O básico que você precisa saber (e ter) sobre EDC

EDC é a sigla para “Everyday carry“, ou seja, aquilo que alguém porta diariamente. Refere-se aos equipamentos escolhidos pelo usuário para trazer consigo todos os dias e o dia todo.

O EDC a ser escolhido varia de acordo com o próprio usuário, a localidade, vestimentas, situação geral e objetivos. É evidente que um EDC de quem trabalha no mato será diferente do EDC de quem trabalha em escritório, por exemplo.

Neste texto, passaremos rapidamente por alguns dos objetos mais comuns de serem encontrados em kits EDC, tecendo comentários sobre as funcionalidades e enganos comuns.

Como o Instituto DEFESA é especializado em armas de fogo, é claro que o primeiro item de nossa lista não poderia ser outra coisa. 

EDC1

 

Imagem: Exemplo de EDC composto por arma, canivete, alicate multi-função, celular e lanterna.

1. Arma de fogo

No mínimo uma arma de fogo é peça fundamental de um bom kit.  Ignoraremos as restrições legais desta conduta impostas aos cidadãos ordeiros no Brasil e falaremos sobre o que deve ser, e não sobre o que é legal.

Apesar de a tentação de portar uma pistola full size, no maior calibre imaginável, é importante se lembrar de que um bom componente EDC é aquele que está contigo – e não incomoda – a qualquer momento. Assim, mais vale uma .22 na mão, que uma .45 na mochila.

Um erro comum no porte de armas para a defesa pessoal (tanto de fogo quanto brancas) é a alteração do equipamento ou do local de porte rotineiramente. Sua arma deve ser sempre a mesna e estar sempre no mesmo lugar. Portanto, escolha-a racionalmente. Para ajuda, acesse o texto “Como escolher sua primeira arma“.

IMG_2755

 

Imagem: Pistola Taurus PT 638. Arma de foto compacta.

2. Relógio

Com as facilidades oferecidas pelos smartphones muita gente deixou de utilizar este equipamento elementar da civilização. Eu, contudo, discordo. Um bom relógio de pulso pode facilitar a vida do operador. Em situações de emergência, inclusive, ele pode servir como bússola, indicar altitude e outras funcionalidades.

sunto

 

Imagem: Relógio SUUNTO Core

 

3. Smartphone

Dissertar sobre esses equipamentos é desnecessário. As campanhas de marketing já fazem isso exaustivamente e vamos nos limitar a listá-los aqui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Imagem: Samsung Galaxy S4

4. Lanterna

Esta é uma parte ingrata do kit EDC. Já me aconteceu de portar lanternas o tempo inteiro e nunca precisar e, ao sair de casa só de bolsos vazios para comprar alguma coisa no mercado vizinho – BUM – a luz acaba e ficamos todos no escuro.

Por isso, assim como quanto às armas de fogo, é importante que a lanterna seja suficientemente compacta para que você não fique com preguiça de portá-la, mesmo nas situações cotidianas mais simples.

A indústria destes equipamentos é incrível e eles merecem um texto no Blog específico para tratar disso. Apesar disso, a lógica aplicada no item “1” é a mesma: mais vale 1 Lumen à mão que 1.000 lumens na gaveta.

klarus

 

Imagem: Algumas lanternas.

 

5. Faca

De acordo com Flávio Duprat, “A faca é o primeiro instrumento inteligente do homem. E para um homem inteligente será o último utensílio do qual ele desejará encontrar-se desprovido“.

Você pode abrir mão de muita coisa, mas de uma faca simplesmente não dá. Fizemos um texto para ajudá-lo a escolher, confira aqui: Como escolher uma faca para defesa pessoal (Parte-1)

JHC Kerambit 02

Imagem: Kerambit Artesanal de Jean Hugo Callegari

6. Faca ou alicate multi-função

Além de uma faca simples, muita gente é adepta ao porte também de multi-funções. Essas ferramentas costumam conter alicate, chaves de fenda e phillips, abridores de lata e garrafa e assim por diante. Este tipo de ferramente ficou comum com a popularização dos “canivetes suíços”, especialmente dos Victorinox. Todavia, merecem especial atenção os alicates multi-função, mais resistentes e melhores que os canivetes.

