Regras de segurança com armas de fogo

(Adaptado de cartilha de armamento e tiro da Polícia Federal)

Introdução

De acordo com a literatura abordada, observam-se diferentes regras de segurança com armas. A Cartilha de Armamento e Tiro disponível no site da Polícia Federal, por exemplo, elenca 28 normas a serem seguidas.

Consideramos muitas dessas normas discutíveis ou repetidas, o que nos levou a adaptá-las, resumindo-as aos pontos mais relevantes e mais comuns na maior parte das publicações.

Ao contrário do que o colóquio prega, o número de acidentes com armas é mínimo (vide seção dados científicos/estatísticos). Leia as regras com atenção e jamais as negligencie. Vamos tornar o uso destas ferramentas ainda mais seguro.

Normas

  1. Sempre porte uma arma de fogo.
    Uma arma apenas pode ser considerada arma, se estiver pronta para o emprego imediato. Arma desmuniciada, descarregada e desmontada não tem capacidade de ajudar o cidadão a defender sua vida.
  2. Somente aponte sua arma, carregada ou não, para onde pretenda atirar.
    Não aponte sua arma para si mesmo, para inocentes, animais, paredes ou para qualquer lugar que não se tenha absoluta certeza do destino que terá o projétil, no caso de um disparo.
  3. Trate a arma de fogo como se ela SEMPRE estivesse carregada.
    Nunca assuma que uma arma está descarregada e desmuniciada até fazer todas as verificações necessárias.
  4. Antes de utilizar uma arma, obtenha informações sobre como manuseá-la com um instrutor credenciado.
    Armas diferentes podem ter funcionamentos diferentes. Se você tem qualquer dúvida, não hesite em perguntar a alguém capacitado. Tiro não se aprende por tentativa e erro.
  5. Mantenha seu dedo estendido ao longo do corpo da arma até que você e esteja realmente apontando para o alvo e pronto para o disparo.
    Uma das regras mais frequentemente negligenciadas pelo neófito, o hábito de manter o dedo fora da tecla do gatilho evita que disparos sejam efetuados no momento inadequado. Apenas toque no gatilho quando realmente for disparar.
  6. NUNCA teste as travas de segurança da arma, acionando a tecla do gatilho.
    Travas de segurança são uma função dispensável das armas, quando o operador conhece todas as demais regras de segurança. De qualquer forma, caso deseje verificar o funcionamento da trava da sua arma, não faça isto com a arma carregada em local inapropriado.
  7. Certifique-se de que o alvo e a zona que o circunda sejam capazes de receber os impactos de disparos com a máxima segurança.
    Antes de efetuar qualquer disparo, procure prever a trajetória do projétil antes, durante e após atingir o alvo. Não atire no que não vê. Não atire em paredes e vidros que podem facilmente ser perfurados. Não atire em superfícies planas, como rios e lagos.
  8. Caso a arma “negue fogo”, mantenha-a apontada para o alvo por alguns segundos. Em alguns casos, pode haver um retardamento de ignição do cartucho.
    Conhecer as possíveis falhas e respectivas soluções da arma de fogo é parte imprescindível do seu treinamento. Se você ainda não conhece, procure um instrutor capacitado.
  9. SEMPRE que entregar uma arma a alguém, entregue-a descarregada.
    Certifique-se de desmuniciar e descarregar a arma antes de entregar para outra pessoa. Além disso, se possível, mantenha a câmara visível ao novo operador (ferrolho travado, tambor aberto, etc.)
  10. É de responsabilidade do proprietário da arma a orientação de todas as demais pessoas que tenham acesso a ela sobre essas regras de segurança.
    Se mais pessoas tiverem acesso às suas armas, como filhos, cônjuges ou amigos, certifique-se de oferecer treinamento básico pautado precipuamente nas regras de segurança a todas elas.

National-Standard-Deluxe-Solo


Publicado em Armas, Destaque

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/wp_rhsrt6/defesa.org/dwp/wp-includes/wp-db.php on line 3078

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/wp_rhsrt6/defesa.org/dwp/wp-includes/wp-db.php on line 3078

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/wp_rhsrt6/defesa.org/dwp/wp-includes/wp-db.php on line 3078
13 comentários sobre “Regras de segurança com armas de fogo
  1. Clecius Carvalho Catarino disse:

    Muito legal. Regras de segurança são muito importantes para evitar acidentes. Sou fã desta campanha e do site http://www.defesa.org pela seriedade de que trata o assunto, parabéns! E tenho a certeza que venceremos esta luta.

