Por que silenciadores não podem ser restritos

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Ao contrário dos países livres, no Brasil, o Decreto 3.665/2000 classifica dos silenciadores como dispositivos de uso restrito, sendo sua compra vedada até mesmo por colecionadores que sequer podem usar suas armas para a prática do tiro. Trata-se de mais uma traição do Exército Brasileiro contra o próprio povo, cujos efeitos deletérios serão explicados a seguir.

silenc0

Embora haja algum debate sobre os conceitos de silenciadores e supressores e suas respectivas diferenças, não há um consenso sobre o tratamento a ser dado, razão pela qual, neste texto, ambos serão tratados como sinônimos.

Para explicar por que os silenciadores (ou supressores) não podem ser restritos, convém explicar exatamente os motivos pelos quais eles são tão importantes a ponto de serem indispensáveis.

1. Incolumidade do atirador

silen1

Os disparos de armas de fogo curta, em seus calibres mais comuns, emitem um estampido próximo de 160 dB. De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association, exposições a ruídos acima de 140 dB são suficientes para danificar permanentemente a audição.

Não é nada novo, todos que têm contato com atiradores e caçadores sabem que os “mais antigos” têm problemas de audição, especialmente, para os destros, no ouvido direito e para os canhotos, no ouvido esquerdo.

Isto é CERTO entre aqueles que não usam proteção auditiva e MUITO PROVÁVEL entre aqueles que utilizam apenas o protetor auricular.

 

2. Proteção pessoal

silen6

Imagine-se sendo acordado no meio da noite por um ruído na sua casa e precisando fazer uma busca em suas dependências. Você colocaria um abafador nos ouvidos ou preferiria ficar atento a qualquer barulho? E quando fosse necessário efetuar um, dois ou dez disparos? Sua vida e sua propriedade, provavelmente, estariam a salvo, mas e a sua audição?

E, se após o primeiro disparo, sem supressor, você ainda precisasse identificar novas ameaças. Todavia, agora sua audição está momentaneamente ou permanentemente reduzida.

Não usar um silenciador, especialmente em ambientes confinados, é martelar o próprio dedo.

 

3. Caça

silen7

Você até pode ser um daqueles eco-chatos melancias (verde por fora e vermelho por dentro) que acha que carne dá em árvore ou brota na prateleira do supermercado, mas ainda assim um fato é insofismável: a caça existe, sempre existiu, sempre vai existir e sempre será, inclusive, necessária para garantir a chegada dos grãos dos vegetarianos em seus respectivos pratos.

Esses fatos serão melhor detalhados em um texto específico, mas nesta publicação, o objetivo é tratar dos supressores.

Caçadores, mais do que atiradores esportivos, têm a audição ameaçada pela sua prática, já que para a caça, a atenção ao som ambiente é fundamental.

Além disso, a caça no Brasil é praticada principalmente nas fazendas. O uso do silenciador evita que os sons dos disparos atrapalhem as fazendas vizinhas, reforçando o necessário ambiente de camaradagem entre os fazendeiros.

 

4. Aumento da precisão

silen2

Atiradores neófitos tendem a antecipar o recuo ou ficarem demasiadamente tensos por conta do estampido, imediatamente antes do disparo. O uso do supressor reduz esta ansiedade e facilita o uso da arma.

 

5. Trabalho policial

 

silen3

São raríssimos os casos de uso de silenciadores no meio policial. Estes profissionais, por vezes, estão envolvidos em conflitos armados com frequência e são obrigados a escolher – pela falta do dispositivo em pauta – entre sua audição e sua atenção ao perímetro.

O uso do supressor no trabalho policial deveria ser a REGRA e não a EXCEÇÃO, mas a escassez do produto no mercado faz um acessório extremamente simples e inofensivo parecer algo extraordinário, de outro mundo.

 


 

 

Agora que você já entende para que servem os supressores é importante também esclarecer outros pontos:

 

I. O mito do supressor de ruído é criação de Hollywood

silen4

Admita, quando você imagina um supressor logo vem à sua cabeça o 007 ou aquele sujeito de balaclava silenciosamente fazendo um rapel para a janela de um escritório com documentos confidenciais. Ou então o super-assassino em série que atira contra o guarda que está a um cômodo de distância da vítima, que não ouve nada.