Leatherman Kick 2

Imagem: Alicate multi-função Leatherman Kick

 

7. Outros itens comuns

Conforme tratamos na introdução, os kits EDC devem ser direcionados para as necessidades diárias do operador, e muitos itens podem ser acrescentados para atingir estas finalidades, de maneira que é impossível esgotar o tema.

Citamos aqui alguns outros itens frequentemente citados:

– Paracord

– Óculos escuros

– Papel e caneta

– Carteiras especiais

– Medicamentos

– Câmera fotográfica

– Isqueiro

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Provavelmente este artigo deixou o leitor com mais dúvidas do que certezas em relação ao seu kit EDC. Isso não é ruim. A escolha dos equipamentos que são levados diariamente deve ser pensada e repensada cautelosamente. Quanto aos itens elencados neste texto, já demos ênfase especial às armas de fogo e às facas. Continue acessando o portal DEFESA.ORG e acompanhe o detalhamento dos demais itens, a serem publicados em breve.


Publicado em Sobrevivencialismo
14 comentários sobre “O básico que você precisa saber (e ter) sobre EDC
  1. SIRO disse:

    SEMPRE CARREGO EQUIPAMENTOS SEMELHANTES EM UMA MOCHILA OU BOLSA, MENOS MINHA PISTOLA, POIS COM OS RIGORES ATUAIS É IMPOSSIVEL.
    GOSTEI DAS DICAS!!!

  2. Daniel Ribeiro disse:

    A arma, que é o principal item do EDC, é infelizmente o mais difícil de conseguir.

    O meu EDC é bem simples: Smartphone, canivete suíço e só.

    O Smartphone já me serve de relógio, bússola, GPS, termômetro e barômetro e lanterna.

    O Canivete suíço é daqueles bem simples, tem apenas 2 sessões de ferramentas, sendo uma lâmina longa, uma curta, um abridor de latas, chave de fenda pequena e chave de fenda grande, um abridor de garrafas, uma pinça, um palito e um saca-rolhas. Optei por este modelo por ser compacto e poder colocar em qualquer bolso sem dificuldade.

    No meu Kit só falta a arma, que provavelmente será uma Taurus PT 738, ou, com sorte, uma Glock G42.

    • João Paulo disse:

      Cara, só uma dica: além do smartphone, é bom ter os equipamentos “originais” ou pelo menos um relógio que tenha essas funções, pois os smartphones consomem muita bateria, e caso aconteça de você ficar sem bateria em uma situação de emergência, pelo menos você teria equipamentos de reserva.

  3. Abilio Luiz de Oliveira Neto disse:

    Eu sempre possui armas de fogo clandestina, antes da lei do desarmamento.
    Hoje eu quero ter uma arma legalizada, mas é muuuuuiiiitoooo
    burocrático pra poder conseguir isso.
    Apoio a ideia da DEFESA.ORG, mas já desisti de ter uma arma…
    infelizmente estou a mercê dos bandidos.

  4. Alberto Santos disse:

    Meu EDC é uma 938 + um canivete Guepardo com 8cm de lâmina. A lanterna fica no carro, por ser um pouco avantajada para portar no bolso.

  5. Thiago Almeida disse:

    Olá amigos…muito interessante o artigo…me interessei muito pela faca que está na foto do facebook, parece um mini canivete só que possui capa de couro e corrente. Vocês possuem alguma informação sobre o nome do modelo e a utilização do mesmo???
    Obrigado amigos…
    Parabéns pelo artigo…..

  6. Eduardo queiroz disse:

    Oi amigos,
    Pode parceria exagero carregar tantos itens mas não é, trago comigo diariamente um kit edc, composto por um canivete Spyderco endura 4 ou american lawman ou um cold steel AK47, uma lanterna Fênix E05 nas chances do carro, na carteira um suisscard, na momochila um isqueiro bic mini e um alicate mult função leaderman e um bastão kubotan. Tudo muito básico….
    Já comprei com Lucas Silveira, muito honesto e sempre com peças incríveis!!!!