  2. allan kardec carvalho rodrigues disse:

    Acredito que portar arma é direito, cabe ao Estado garantir a liberdade constitucional, registrar é dever, usar em defesa própria e na legítima defesa de outros é obrigação.

  3. Jonas Plínio do Nascimento Júnior disse:

    Sou fiel a ideia de que uma pessoa deve poder defender sua vida e a de seus familiares. Quanto a dizer que as armas matam incorrem em um erro crasso pois quem mata é o indivíduo e não a arma. Sou filho, neto e bisneto de militares e desde pequeno auxiliado por meu pai conheci vários tipos de armamento tanto bélico como de uso civil e seu emprego tendo pratica de tiro constante. Durante todo este tempo decorrido desde a minha infancia nunca matei ninguém nem tive meu nome envolvido em ocorrencia policial. Sou produtor rural e hoje impossibilitado de defender minha familia em função do abigeato e assaltos as sedes de fazenda e sentindo insegurança, mudei-me com ela para a cidade tendo que percorrer todos os dias longa distancia para poder trabalhar havendo gasto excessivo de combustível e desgaste humano nestas viagens visto eu ser sexagenário e já possuir alguns problemas de saúde.Dizer que as pessoas não precisam de armas pára a defesa própria porque tem a polícia é a mesma coisa que afirmar que não se precisa de extintores de incendio porque tem existem os Bombeiros.Um Abraço.

  4. jair balani disse:

    concordo com allan kardec ,Acredito que portar arma é direito, cabe ao Estado garantir a liberdade constitucional, registrar é dever, usar em defesa própria e na legítima defesa de outros é obrigação.mas cada um que tiver sua arma de fogo tem dever de ter um curso nem que for rápido pra saber manusear para não acontecer acidentes desnecessários….

  5. sérgio disse:

    Conforme pesquisas, o Estado de Pernambuco foi o que mais entregou armas de fogo decorrente da Lei 10.826.
    Porem é Pernambuco o Estado que mantem um dos maiores indíces de homicídios no Brasil.
    Em Países que o porte de arma de fogo é liberado e autorizado os indíces de homicídios são baixos.
    Onde está o direito do cidadão de defender a sí proprio e sua família.
    O marginal sabe disto, aproveitando da oportunidade que o governo oferece em manter o cidadão de bem desarmado.
    Vamos aguardar, e esperar que nossa presidente Dilma assine a revogação da Lei 10.826.

    • Werneck disse:

      Esperar a Dilma revogar a Lei 10.826?! Não percebe que esta é exatamente o que ela quer, para subjugar o povo? O Estatuto do Desarmamento foi sancionado por Lula com o único propósito de facilitar a implantação do comunismo bolivariano no Brasil. Sem armas o povo não poderá se defender muito menos se impor ante uma ditadura!

  6. Mike disse:

    Muito BEM explicado o manoseio do armamento e BEM lembrado de sempre dizer que você tem uma arma dentro de casa, pois assim caso algum Familiar á encontre ela sempre vai entender como ela é, assim como entender que não se pode mexer e mesmo se ela for manuseá – la ela vai saber como fazer isso… Muito Bom¬

  7. gilmar ferreira cardoso disse:

    sou reservista da 6rm.07/029 da6.cia PE esegurança pessoal/VIP DIREITO DO CIDADAO SEMPRE TEM Q ESTA ACIMA DO CRIME E ELES EM SUBLIMAÇOES ETERNAS.GRATO.GILMAR F.CARDOSO

  8. Guiga disse:

    Caso eu pudesse portar arma de fogo ou se Deus quiser quando eu puder portar, eu porto ela municiada (com uma bala na agulha) ou apenas carregada (com as balas no pente) e deixo para carregá-la numa situação de código laranja ou vermelho?

  9. jefferson felix disse:

    Sou a um fã de armas, apesar de portalas só em serviço.Concordo com a idéia de todo cidadão poder portar sua arma de fogo sem maiores burocracias pois hoje estamos vivendo em uma sociedade entregue ao descaso na segurança pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*