Há 35 anos, governo de João Figueiredo publicava apostila sobre tiro

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

É verdade, um governo autocrático é um dos cenários mais lamentáveis da vida em sociedade. É um mal que não se deseja a nenhum povo. Todavia, mais triste ainda é notar que durante uma época negra de ditadura, no Brasil ainda havia mais liberdade de acesso às armas do que quando passamos pelos sucessivos governos Fabianistas e Socialistas.

Em 1980, o Governo João Figueiredo, último presidente do Regime Militar, publicava a cartilha intitulada “CADERNO TÉCNICO-DIDÁTICO O TREINAMENTO DO TIRO ESPORTIVO”. Uma época com muito menos violência e, incrivelmente, mais liberdade.

Baixem o artigo a seguir.

A752t Arnold, Siegfried. O treinamento do tiro esportivo. Traduzido por Dicival Ferreira Guimarães e revisado pela CBTA. Brasília, MEC/D DD/SEED, 1980. 117p. il. (Caderno Técnico-Didático) 1. Tiro ao alvo. I”. Guimarães, Dicival Ferreira. II. Confedera- ção Brasileira de Tiro ao Alvo. III. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Física e Desportos. IV. Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Documenta- ção e Divulgação. V. Série. VI. Título. CDU.799.311

 

Clique aqui e baixe a apostila completa


Publicado em Ebooks, História
15 comentários sobre “Há 35 anos, governo de João Figueiredo publicava apostila sobre tiro
  1. Homero Scheidt disse:

    Fico muito triste quando vejo uma pessoa que deveria ser esclarecida, pois abraça uma causa republicana, deixar-se levar pela lavagem cerebral feita pela esquerda nos mais jovens e nos alienados, e adotar essa terminologia inventada e imposta por esses comunistas que hoje saqueiam e destroem o Brasil.
    Ora, os governos militares vieram, à época, para salvar o País e atendendo aos reclamos da sociedade, e, portanto, não foram nenhuma ditadura, e muito menos se pode taxar de “negra” (no sentido que o texto empresta ao vocábulo), aquela época de Ordem e Progresso, da qual TODOS os verdadeiros patriotas hoje têm muita saudade. Em nome da credibilidade do Instituto Defesa, essa injúria merece cabal e urgente retratação.
    BRASIL !!!
    Homero Scheidt.

    • Gabriel disse:

      Pode até ser que hoje a gente vive uma situação de segurança publica lamentável que comparada a época de ditadura é pior até!
      Mas dizer que a ditadura não existiu? Fale isso pras pessoas que sofreram censura de todas as formas possíveis daquela época!
      Inclusive se hoje fosse ditadura provavelmente você não estaria vendo esse site, provavelmente o site seria censurado pois levanta uma bandeira que ainda sofre muito preconceito e vai de contra muito politico!
      Sem falar das mortes que a ditadura causou…

      • José Roberval da Silva disse:

        Prezado Gabriel:

        Bom, bem vindo à realidade: não existiu ditadura.
        A “ditadura” foi um slogan criado pela esquerda. Uma tática muito empregada pelos comunistas e inventada por Lênin. Basicamente consiste em xingar o inimigo daquilo que você mesmo é ou pretende fazer.
        Essa tática funciona e ainda hoje os petistas lançam mão dela frequentemente. Agora mesmo a Sra Dilma acusava seu adversário durante a campanha de tudo aquilo que ela mesma fez assim que ganhou a eleição. Acusa FHC dos crimes que ela e o seu bando cometeram na administração da Petrobrás. E funciona! Incrível como tem gente que acredita.
        Enquanto estão preocupados com “a ditadura militar”, a esquerda (toda ela) apóia ditaduras que matam hoje, não sessenta anos atrás.
        Falando em “ditadura”: que ditadura é essa que cai de forma pacífica e entrega o poder aos seus inimigos? Conhece alguma assim? Eu não conheço. Só esse regime militar bonzinho fez isso.
        Falando em “ditadura”: conhece alguma ditadura que anistiou seus inimigos dos crimes que eles cometeram? Só o regime militar bonzinho fez isso.
        Falando em “anos sombrios”: que “anos sombrios” eram esses aonde em mais de 20 anos de regime matou-se a mesma quantidade de gente que hoje morre em 4 semanas na “democracia da liberdade”?
        Vocês foram enganados! Acordem!
        Nunca existiu ditadura nenhuma.
        Existiu um regime de transição que infelizmente não puniu os bandidos que hoje estão levando o país à falência e à mortandade de milhares de brasileiros graças à falta de punição aos bandidos e ao desarmamento dos cidadãos de bem.

      • joao batista esmerio disse:

        EU VIVI NA DITADURA E NÃO SOFRI NADA E NÃO ERA DITADURA ERA GOVERNO MILITAR TEM UMA DIFERENÇA AI LEIA MAIS OS QUE SOFRERAM REPRESSÃO,
        NAQUELA ÉPOCA SÃO ESSES QUE TÃO AI QUEBRANDO O PAIS, E BADERNEIROS
        ISSO COMO QUEIRA ENTÃO A DITADURA COMO DITA NÃO TOLERAVA, E NEM ESSES MONTES DE CRIMES HEDIONDOS E BÁRBAROS COMETIDOS POR MENORES,
        ENTRE PARENTESES QUE TEM CARTA BCA PARA MATAR PESSOAS DE BEM E NADA
        LHES ACONTECEM ASSIM TÁ BOM NÉ .