Não é culpa sua. Foi uma ótima exploração deste dispositivo pelos blockbusters de ação. Como sempre, contudo, muito pouco têm a ver com a realidade.

Esses acessórios são muito mais utilizados por atiradores, caçadores, colecionadores ou simplesmente gente que atira pra se divertir, do que por agentes secretos, assassinos ou ninjas do século XXI.

 

II. Não existe nenhum indício de que a proibição de silenciadores reduza crimes

Proibir silenciadores para reduzir supostos assassinatos é o mesmo que proibir bonés para evitar ataques de urso em Goiás. Alguém até pode dizer: “veja, a proibição de bonés funcionou, desde que foi implementada não houve nenhum ataque de urso”, mas evidentemente se trata de sofisma dos mais baratos, um erro de interpretação ou a má fé aplicada a serviço do proibicionismo.

 

III. É seu direito

Em um país livre, minimamente democrático, são as proibições – e não as liberdades – que devem ser justificadas. Qualquer falsa argumentação no sentido de defender a necessidade da proibição desses acessórios não se sustenta mediante os fatos, os números, a ciência e até mesmo a História.

A recuperação do direito ao acesso de silenciadores – assim como de todos os demais equipamentos relacionados ao tiro – é uma questão de bom senso, inevitável ao longo do tempo, conforme o desenvolvimento da sociedade e a consolidação do Estado Democrático de Direito.

 

 IV. Ele não torna o sujeito invisível

Apesar do que Hollywood faz os desinformados – inclusive os militares – acreditarem, o silenciador não torna o atirador ou a arma paranormais, invisíveis, indetectáveis. Esse acessório apenas reduz consideravelmente o estampido do disparo, não eliminando-o totalmente e nem altera os sons dos mecanismos das armas como ferrolho, cão, etc.

 

V. São facilmente construídos ou substituídos

silen5

 

 

Como o brasileiro tem pouco acesso a esta “super tecnologia”, muita gente não sabe o quão simples é o funcionamento deste dispositivo.

Nada mais é que um cano com algumas seções internas, semelhantes a arruelas.

Qualquer sujeito com uma serra de aço e um torno pode fazer quantos silenciadores desejar, sem necessidade de fazer uma pós graduação em física.

Além disso, outros objetos podem ser posicionados ou adaptados às armas para igualmente reduzir seu estampido. Nem por isso eles são proibidos.


Publicado em Artigos, Destaque
24 comentários sobre “Por que silenciadores não podem ser restritos
  1. RUBINETE CHAGAS DE NAZARE disse:

    NESTE GOVERNO PROIBIRAM O USO DE ARMA PARA NOSSA SOCIEDADE DEMOCRATICA,A CRIMINALIDADE AUMENTOU,O BANDIDO ASSALTA ATÉ COM ARMA DE BRINQUEDO–NO GOVERNO MILITAR A VENDA DE ARMA FOI LIVRE,O CRIME E ASSALTO POUCO EXISTIA,GRUPOS ORGANIZADOS QUE SEQUESTRAVAM E MATAVAM TAMBEM ASSALTAVAM, ERAM REPELIDOS,POR FORÇA DA LEI DE SEGURANÇA NACIONAL–AGORA SE A FAMILIA NÃO POSSUIR UMA ARMA NO BRASIL,INFELIZMENTE SERÁ MASSACRADA ELIMINADA NOS PROXIMOS ANOS–VAMOS LUTAR PELO DIREITO DE DEFESA DA FAMILIA E PROPRIEDADE–SOMENTE PODEREMOS, SE FICAR LIVRE A COMPRA DE ARMA,OU VÂO FORÇAR, O HOMEN DE BEM VIVER NA CLANDESTINIDADE.É TRISTE VER SUA FILHA OU ESPOSA SER ESTRUPADA SEM PODER FAZER NADA.E AINDA AS AUTORIDADES, DIZEREM NÂO REAJA.TENHO 78 ANOS DE IDADE LUTEI CONTRA ESTES QUE ESTÃO NO PODER NÂO TENHO ARREPENDIMENTO, PORQUE MINHA MÃE FOI SEQUESTRADA E LEVADA PARA CUBA NO AVÃO DA CRUZEIRO DO SUL EM 1970.

