O que escrever na declaração de necessidade

Após lerem o texto “Como comprar uma arma legalmente“, muitas pessoas entram em contato curiosas acerca do preenchimento da chamada Declaração de Necessidade, exigida para emissão da autorização de compra pela Polícia Federal.

O Instituto DEFESA não fornece um modelo de declaração, exatamente porque não se deve seguir um modelo próprio.

Assim, preencha uma página, em vernáculo (bom Português), expondo os fatos concretos que o levam a acreditar na necessidade da aquisição da arma. Fale sobre os riscos que encontra no seu dia-a-dia, nas situações que realmente ou provavelmente acontecem no seu cotidiano.

Evite os fatos genéricos como “o aumento da violência no país”, e outras afirmações semelhantes.

Na prática, sabe-se que a exigência da Declaração consubstancia medida meramente protelatória, sob o falso pretexto de conceder uma discricionariedade que não existe à autoridade policial.

Ainda assim, vale a pena “caprichar” no texto que deverá ser lido e, caso indeferido, respondido (justificativa do indeferimento) pelo Delegado.

Não desista da compra frente a estes obstáculos que foram ardilosamente criados para desestimular os brasileiros a se defenderem. Mesmo que indeferido o pedido ainda existem os recursos administrativo e judicial que pode assegurar seu direito.

919 comentários sobre “O que escrever na declaração de necessidade
  1. Jb disse:

    Boa noite!

    Senhores, não compliquem o sistema.
    Segue: vá até uma loja especializada na venda de armas, diga que quer adquirir uma arma de fogo de seu interesse.

    Ali começa o processo, o próprio vendedor monta o processo, vc vai precisar também do teste de armamento e tiro, e psicológico com profissional credenciado na PF.

    Vai juntando papel, se tiver recorte de jornal, sobre criminalidade próximo da sua casa/loja/ empresa melhor, eles querem papel!

    Na solicitação, escreva a próprio punho uma página no mínimo falando dá sua idoneidade, jamais descreva que vai usar para se defender, isso óbvio, ou alguém aqui quer arma pra bonito??

    O lojista de armas, vai protocolar seu pedido junto a PF dá sua região, a partir daí e ter calma e esperar. Eu consegui, na época era auxiliar serviços gerais, hoje sou servidor público. Boa sorte e lembre-se isso lhes dará somente direito de possuir arma registrada.

  2. Eduardo Magalhães disse:

    Tenho 20 anos e gostaria de adquirir uma arma. Há alguma possibilidade para isso, ou é somente aos 25 anos?

  3. Charles Alves disse:

    Sou Vigilante a 5 anos ,tenho extensão pra carro forte . Fui procurar saber sobre ter minha própria arma . Os delegado dá polícia federal dá cidade de ilhéus Bahia não dar a liberação de maneira alguma. Na minha opinião é perca de tempo e dinheiro. Desistir de ter minha própria arma .

  4. ITAMAR ALVES DE SOUZA disse:

    bom dia, há 20 anos atrás obtive uma imbel na loja terraquarium, nunca tive problemas, frequentei stands de tiro e sempre a deixei em casa, por 10 anos fiquei com ela, e num instante da vida me desfiz dela por bobeira, vendi e me arrependi, agora quero pegar outra, porém não transferi, hoje terei problemas, pois aquela tinha nr de registro no meu nome.. obrigado

  5. Julio César santana disse:

    Boa noite,

    Eu como todo brasileiro que está refém dos bandidos mesmo estando dentro da minha casa, gostaria de ter uma arma.
    Porém, caso eu tenha a arma e esteja em uma situação que eu precise atirar em um bandido, serei acusado de tentativa de homicídio doloso?
    E se eu mato o cara, perco meu porte e corro o risco de ir preso?

    • Glauber disse:

      Não é bem assim…

      Se vc atirar com certeza vai responder por tentativa. Mas, é aí que entra a questão da legítima defesa. Entenda-se que, vc responder a um processo não quer dizer que vc será condenado. Vc vai ter que comprovar o porquê fez aquilo e sendo declarado inocente não vai perder seu porte e nem ficar preso.

  6. Jose disse:

    Minha profissão e vigilante, mas hoje não estou atuando na profissão, sera que e mais difícil eu conseguir comprar uma arma por esse motivo, o se torna mais fácil?

    Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE – Paraná

    março 13 @ 8:00 - julho 31 @ 17:00
  2. Kalis Ilustrissimo no Brasil!

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00