Mas afinal, o que é ser um atirador?

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Quando um criminoso ou um doente mental vai às ruas e dispara uma arma de fogo contra suas vítimas, na notícia a definição do sujeito é sempre a mesma: atirador. Foi o “atirador” quem entrou na escola e disparou contra as crianças. Foi o “atirador” quem feriu gravemente a vítima no latrocínio.

Será mesmo que “atirador” é a melhor definição para estes assassinos? Afinal, o que é um atirador?

O Decreto 3.665/2000 (R105) define o atirador em seu Art. 3º, nos termos que seguem:

XXVII – atirador: pessoa física praticante do esporte de tiro, devidamente registrado na associação competente, ambas reconhecidas e sujeitas às normas baixadas pelo Exército; (grifo nosso)

O decreto, enviado pelo Comando do Exército e assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o responsável por regular parte da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), naquilo em que não for contrária a própria lei ou o Decreto 5.123/2004.

Que grande bobagem cometida pelos nossos militares.

Ardilosamente, o Decreto e suas normas decorrentes, procuraram fazer com que o termo “atirador” fosse confundido com a expressão “atirador esportivo”. Assim, foi possível, de perfídia, tirar dos brasileiros boa parte do seu já exíguo direito de acesso às armas.

O Instituto DEFESA comprou esta briga já faz tempo. Por inúmeras vezes defendemos a tese de que a legislação não pode subverter o que ensina a língua portuguesa, quanto a este conceito especialmente. Atirador não é apenas o atirador esportivo, aquele sujeito que pratica alguma modalidade esportiva de tiro. O atirador esportivo está contido no termo “atirador”,mas o recíproco não é verdadeiro.

Clique aqui  para baixar um documento entregue ao Exército Brasileiro defendendo a mudança na definição de atirador, a fim de devolver aos brasileiros a liberdade que lhes é digna.

classificacao de atiradores

Abrangência do termo atirador

De acordo com o Dicionário Michaelis:

atirador
a.ti.ra.dor
adj (atirar1+dor2) Que atira. sm 1 O que atira. 2 Indivíduo que tem habilidade e destreza em atirar com arma de fogo ou de arremesso. 3 O mesmo que fuzileiro.

Ora, nosso idioma é claro. Atirador é aquele que tem habilidade e destreza em atirar. Nada a ver com o que procuram nos fazer acreditar os militares ou os jornalistas carniceiros, em busca do massacre da vez.

Atirador é quem atira. Por prazer, por obrigação, profissionalmente ou no amadorismo, competitivamente em busca do alto desempenho, ou apenas para ver os amigos. O atirador pode  fazê-lo com frequência ou quase nunca. Pode ter feito muito no passado, mas já não o faz mais. O atirador é o sujeito que gosta de apertar o gatilho para ouvir o som, para sentir o cheiro da pólvora, para experimentar o recuo da arma.

Atiramos com pistolas, carabinas, fuzis, espingardas, submetralhadoras, canhões de batata, borracha de dinheiro, metralhadoras, arcos, balestras ou estilingues. Atiraremos, com prazer, com tudo aquilo que estiver disponível em nossas mãos.

O atirador gosta de ter armas, pois compreende a importância delas para a História, para a manutenção da liberdade e da soberania nacional.

No Brasil de hoje, somos cerca de 100 mil atiradores devidamente cadastrados no Exército Brasileiro (com Certificado de Registro). Existem ainda os atiradores informais, que não têm C.R. mas atiram de fato. Seja com suas armas registradas no SINARM ou com as armas de amigos. O Instituto DEFESA trabalha para multiplicar este número cada vez mais.

Somos 100 mil brasileiros armados e treinados. Doa a quem doer, em muito pouco tempo seremos 200 ou 300 mil e vamos ultrapassar até mesmo o efetivo das nossas gloriosas forças armadas.

O Braço forte nós já conhecemos há muito tempo. Seria de uma admirável inteligência estratégica se o Exército finalmente estendesse a mão amiga aos atiradores.


Por menos de R$1,00 por dia você pode se tornar um membro Premium no Instituto DEFESA e ajudar na luta pela liberdade de acesso às armas. Não custa quase nada, mas faz toda a diferença. Clique aqui para se cadastrar e em seguida acesse a aba “assinatura”.

 


Publicado em Artigos, Destaque
12 comentários sobre “Mas afinal, o que é ser um atirador?
  1. Jeremias Godinho disse:

    Concordo plenamente com o teu texto!!!