  2. glauber disse:

    Abre um projeto no senado sobre a liberação dos supreasores para os cac’s para entrar em votação popular.coloca o texto explicando.

    • ALENCAR disse:

      CONRDO COM A LIBERAÇÃO DE USO DOS SUPRESSORES PARA TODOS QUE ADIQUIREM ARMAS.PARA TODA POLICIA E

      • Paulo Augusto pereira disse:

        O meu ponto de vista é de que todo mundo que tem uma arma registrada e com porte poderia adquirir o seu supressor ou silenciador, sendo assim estará controlado o acessório, assim que fosse abordado os policiais saberá am que essa pessoa poderia estar fazendo uso se necessário. Agora os que não tem arma registrada não podem ter a arma e nem o acessório, sendo assim poderia ser responsabilizado por qualquer coisa.

  3. Felipe Luiz Valério disse:

    O Brasil é uma piada nisso.

  4. Gustavo Campos disse:

    O supressor de ruído deveria ser EPI no equipamento policial , assim como colete , joelheira ,capacete…

  5. Alberto Antunes de Menezes disse:

    Isso e brasil… para o governo tudo … Para o cidadão nada…

    Mas…. quem paga as contas ?????

  6. Nicolas Galvão disse:

    E tem mais um motivo: se a minha casa for invadida por duas pessoas, mas por locais distintos, a falta do silenciador em um possível disparo, pode revelar a minha localização para o bandido, dificultando assim que ele seja encontrado

  7. Andreas Josef Malik De Abreu disse:

    Armas devem ser livre sem registro. Junto com silenciadores e sensor com laser. Nação armada assusta cada bandido. Cada bandido é um inimigo declarado de nação. Bandido na rua e na politica não tem nacionalidade, sexo e idade. No Brasil deveria ser Código Penal com 6 anos idade e com pena de morte por crimes. Também com 6 anos idade cada criança pode fazer serviço no mundo com Ética para ganhar dinheiro. Cada ditadura desarma povo e assusta com bandidos sem punição. Olha para outros Países, Decálogo do Lenin 1913, Gramsci – Demônio do mal.

  8. Hugo Henrique von Gal disse:

    Correto, e jurídicamente lógico, o silenciador não oferece nenhum prejuízo a sociedade afinal nós Colecionadores Caçadores e Atiradores somos homens de bem e não bandidos. Quem fez a Lei do Desarmamento sim é o Bandido da História, pois deixou o Brasil sem sua Legítima Defesa para nós amedrontar e dizer aos Bandidos ENTREM EM TODAS AS SUAS CASAS E NOS RESTAURANTES TODOS ESTÃO DESARMADOS MAS DEPOIS DIVIDAM CONOSCO O PRODUTO DO ROUBA PARA NOSSA CAMPANHA PARA NEUTRALIZAR ESSE POVO IMBECÍL…..LEDO ENGANO ESTAMOS MAIS ARMADOS DO QUE ELES PENSAM.

  9. JOÃO MARTINS AZEVEDO disse:

    ESSES VERMELHINHOS DE IDEOLOGIA CUBANA QUEREM É ISSO MESMO, ASSIM COMO ACONTECEU NO REGIME DO DITADOR DE CUBA, DESARMAM OS HOMENS DE BEM E OS DEIXAM A MERCÊ DOS CRIMINOSOS. ENQUANTO NÃO CHEGARMOS AO CAOS NÃO É POSSÍVEL ALCANÇAR A REVOLUÇÃO ESPERADAS POR ESSES VERDADEIROS TRAIDORES DA PÁTRIA COM ESTRELAS NA TESTA. A TONTA DA POLÍCIA FEDERAL NÃO PERMITE REGULARIZAR AS ARMAS CLANDESTINAS “É MUITA BURRICE JUNTA” POIS O IDEAL É SABER QUANTAS ARMAS TEMOS E AONDE ESTÃO.

