Instituto DEFESA participa de apresentação do partido Novo no RJ

Lucas Parrini

Lucas Parrini é colaborador do Instituto DEFESA e curioso em criminologia e assuntos relacionados a combate e segurança.

Nesta quarta, 28/06/2017, ocorreu na cidade de Niterói – RJ, uma apresentação do partido Novo e o Instituto DEFESA se fez presente através do representante que aqui escreve. Após a palestra, por assim dizer, entrei na cessão de perguntas com dois questionamentos:

O primeiro foi que recentemente entrei em contato com o partido através do Facebook perguntando se a postura pró-armas era do partido ou individual de cada candidato. Fui respondido que era do partido e que os candidatos precisam seguir isso (1). Sendo assim, qual a posição do partido e possível penalidade ao vereador Leandro Lyra que votou contra o armamento da guarda municipal? Já que o voto contra não “pegou bem” pela reação de muitos armamentistas Brasil afora.

A resposta que obtive foi de que o vereador não é contra o armamento da GM, mas sim contra aquele projeto, que era mal elaborado e que não deveríamos seguir o senso comum. Não houve resposta sobre penalidade.

Comentei se não seria ideal, então, ter votado nos dois projetos. Aprova-se um, depois vota-se no outro.

A resposta foi semelhante a do posicionamento do próprio vereador em sua página: de que o projeto não estava bem definido e ele preferia votar NÃO neste, para apoiar um projeto substituto, ou o outro que já existe, o PELOM nº 29/2015, melhor elaborado, de autoria do vereador Carlos Bolsonaro e Jorge Manaia.

O segundo questionamento foi sobre a enquete promovida pelo Novo sobre como as armas e munições deveriam ser comercializadas. Dentre as opções, tinha a de que deveria ter acesso irrestrito e esta opção ganhou de lavada, com 64,35% (quase o mesmo número do plebiscito de 2003!) (2 e 2A), logo, o partido manterá sua posição de que é preciso haver regulação estatal sobre as armas de fogo ou pensaria em representar a vontade expressa na votação?

A resposta foi que o partido manterá sua posição de que as armas de fogo só devem ser acessadas mediante regulação estatal, pois acredita que a não é uma ferramenta que possa ser acessada de forma irrestrita, preocupando-se com pessoas inaptas ao seu manuseio. Reforçaram a posição de que são contra a discricionariedade que existe hoje na emissão de permissões.

Muitos argumentaram de que a GM tem sim planejamento e procedimento de treinamento através da lei 13022/2014, que regula a GM, e outros questionaram o próprio Carlos Bolsonaro ter votado sim neste projeto, sendo autor do outro que o Leandro Lyra disse ser melhor, ou seja, era só ter votado a favor nos dois.

Outros concordaram com o posicionamento do vereador, alegando que ele foi sensato no voto e que a tática foi boa, votar contra este projeto e quando o outro viesse a votação, então mudar a posição para a favor. Esta atitude agradou muitos de seus eleitores, que enfatizaram a excelência e atenção do vereador nos serviços que executa e nas votações que são iniciadas.

Assim como eu, várias pessoas entenderam o ponto do vereador, mas não concordaram. Essas posições contrárias e a favor ficaram claras nas postagens na página do vereador (3), ao dar satisfação sobre seu voto.

Aproveitei o momento e convidei o partido Novo para o 2º encontro regional no RJ.

Unidos somos invencíveis.
Referências:

1 – https://postimg.org/image/xwua7y5tv/

2 – https://postimg.org/image/kcoxl12jt/

2A – https://30diarios.wordpress.com/2016/06/12/sobre-o-desarmamento-a-posse-e-o-porte-de-armas-no-brasil/

3 – https://postimg.org/image/5enwvh2ar/

Colaborador do Instituto DEFESA e curioso em criminologia e assuntos relacionados a combate e segurança.


Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE – Paraná

    março 13 @ 8:00 - julho 31 @ 17:00
  2. Curso de Combate com Facas Nível I – São Paulo

    agosto 6
  3. Curso Extensivo de Tiro de Precisão com Rich Graham

    agosto 25 @ 8:00 - agosto 27 @ 17:00
  4. Kalis Ilustrissimo no Brasil!

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00