    Infelizmente tem muita gente inteligente que ainda defende as absurdas restrições impostas ao cidadão que tenta obter acesso as amas utilizando-se de todos os meios ainda legais!

    Esses tipinhos afirmam que quem não compete oficialmente nao é “digno” de ter CR… pasmem!!!

    E apoiam as novas medidas restritivas que virão sobre os atiradores, tais como os Níveis e negações de revalidação de CR!!!

  2. David Vieira disse:

    MEU CR SAIU ! MEU REGISTRO DA PF SAIU ! POSSO DEFENDER MINHA FAMÍLIA! O ESTADO ESTÁ NOS DEVOLVENDO NOSSOS DIREITOS!…………….
    (SONHEI ISSO HOJE A NOITE,QUANDO ACORDEI FUI OLHAR MINHAS HW PCP E GR DE CHUMBINHO)…kkkkkkk….desculpem é só para descontrair porque esse pais já é um circo nós os palhaços e bobos da corte…então uma piadinha cai bem as x…abraço

    • Rosa Shiroma disse:

      Gostaria de trocar idéias, pois me informaram que levaria mais de seis meses p/conseguir tds docs. p/registro etc. etc.. DAVID VIEIRA por favor informe-me como eu faço p/conseguir???

    • Alexandre disse:

      David, seu comentário, por um breve período de tempo me fez arregalar os olhos e sentir uma imensa felicidade por nós! Porém, foi logo seguida da mesma decepção que senti quando tive a notícia de que a emissão dos CRs havia sido suspensa por período indeterminado… e pra finalizar, um sorriso desesperançado na sequência.

      Mas um dia chegaremos lá. Esse dia há de chegar!

    • Pedro Américo disse:

      kkkk, boa!!! Enquanto não nos unirmos de verdade para conter esses abusos, só resta fazer galhofas mesmo!!! Temos que mudar essa situação para termos acesso às armas, mesmo que para tanto, for necessário usar as próprias.

  3. Nilson R.P.Tangerino disse:

    Há uma grande diferença entre ATIRADORES (esportistas) e atiradores (bandidos). A lei tem q separar isso. O cidadão de bem não sai as ruas praticando delitos. Se possuimos armas de fogo, justamente porque gostamos e na atual situação, para tentarmos nos proteger, tendo em vista q a violencia está crescente em nosso pais. Agora desarma-se o cidadão de bem e arma-se ainda mais os bandidos.

  4. José Hnerique Gomes disse:

    Falam de atirador novamente nos Estados Unidos, com tiros em escola.
    Não esquecer que na mesma semana houve algo parecido, agora com um machado.
    Quem é o culpado? a arma? ou quem esta com algo na mão e com más intenções

  5. Silvano Petrich disse:

    Ontem, eu e minha esposa estávamos em meu carro, retornando à nossa residência depois de votarmos, fomos abordados por dois elementos em bicicletas, mesmo o carro estando em movimento. Num manobra defensiva, consegui fazer com que desistissem do assalto. Tivemos sorte. Mesmo que estivesse armado, eu não teria a necessidade de usa-la porque o perigo foi afastado. Mas em caso contrário, onde estaria meu direito de defesa? É isto que as pessoas têm de entender: que o porte de arma é necessário e que faremos o uso desta, tão somente sobre real necessidade!

  6. Pamela Ribeiro disse:

    Concordo,a violência cresce e nós ficamos à mercê deles…

  7. JOSÉ SOARES FILHO disse:

    Concordo plenamente com a campanha do armamento, pois precisamos nos defender, já que o poder publico deste pais se mostra cada vez mais incompetente para resolver os problemas da segurança publica.
    Se não conseguir o registro uso clandestina mesmo, pois o problema não é você ter uma arma, é o vagabundo ter certeza que você não tem.
    Todo vagabundo é covarde, escolhem as vitimas mais fracas para aplicar o terror, com intuito de intimidar, quando sofrem reação se acovardam.
    Já me vi em situações, que uma arma mudou todo o rumo da história, e é por isso que não abro mão de uma.

  8. ali reslan disse:

    bom dia, qual a diferença entre atirador profissional e atirador esportivo? existe alguma diferença ou é tudo a mesma coisa

  9. Samoel Rocha disse:

    Vamos passar o EB ……já somos uma força preparada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*