Inspeção preventiva visual de câmara – Pistola

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Pronto para sair de casa? Pegou sua carteira, chaves, celular, faca, lanterna e pistola?

  • Tem dinheiro na carteira?
  • Tem bateria no celular?
  • A bateria da lanterna está carregada?
  • E a pistola? Está carregada?

Melhor conferir ante de sair.

A Inspeção Visual de Câmara (IVC) é um procedimento de segurança com armas de fogo que objetiva verificar a situação da Câmara. Pode ser feita preventivamente, em uma situação de código branco, administrativamente, em uma situação de código laranja, ou emergencialmente, durante o combate, em uma situação de código vermelho (Saiba mais sobre o código de Cores de Cooper)

Neste texto vamos tratar exclusivamente do primeiro caso.

Existem três técnicas para se fazer a IVC preventiva em uma pistola:

  1. Mão abaixo do cano
  2. Mão acima do cano (Wedge)
  3. Garra

Vejamos cada uam delas.

1. Mão abaixo do cano

20141113_183040

Nesta técnica a mão de suporte do operador acessa o ferrolho por baixo, com a palma virada pra cima, enquanto a mão forte segura a arma normalmente, com o dedo fora do gatilho.

Puxa-se o ferrolho apenas alguns milímetros. O suficiente para que o operador veja se há munição na câmara.

2. Mão acima do cano (Wedge)

20141113_190003

Com a empunhadura normal da mão forte, com o dedo fora do gatilho, coloca-se a mão de suporte diretamente no ferrolho. O “v” da mão de suporte deve tocar o ferrolho na sua porção mais próxima da boca do cano, com a palma virada pra baixo.

Assim como na técnica anterior, puxa-se o ferrolho à retaguarda apenas a distância suficiente para se verificar a existência ou ausência da munição na câmara.

3. Garra

20141113_183135

Esta técnica é especialmente útil para armas que tenham algum tipo de alavanca (desarmador do cão, por exemplo) na parte do ferrolho mais próxima ao cão.

Com os dedos indicador e médio da mão de suporte, segura-se o ferrolho, enquanto o polegar pressiona a empunhadura da arma, fazendo uma alavanca.

Há quem advogue que esta técnica deva ser feita com a mão dominante e não com a mão de suporte.

 

Evite uma falha de trancamento

Muitas vezes quando se puxa o ferrolho apenas “um pouco” à retaguarda, a energia da mola não é suficiente para gerar o perfeito trancamento, impedindo o disparo.

Para evitar isso, pode-se, apontando a arma para um local seguro, dar uma pequena batidinha no ferrolho, conforme segue.

20141113_183145 20141113_183148


 

Você acha importante a divulgação de técnicas de tiro e segurança com armas? Torne-se um membro premium por cerca de 50 centavos por dia e seja um financiador do Instituto DEFESA. Acesse www.defesa.org/associe-se e em seguida, clique em “assinatura”.


Publicado em Treinamento e técnica
21 comentários sobre “Inspeção preventiva visual de câmara – Pistola
  1. Bernard MICHEL disse:

    Sendo estrangeiro , residente aqui ha mais de 25 anos , gostaria de saber se com a Lei atual ou com as novas (futuras)leis é ou sera possível a quem não é “brasileiro nato” de ter uma arma de fogo !! Como qualquer outro cidadão honesto e sem antecedente , nem aqui nem no exterior !!Os textos parecem todos falar de “cidadão brasileiro nato” !! Mas como a Constituição da ao residente estrangeiro os mesmos deveres e os mesmos direitos que qualquer brasileiro , sinto algo errado nessa historia !! Alguém sabe me explicar melhor ??

    • Francisco Nicolau disse:

      ola Bernard , as regras sao as mesmas, você pode comprar arma ou ate ter CR de atirador, Tenho um amigo que é Alemão e mora no Brasil a 7 anos e possui CR

      • Bernard MICHEL disse:

        O que é CR ?? Odeio esse sistema americano de usar siglas !! Dependendo do assunto , pode ser qualquer coisa !! Até dentro do mesmo assunto !! Estamos no Brasil , e vamos tentar falar português , com ou sem erros gramaticais !! CR não existe no meu dicionário ! E peço desculpa para recolocar nos trilhos um trem descarrilhado !!

        • Lucas Parrini disse:

          Amigo, acho que o trem descarrilhado aqui é o seu, rs! CR é sigla em português que significa Certificado de Registro. Adiciona no seu dicionário. Forte abraço!

        • Francisco Nicolau disse:

          Se você não sabe o que é um CR , acredito que não é merecedor de ter um. Estude mais sobre o tema, aconselho também o Leitura da CF/88, quero dizer; Constituição da República , Carta Maior, Art. 10º ao 14º que trata de nacionalidade.

          abraços

  2. Daniel disse:

    Se der essa pequena batida atrás de umas Taurus ai vc dispara a arma! hahaha

  3. tcl disse:

    E quem é que pode sair de casa com uma dessas?