  7. Eduardo queiroz disse:

    Oi amigos,
    Pode parceria exagero carregar tantos itens mas não é, trago comigo diariamente um kit edc, composto por um canivete Spyderco endura 4 ou american lawman ou um cold steel AK47, uma lanterna Fênix E05 nas chances do carro, na carteira um suisscard, na momochila um isqueiro bic mini e um alicate mult função leaderman e um bastão kubotan.
    Para quem não conhece sugiro comprar com Lucas Silveira, já comprei com ele no mercado livre, sempre com canivetes de primeira!!

  8. Wanderley disse:

    Estou gostando muito das publicações

  9. Marcos N. Antunes da Costa disse:

    Boa noite cidadãos Brasileiros de bem, o meu kit EDC é um ” resqme ” para situações de emergências dentro do carro, um canivete guepardo, uma lanterna klarus XT 11 de 600 lumens meu smartfone, sempre estou com calças ou bermuda táticas e cinta tática, minha arma infelizmente estou indeciso em qual comprar.

  10. Mauricio Antonini disse:

    Meu kit alem de lanterna, canivete e cantil, possui laptop.

  11. Charley Pinheiro disse:

    Olá pessoal, o termo EDC está se tornando popular nos dias atuais, porém todos nós já o usamos a bastante tempo, seja somente a carteira + celular + relógio ou kits mais elaborados.

    O conteúdo do EDC é bastante pessoal, meu kit carrego em uma bolsa de perna tipo bornal tático que pode virar em pochete ou bolsa tira-colo.

    Smartphone
    + Lanterna
    + Bússola
    + Mapas
    + Guia de Sobrevivência

    Carteira

    Relógio de pulso
    + mini-bússola

    Chaveiro
    + Chaves
    + Pendrive 8GB

    Bloco de Notas pequeno
    + Caneta
    + Lápis
    + Marcador DVD

    Lanterna Tática compacta 100 Lumens
    + 2 Baterias recarregáveis AA

    Ferramentas
    + Multiferramenta Taurus 12 funções
    + Canivete Taurus Zebu, lamina de 9cm semi-serrilhada
    + Tesoura dobrável pequena
    + Abraçadeiras plásticas
    + Cola quente

    Barras de Cereais

    Kit fogo
    + Isqueiro bic
    + Algodão ou O.B

    Óculos de sol Ray Ban Aviator + Case

    Lenços de papel / Papel Higiênico

    Mini-kit médico
    + Bandaide
    + Dorflex
    + Colírio
    + Descongestionante
    + Chá Vick

    Ainda falta

    Cantil Militar inox 500ml
    Poncho/Capa de chuva

    Sempre estou melhorando meus itens periodicamente, tentando carregar o mínimo necessário e que me dê um certo nível de conforto quando precisar.

  12. gleybson disse:

    bem pessoal! o meu kit EDC eh um pouco avantajado! carrego comigo:
    .um RT modelo 851 5 TIROS
    .um alicate multi funções
    .um canivete multi funções com garfo e colher
    .um paracord
    .pasta e escova de dentes
    .sabonete
    .uma pequena toalha de rosto
    .sachês de açucar e sal
    .uma fita hellerman “enforca gato” tamanho grande
    .uma caneta e um bloco de anotaçoes
    .enrolado na caneta fita isolante e fita crepe
    .alguns medicamentos como: analgesicos, anti termirmicos, sal de fruta
    .gases e esparadrapos
    .uma pequena faca
    .uma pequena lanterna carregada à luz solar
    .celular e carregador
    .uma tesoura dobravel
    .duas barrinhas de chocolate de alta caloria
    .um esqueiro pequeno
    obs: tudo compactado dentro de uma pequena nécessaire! como sempre estou de mochila carrego tudo sem problemas e sem ocupar muito espaço e sem mochila da pra carregar na mão sem chamar atenção! muito ultil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*