O mínimo que você precisa ter em armas e equipamentos

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA

Muita gente – como eu – é apaixonado por armas e por acessórios táticos, de defesa e de segurança. Assim, acabam comprando tudo aquilo que o seu orçamento permite, muitas vezes de forma irracional e desnecessária, por dar ênfase às emoções e não à razão.

Eu faço isso e não me arrependo. Ainda assim, se você pretende ter um plano de aposentadoria e gastar seu dinheiro com alguma coisa além de armas e munições, talvez seja interessante estabelecer metas e critérios para o que você realmente precisa comprar em termos de defesa e evitar o desperdício.

Vamos enxugar a lista de possibilidades e encontrar o mínimo que você pode adquirir sem comprometer desnecessariamente suas linhas de defesa.

1. Duas Armas Curtas (de porte)

05-01

Infelizmente o ordenamento jurídico em vigor força o brasileiro a fazer coisas irracionais. As armas consideradas “de defesa” devem(iam) ser cadastradas no SINARM (Polícia Federal), enquanto as armas de tiro, caça ou coleção, no SIGMA (Exército Brasileiro).

É mais uma grande besteira, pois as limitações impostas pelo Decreto 3.665/2000 não permitem que se adquira boas armas de defesa dentro das armas consideradas de “uso permitido“. Assim, o sujeito é obrigado a trabalhar as brechas da legislação para apostilar boas armas em seu acervo de atirador, que na verdade, pretende usar para defesa.

De qualquer forma, para as armas cadastradas no SIGMA, a Polícia Federal não emite (por mais raro que seja) autorização de porte, tornando a história toda ainda mais confusa.

Assim, o sujeito que pretende se defender com qualidade  é obrigado a manter uma arma curta de uso permitido cadastrada no SINARM e outra arma curta, essa sim em um bom calibre, tamanho e capacidade, cadastrada no SIGMA.

2. Uma Arma Longa (portátil)

03 (14)

Idealmente é interessante que se tenha mais de uma arma longa. Provavelmente um rifle/carabina e uma espingarda. Todavia, como este texto é intitulado “O mínimo que você precisa…” , podemos reduzir a apenas uma destas opções.

Armas curtas (de porte) têm seríssimas limitações em energia e precisão, por melhores que sejam. Se você vai se defender é melhor que você dê preferência a uma arma longa, e utilize as armas curtas exclusivamente quando o uso da arma longa seja inviável.

3. Uma peça de cutelaria

karam

Um bom homem merece uma boa faca. Escolha a sua com cautela. Clique aqui se precisar de ajuda.

4. Uma lanterna

flash

Tudo fica melhor quando está iluminado. Se já é difícil enfrentar um combate armado, imagine em uma condição de baixa luminosidade.

Não subestime a importância do seu equipamento de iluminação. Escreveremos um texto sobre como escolher sua lanterna em breve.

 

Considerações finais

extras

E agora, acabou?

Sendo espartanos e extremamente sintéticos, sim. É importante se lembrar, todavia, que armas precisam de coldres. Carregadores de armas precisam de porta-carregadores.

Se você não tiver um bom cinto, tudo isso vai parar nos seus joelhos. Armas longas precisam de bandoleiras.

Este texto trata apenas do mínimo e, provavelmente, ninguém quer ou se contenta com o mínimo, não é mesmo?

Bons tiros!

 

 


Publicado em Artigos
12 comentários sobre “O mínimo que você precisa ter em armas e equipamentos
  1. Rodrigo Zulin disse:

    Boa Noite!!!
    Tenho 32 anos e tenho um propriedade rural e moro no mesmo, qual o primeiro passo pra que eu tenho um porte de arma em minha propriedade?

  2. Maria da Conceição blanc-coelho disse:

    eu tenho muitas frustrações , tenho armas na Europa , pratico tiros 2 vozes pôr semana , e participo de campeonato , e no Brasil não consigo ter armas !!!! porque eu nao sou bandido ! : –

  3. Wagner disse:

    Tenho Deficiência auditiva moderada Bi-lateral, posso ter autorização de comprar uma arma??

  4. roberto marcio disse:

    quanto fica para ter um porte de arma de fogo

  5. roberto marcio disse:

    qual arma de fogo posso porta-la e onde ela pode ficar

  6. rossini disse:

    discordo das peças de cutelaria… um canivete multiuso (suíço)… um alicate multiferramenta, uma faca de defesa ocultável… uma faca longa… e um bom machado ( amigos defesa é sistêmica e multidisciplinar) um carro ou moto parados são a possibilidade de confronto… uma arma de fogo não vaifazer nada funcionar… você está exposto… e a primeira arma é seu corpo… sua força , técnica e atenção…. se não é capaz defenda o que é possível… sua casa…. seu quarto… não tente nada… faça o possível…

    abraço

  7. Wanderley Dias da Silveira disse:

    como faço para obter, on line, a certidão negativa dos Juizados Especiais Criminais? Já tenho todas os demais documentos (ainda falta o formulário de necessidade).
    para obter o CR, devo enviar documentação para a FP ou para o Exército, ou ambos?
    estou um pouco confuso quanto a isto.
    este processo é demorado?

  8. marcos jose vieira disse:

    lucas estou com um rilfe na justiça pra eles liberarem a compra.. tive que emtra com mandado de segurança , e mesmo assim a advogada disse que corre o risco deles indeferirem dinovo…. que eu faço nao e direito meu .. esse pais e uma merda..mesmo

  9. GUIMARAES NASCIMENTO LISBOA JUNIOR disse:

    SOU DEFICIENTE AUDITIVO MAS FALO NORMALMENTE SO NAO ESCUTO. POSSO TIRAR UM REGISTRO E UM PORTE DE ARMA PARA MINHA DEFESA PESSOAL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*