  4. Marcelo Sandrini disse:

    Particularmente, confio no indicador de cartucho na câmara.

    Verifico se ele está levantado, indicando que há cartucho.

    Estou agindo errado?

  5. Rocha Silva disse:

    Que pena que nem todo mundo tem esse direito!

    Vamos para as ruas, já não aguento mais isso, de andar desarmado nessa insegurança que vivemos. Se deixarmos de ser moles isso mudará.

    E quem tiver coragem pode colocar respostas abaixo!

    • tcl disse:

      Eu estou ficando até deprimido. Minha casa tem um monte de sistemas de segurança, gastei o que não tinha. E agora no bairro, bandido está com mania de assaltar quando o sujeito chega em casa. Como não posso andar armado, fico pensando SERÁ QUE É HOJE que vão colocar uma pistola na minha cabeça?

      Eu não estou mais aguentando isso também. Eu trabalho como professor universitário, não sou bandido, só quero direito de me defender e defender minha esposa e filhos. Se eu passar a andar armado, posso até ser preso, e minha carreira como professor, meu mestrado, meu doutorado, são todos jogados no lixo.

      Muitas vezes me sinto um ser sem valor. Não ganho essas coisas, no trabalho não sou valorizado, tenho que voltar depois das 22h para casa com o famoso “cú na mão”, desculpem o linguajar. A cada sinal de rua que paro com meu carro, o coração fica acelerado. E o pior momento é quando chego em casa, que o portão abre, e eu sei que além de estar em risco, estou colocando meus filhos e minha mulher em risco também.

      Costumo acompanhar o progresso aqui no defesa.org, dou minhas ligadinhas e meus emails para tentar ajudar. Mas está chegando naquele ponto em que isso tudo afeta até meu ânimo e autoestima.

      Aí eu pergunto senhores, será que é hoje?

      • Lucas Parrini disse:

        Caro colega tcl,

        Sinto ter que ler sobre sua situação, que se eu parar pra pensar, é a situação de muitos, inclusive a minha. Compartilho um pouco do seu desânimo e preocupação, digo um pouco pois você disse ter filhos, eu já não tenho. Se eu parar para imaginar que muitos brasileiros já passaram pela horrível experiência de ser abordado em um assalto, entregar o bem que muitas vezes foi conquistado com sacrifício ou luta, obedecer o bandido e mesmo assim, por pura satisfação doentia e demoníaca, receber um tiro, até mesmo perder um filho, me deixa muito preocupado com o rumo que estamos seguindo.

        Nossa segurança hoje é um problema, e um que me preocupa pois não vejo medidas eficientes para reduzir, a prova disso é que os índices só aumentam, nunca estabilizam ou diminuem, no geral. Com isso, eu penso que só existem duas maneiras de resolvermos um problema: conversa e força. Eu cresci vendo a conversa falhar. Eu cresci vendo o Estado falhar. Agora começo a acreditar que o momento de usar a força está cada vez mais próximo. Do jeito que está, não dá pra continuar.

      • Bernard MICHEL disse:

        Eu me baseie num outro sistema , que , em Cabo Frio ,, pelo menos funciona bem , ha 115 anos !! Deixei meu muro da frente baixo , tipo 1 metro e 40 , assim os cretinos acham que não tenho nada valioso para proteger !! Eu , minha esposa e nossos bichinhos nunca sofremos assaltos em 15 anos !! Apesar de eu ser estrangeiro !!! Mas dei um jeito de todos saber que ganhava uma aposentadoria mixuruca do INPS e que quase não dava para pagar as contas !! Sou um miserável !!! Porem quando um vagabundo vem tentar invadir , vou com todo encima , seja com punhos , bastões , facas , o que der !! A bandidagem sabe e me respeita porque nunca chamei a PM de graça !!! Essa gente gosta de resposta a altura !! Nem demais , para mostrar que precisa da PM , nem de menos , para mostrar que sou frouxo !! Diplomacia é a palavra chave !! Cada um aplica e usa como pode !!

      • Rocha Silva disse:

        Caro tcl;

        Também passo por esse aperto de andar tarde da noite, 11:00/12:00 da noite por estradas esquisitas, por várias cidades do interior de Pernambuco de moto sozinho, porque sou representante comercial.
        Já fui assaltado várias vezes, e até levei um tiro de 38 na perna sem reagir e quase morro.
        E se eu disser para um delegado da PF que estou em risco já sei o que vai ser alegado que corro o mesmo risco que qualquer cidadão passa nas estradas.
        O que eu espero aqui é que nós de alguma maneira, discutir opções de tirar o porte que é realmente o que interessa, e o que realmente nos protege e nossa família.
        Agora ver post de levar o que precisa quando sair de casa como está acima, e não poder levar o essencial que é a arma, não caiu bem não.

