O que é ciência

Lucas Silveira
Presidente do Instituto DEFESA
Instrutor-chefe da Academia Brasileira de Armas

 
O termo “ciência” é usado incorretamente por aqueles que não conhecem a sua simples definição. Quando o leitor tem acesso a uma informação que afirma “saiu uma pesquisa…”, “pesquisadores dizem…”, “estudos afirmam…”, “a estatística mostra…” acaba tendo a impressão de ter acesso a ciência, o que não poderia estar mais longe da verdade.
 
Ciência é o conhecimento obtido a partir da utilização do método científico, que são regras básicas que impedem a distorção do conhecimento obtido, gerando a informação mais próxima da realidade possível, mas nunca tida como a verdade absoluta.
 
A ciência não é feita apenas em laboratórios de pesquisa, como aquele estereótipo do pesquisador de branco segurando uma pipeta. Ela pode ser construída em escritórios, nas ruas, em bibliotecas – físicas ou virtuais – ou em estandes de tiro.
 
O conhecimento científico permitiu que a luz chegasse até a sua casa, que você acordasse e tomasse seu café da manhã com uma comida com qualidade, dirigisse até o seu trabalho em um veículo automotor, e chegasse ao seu destino e ligasse o seu computador conectado a internet.
 
Uma característica básica de um bom cientista é o ceticismo, a dúvida. Certezas não inimigas do pensamento científico. Duvide de tudo o que você lê. Não acredite no que dizem. Não confie em nada que não seja exaustivamente testado e comprovado.
 
Em um cenário onde a esmagadora maioria das afirmações do governo sobre armas são baseadas no senso comum desastroso, a ciência é uma vela no escuro.
 
“A ciência é uma disposição de aceitar os fatos mesmo quando eles são opostos aos desejos.”
B. F. Skinner

Publicado em Estatística e Ciência
5 comentários sobre “O que é ciência
  1. Gabriel Maia disse:

    Assunto de extrema importância e ótimo artigo!

  2. LUIZ NUNES SECCO disse:

    Sempre pensei desta maneira. Acho muito relevante, por que muitos não refletem sobre o que le e vem nos meios de comunicação que muitas vezes são superficiais e tendenciosos.
    Acho que todo movimento neste pais deveria em primeiro lugar lutar pela LIBERDADE esta é a razão de todos os nossos problemas estruturais e que impedem nosso desenvolvimento social e economico.

  3. Josivaldo disse:

    É muito importante isso que você disse achei muito interessante e importante

  4. René Jamil Larach Massis disse:

    Sem duvidas, utilizando métodos científicos se chega a uma resposta real ou muito próximo a ela.

  5. josivan junior silva disse:

    Na verdade o que ocorre no Brasil, é uma política distorcida do que significa o armamento.
    é necessário criar leis que ajudem a população a se proteger ja que o estado nao tem competência de proteger a população em geral;
    No entanto também se faz necessário educar a população do Brasil dando os exemplos dos estados unidos onde quase toda polulação anda armada e não existe os omicídios que existe no nosso País.
    O que se mata em um dia aqui no Brasil, se mata em um ano lá nos estados unidos por que isso? a resposta está nas leis ao mesmo tempo que o porte lá é facilitado, da mesma forma a lei pune com o mais alto rigor aqueles que inflingem as leis.
    resumindo no Brasil os bandidos matam, roubam, estupram, etc quando são presos vão pra tal autiência de cutódia, nos estados unidos se um bandido roubar uma galinha ele pega no minimo uns 30 anos de cadeia em regime fechado. eis aqui a diferênçia.
    pra terminar meu comentário, agora vamos ver quem será o salvador da pátria que vai desfazer o estatuto do desarmamento? criar outra lei para mudar essa triste realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE – Paraná

    março 13 @ 8:00 - julho 31 @ 17:00
  2. Kalis Ilustrissimo no Brasil!

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00