  10. Luiz Carlos disse:

    Esse tipo de atitude do nosso governo hipócrita obriga o cidadão a buscar o mercado negro para aquisição de armas e equipamentos para defesa pessoal.

  11. Nilton disse:

    Eu faço supressores em casa e os uso com precisão. São ótimos para treinamento sem alarde no bairro inteiro.

  12. otavio disse:

    senhores: volto aqui para lhes dizer que estou achando estranha a forma de tratamento que têm me dispensado, ou seja, eu já tentei, por varias vezes saber informações sobre armas e como comprar uma carabina e não recebi respostas… não entendo isso. por um lado, dizem que estão a nosso serviço, mas por outro, fazem o contrário…

  13. Daniel disse:

    Até quando Srs. Vamos esperar esses FDP’s políticos jogarem a nosso favor??

  14. Rui Alexandre Eiras da Silva disse:

    Não há indicios de que , pretendam mudar a forma de fazer politica neste país , e claro e notório que , não se pretende mudar nada , no sentido do povo poder escolher à sua forma de defesa .

  15. Augusto disse:

    Tenho problema de baixa audicáo nos dois ouvidos devido a barulho no trabalho, tenho uma 8022 e gostaria de usar esse acessório para náo me prejudicar ainda mais, sera que posso usar? faço inúmeros disparos semanalmente e gostaria de usar , posso??? náo com intuito de fazer alguma coisa errada náo, mas é para me proteger na saúde, alguém sabe de alguma coisa a esse respeito??????

  16. edson duarte disse:

    Eu sou totalmente contra o estatuto do menor e do desarmamento,transforma os jovens em bandido e desarma o cidadão de bem que fica refem dos bandidos.Mas amoral da história é que uma população desarmada é mais fácil de controlar isso é um golpe do exercito e de politicos corruptos .

  17. wilson francisco quirino disse:

    Boa noite pessoal,Brasil do pt e tudo aos contrario,tudo para os bandidos e nada para os trabalhadores,e uma piada desarmar o cidadao de bem enquanto os bandidos se arman cada vez mais, tenho do dos policiais que tem que enfrentar bandidos que tem armamento pesado enquanto eles com as .40 que as vezes nem funcionan,cada brasileiro devia ter sua arma em casa,desde que fizesse um curso para utiliza-la com segurança,nao adianta o cara ta armado e nao saber usar.e pior ate se matar ou matar alguen da familia com a propria arma, mais enfim… aqui e brasil.

  18. Roberto disse:

    As leis são ridículas, feita por bandidos que vivem rodeados de seguranças armados.Se o pt e seus esquerdopatas não forem banidos da política em breve não terá facas no mercado nem tacos,arma nenhuma.arma de fogo é igual automóvel,depende de quem a usa e de quem dirige. O carro e a arma são iguais, podem ser para lazer, esporte,trabalho,
    Salvar vidas e ambos servem para o crime, se continuar assim em breve vamos andar todos a pé, se essa linha de pensamentos ganharem força. Sou a favor do livre porte de armas para o cidadão ficha limpa,no passado já tive e portei arma de fogo e nunca fiz besteira.

  19. Maicon disse:

    A lei só existe pra quem tem dinheiro,essa é a realidade do Brasil.Enquanto esperamos aprovação de leis somos reféns da criminalidade

  20. Augusto disse:

    ai pessoal, ja descobri que não pode usar o silenciador em armas, porem no meu ponto de vista, todo mundo que tem uma arma registrada deveria usar um, pois sua arma esta regular, sua situação é correta, quem fosse pego com arma sem registro e com o silenciador é que deveria pagar por uma pena dobrada, no uso desse acessório. nos que somos do bem poderíamos usar esse acessório ja incluindo no registro ou porte da arma, alguem pode nos ajudar a mudar isso, ate por uma questão de saúde, pois é sabido que o estampido pode causar deficiência auditiva definitiva, será que vai aparecer um “”cidadao de bem””pra ajudar a gente que tem condicao de usar sem fazer bobagem????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*