      • ESTEVAO GARCIA disse:

        GABRIEL DESINFORMADO, VOCE VOTOU NO PT ,CERTO,,,SOMENTE COMUNISTAS BANDIDOS, JORNALISTAS COMUNISTAS E MUSICOS COMUNISTAS TINHAM MEDO DA ” DITADURA MILITAR” O BRASIL VIVEU GRANDES TRANSFORMAÇOES DE INFRA ESTRUTURA COMO HIDROELETRICAS, PETROLEO, ESTRADAS, FACULDADES, INDUSTRIA DE BASE,EMPREGOS BONS, ESCOLAS BOAS
        SE VOCE E CAPAZ DE PENSAR, IMAGINE SE A DITADURA FOSSE VIOLENTA, VOCE ACHA QUE ESSES COMUNISTAS QUE VOCE REVERENCIA, ESTARIAM VIVOS E ROUBANDO O PAIS COMO ESTAO,,,REALMENTE A DITADURA FOI UMA MERDA,,,,

  2. mauricio santos disse:

    Naõ sei que epoca negra e esta ,so foi negra se era terrorista .hoje os terrorista andam avontade ,matando ,roubando e dinamitando caixas de banco ,e quem paga o prejuizo e o povo bobo que naõ gosta de ler, vende o seu voto com bolsa familia ou em dinheiro mesmo.Na quela epoca as pessoas saiam de casa com mais segurança ,podia ter a sua arma em casa ou ate mesmo andar na cintura ,hoje e uma ditadura como sempre contra o povo honesto que não vende o seu voto ,e paga o seus impostos se naõ pagar o mundo cai na cabeça .

  3. Solimar Gomes Leitão disse:

    Durante os governos militares não foi restringida a aquisição de armas de fogo nem munição para uso particular e defesa pessoal.
    No ato da aquisição, bastava o pedido de registro da arma e se fosse necessário ao adquirente, formular o pedido do respectivo porte, sem maiores burocracias. Além do mais, àquela época, não existia essa violência que hoje intimida a sociedade, havia segurança pública de confiança.
    O que se constata na atualidade é que as “chamadas autoridades” continuam portando armas e cercadas de seguranças particulares, na maioria das vezes, pagas com dinheiro público, enquanto a sociedade fica à mercê da bandidagem. É o cúmulo da hipocrisia e da desfaçatez. Temos que continuar lutando pelo direito de ir e vir com liberdade, armados ou não, afinal quem paga a conta deles (autoridades) poderem andar com segurança somos nós.

  4. ALEXANDRE FONSECA MAIA disse:

    Prezado Sr. Silvio, Excelente apostila!
    Concordo com os depoimentos acima…Nada de época negra por parte dos ex-governantes! Vejo que nossa posição com este governo ou senão com a casa do povo, o Congresso deva ser diferente… Nada de jogar flores, ou subserviencia… e sim sermos verdadeiros no nosso objetivo: Revogação dessa farsa! Porque senão, quem muito se abaixa… mostra o …

  5. Carlos Aires disse:

    Sei de uma coisa certa, quando eu era criança meu professor era respeitado por todos principalmente pelos alunos, hoje como professor, vejo uma turma de delinquentes sem ordem e você não pode fazer nada a não ser ficar pianinho pra não morrer. Essa é uma época negra.

  6. Luiz Carlos disse:

    Não sei que ditadura tanto falam, o que houve foi a retomada do governo pelas forças armadas que salvaram o país do comunismo que tentava se apoderar do país, eu vivi nesta época e tinha meus direitos assegurados, saia na rua sem sem assaltado, não existia crime hediondo, (somente era ditadura para esses comunas que agora se apoderarão do governos, esses mst, cut, etc, filhos da bolsa isto bolsa aquilo que está acabando com o pais, essas corrupções na petrobras não se criavam na época da chamada ditadura, esses políticos safados, e seus amiguinhos donos de empreiteira criados na elite não tinham vez, por isso declaram ter havido ditadura, na verdade o que houve foi a salvação da pátria brasileira.

  7. Ricardo Brasil disse:

    Nasci em 1973…

    Cresci na tão malfadada “Ditadura Militar”, família digamos classe média bem média, beirando a classe pobre. Porém, tínhamos de tudo: segurança, educação e saúde.

    Não entendo o que as pessoas que não viveram essa época querem criticar, a Esquerda sempre foi quadrilha, sempre foi criminalidade em qualquer país por onde passou ou tentaram implantar o socialismo/comunismo.

    Sou professor de História e Geografia, diplomado, bacharel, licenciado, mestre pós graduado, etc, sou obrigado a “carteirar” para deixar claro que não sou como meus 99.99% colegas que acham que professor tem que ser de esquerda, etc.

    Se a história serve de algo é para documentar e registrar e o que a Esquerda tem feito no mundo é tirar o governo falho (na visão deles) e colocar a maior máquina extorsiva e de lavagem cerebral que possa existir.

    Hoje tenho medo de ter filhos, se tivesse sobrinhos iria temer por eles também, que sociedade de LIXO o Brasil se transformou.
    A esquerda nessa tentativa ridícula de massificar a cultura está afogando os poucos nichos de democracia e cultura verdadeiramente brasileira que ainda resistem nesse país.

    A passeata, passou e agora? Não está na hora de algo maior e mais insurgente de uma forma radical e definitiva?

    Golpe Militar para restaurar a democracia? Não, não iria funcionar, seriamos retaliados pelo resto do mundo “democrático”, o que eu acredito é uma ação do POVO instruído e não alienado, nós que deveríamos ser a “Ação Revolucionária” verdadeira, não precisamos dos Militares, nós podemos ser um único EXÉRCITO de insatisfeitos.

    Saudades do senhor, Presidente João Figueiredo, que sua alma e reputação sempre sejam lembradas com orgulho e nacionalismo.

    Ricardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*