 380… Todas atravessaram a porta a +p ponta oca atravessou o outro lado do carro…

  18. Clemente disse:

    Adorei a matéria, parabéns…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*