        Caros colegas, espero a opinião de todos logo a baixo a respeito!

        • tcl disse:

          As vezes parece que alguns posts são escritos por policiais para policiais. Tipo, o que o post acima tem a ver com o cidadão comum? Nada. Talvez quem escreveu até pensou em algo como um exemplo de como deveria ser para todo mundo.

      • Cardoso disse:

        Caro amigo, eu passo pela mesma angústia. Eu sempre deixo uma lâmina de qualidade e em posição de combate. Dentro ou fora de casa. Eu já tive que engajar algumas vezes para proteger minha família. Eu tenho algumas cicatrizes mas vivi para contar a história. E os bandidos que viveram estão na cadeia. Se prepare físico e mentalmente pois o combate é questão de tempo.

    • jose maria raimundo disse:

      eu ando armado mesmo correndo o risco de ser preso, os bandidos que não pagam impostos tem seus direitos, porque que eu que pago tudo neste pais não tenho. posso até morrer mais morro brigando, pois da cadeia eu saio, mais do cemitério nunca mais posso sair.

  6. Rogério Smith de Almeida disse:

    De fato no sistema em que vivemos de governo corrupto e injusto não nos resta outra alternativa preventiva que é pelo menos uma arma ou mais na residência ou qualquer outro local onde temos que nos deslocar, porque um pais que não coloca ordem para que as leis sejam cumpridas ficamos vulneráveis a diversos tipos de bandidos inclusive eles mesmos do próprio governo, porque governo que permite que bandido fique solto é porque eles mesmos foram e são os próprios bandidos por consentimento de toda essa situação que o país se encontra, e se tem culpados de que o país se encontre do jeito que está são todos eles que estão no poder governamental afinal que diabo eles estão fazendo lá no governo se permite que toda essa desordem continue.

  7. Felipe disse:

    Algm poderia me rsponder por favor se as fabricas da Cz e da Glock ja estao fabricando aq?qais calibres?ou qndo vao comecar a fabricar??Obrigado.

  8. Rocha Silva disse:

    Pois é caro colega tcl, ficamos só desejando, e a ver navios!

  9. José Carlos Ferreira Pinheiro disse:

    ISTO TUDO COMEÇA LÁ NO CONGRESSO, COM RENAN CALHEIROS (PRESIDENTE DP SENADO), UM DOS PIORES BANDIDOS QUE ESTE PAÍS JÁ CONHECEU. ELE E SUA CORJA DA SITUAÇÃO, AQUELES QUE DEFENDEM A FACÇÃO CRIMINOSA DO PT, DILMA E O LÍDER DA QUADRILHA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (LULA – O REI DOS LADRÕES), LEGISLAM SÓ PARA QUE EU E VOCÊ CONTINUEMOS A SER ASSALTADOS TODOS OS DIAS, PARA QUE PAIS DE FAMÍLIA SEJAM MORTOS DE FORMA BANAL NAS MÃOS DE FACÍNORAS PROTEGIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS (OUTRA FACÇÃO DO CRIME) OU PARA CONSTRUIR PAÍSES COMUNISTAS AO REDOR DO BRASIL E BEM MAIS LONGE AINDA. A VIDA DO CIDADÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS DE NADA VALE NESTE PAÍS, INCLUINDO A VIDA DOS POLICIAIS, LEMBRANDO QUE PARA ESTE MARGINAL CHAMADO “RENAN CALHEIROS”, ASSALARIADO QUE O SUSTENTA, É LIXO. NÃO HÁ INTERESSE EM QUE VOCÊ POSSA DEFENDER SUA FAMÍLIA E A SI PRÓPRIO, ENQUANTO CONTRIBUÍMOS PAGA AS MORDOMIAS E PARA A SEGURANÇA DESSES MALAS PRETAS, QUE NOS ATACAM E NOS PROÍBEM DE ENTRAR NA CASA DO POVO, O CONGRESSO NACIONAL, PARA DELIBERAÇÕES QUE NOS AFETAM. PRECISAMOS DE UMA DEFINIÇÃO JÁ, LEMBRANDO QUE NADA PASSA POR ESTE CRÁPULA, QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA É UM PUXA SACO DE DILMA E QUE POR ELA, ISTO NÃO PASSARÁ. ENTÃO, O IMPEACHMENT DESTA SENHORA TERRORISTA VIRÁ A CALHAR SE NOS APRESSARMOS EM CONTINUAR PEDINDO POR ISTO NAS FUTURAS MANIFESTAÇÕES QUE SERÃO LEVADAS A CABO EM TODOS OS ESTADOS DA UNIÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*