Guia para novatos

Se você não sabe por onde começar a explorar a Campanha do Armamento, você está no lugar certo. Este artigo vai lhe dar as orientações mais básicas para que você possa aproveitar melhor o conteúdo do Instituto Defesa.

O que é o Instituto Defesa?

Instituto Defesa é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que trabalha para organizar a sociedade de modo a restaurar, conservar e ampliar o acesso às armas de fogo, seja para defesa, esporte ou lazer.
Nossa missão é fornecer à toda a sociedade informações de grande qualidade sobre armas de fogo e todos os temas adjacentes, de modo que esta perceba que as armas são na verdade excelentes ferramentas para defesa contra a criminalidade cotidiana e para a manutenção de direitos e liberdades individuais.

O que é a Campanha do Armamento?

A campanha do armamento é um movimento democrático, iniciado através das redes sociais na Internet, criado pelo Instituto Defesa para reunir pessoas que possuem em comum a vontade de ter facilitado o acesso as armas de fogo. Atualmente a legislação Brasileira impõe pesados requisitos e burocracias para que um cidadão possa ter acesso a uma arma de fogo. A Campanha do armamento atua neste sentido, denunciando os problemas da legislação atual, e suas consequências diretas na sociedade como um todo, e organizando a mesma para exigir a flexibilização (ou mesmo a revogação) da legislação atualmente vigente.

Mas as armas não são perigosas?

São tão perigosas quanto automóveis. Basta ter treinamento, e preparo, e elas podem ser ótimas ferramentas para a defesa pessoal e a manutenção da ordem. Nosso objetivo é justamente desmistificar o uso das armas e mostrar que uma sociedade mais armada é uma sociedade mais segura. E temos dados estatísticos para provar isso.

Como eu faço para adquirir uma arma de fogo?

Este artigo demonstra o procedimento para adquirir uma arma de fogo de calibre permitido fazendo o registro pela Polícia Federal.

Para facilitar o trabalho, você pode se interessar em contratar o serviço de um despachante especializado. Nós temos uma lista de despachantes em todo o Brasil, clique aqui para ver.

O que são armas de calibre “permitido” e armas de calibre “restrito”?

Este é um dos mitos mais comuns, causado principalmente pela mídia de massa (TV, Jornais, etc), que sempre se referem a armas restritas como “de uso exclusivo do exército”.

Se você quiser informações completas sobre este tema, clique aqui. Mas de uma forma BEM resumida:

Armas de calibre PERMITIDO são aquelas que o cidadão comum pode comprar e registrar junto a Polícia Federal. O registro deste tipo de arma é obrigatório, assim como qualquer outra arma. Essas armas são as de pequeno calibre, como o .22LR, .22 Short, .32 S&W, .25 Auto, .32 Auto, .38 Especial, e .380 Auto. As espingardas de calibre 12, 16, 20 e 36 também são classificadas como calibre permitido.

Já as armas de calibre RESTRITO são aquelas que o cidadão comum, de um modo geral NÃO PODE comprar, pois a Polícia Federal não concede registro para este tipo de armamento. São as armas para uso principalmente das forças armadas.

Porém, é importante dizer que o cidadão comum PODE comprar armas de calibre restrito se ele estiver registrado como um CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) junto ao Exército. Neste caso, o registro da arma será feito pelo exército, e não pela Polícia Federal.

Qual a diferença entre “posse” e “porte” de arma?

Este é outro erro comum. Muita gente acha que precisa de “porte” de arma para poder ter uma arma de fogo, o que não é verdade.

PORTE é uma licença que o cidadão pode ter para PORTAR sua arma. Portar significa andar armado, ou seja, ir para todos os lugares junto com sua arma de fogo, com munição e pronta para uso imediato. A pessoa que possui porte de arma está autorizada a carregar a arma dentro de seu carro, no Shopping, no parque, na fazenda, e em qualquer outro local público.

As licenças para PORTE de arma são dificílimas de o cidadão comum conseguir, graças à legislação atual.

POSSE de arma é completamente diferente. É o ato de TER uma arma dentro de casa ou no local de trabalho. A arma fica fixa, presa dentro do imóvel onde ela eventualmente será usada. Ter uma arma para defender sua casa ou seu comércio não implica em PORTAR arma, mas sim em POSSUIR a arma.

Para ter a POSSE da arma, basta registra-la. Qualquer cidadão que atenda aos requisitos pode obter o registro junto a Polícia Federal e comprar uma arma para defender sua casa ou local de trabalho.

Mas é importante frisar que o Registro da arma não autoriza o cidadão a porta-la. Sair com a arma do local de registro dela implica no crime de PORTE ilegal de arma de fogo. Manter em casa uma arma sem registro também é uma atividade criminosa de acordo com a legislação atual. Trata-se do crime de POSSE ilegal de arma de fogo.

Como posso me informar melhor sobre armas?

No site do Instituto Defesa você encontrará muitas informações sobre este assunto. Algumas recomendações que podemos dar são as seguintes:

  • Associe-se ao Instituto Defesa – Sendo um associado, você fará parte de um grupo organizado que luta para recuperar, manter e ampliar o direito de acesso a armas de fogo no Brasil. Você terá a sua disposição uma lista de tarefas, que você poderá realizar e, desta forma, contribuir para tornar o Brasil um país mais justo. A associação é gratuita, e seus dados são mantidos em sigilo e segurança. Além disso, você receberá semanalmente um boletim com as principais novidades da campanha, dicas, eventos e outras notícias relevantes.
  • Assista aos vídeos – Os vídeos são provavelmente a forma mais simples de obter informações, e nós procuramos sempre ter novos vídeos variados sobre o tema das Armas. Recomendamos, em especial, o documentário “Innocents Betrayed” (Inocentes Traídos), que mostra a história do desarmamento no século XX em todo o mundo.
  • Frequente um clube ou estande de tiro – Os clubes e estandes de tiro são locais bem diferentes do que os que a TV mostra. São ambientes descontraídos e relaxantes, onde você poderá ter contato com as armas, treinamento e instrução com muita segurança e seriedade. Além disso, é um ótimo lugar para levar os amigos e a família. São ótimos locais de convívio social. Nós temos uma lista completa dos estandes e clubes de tiro do Brasil, clique aqui e encontre o clube mais próximo!

Publicado em Artigos
18 comentários sobre “Guia para novatos
  1. Maxoel disse:

    Se já tá difícil pra ter a POSSE de uma arma de fogo, imagina o PORTE então!!!!!!!!!!!

    • Ataguinan Joaquim da Sikva disse:

      Eu não consigo entender porque bandido tem armas de todos calibres e o cidadão ñ pode ter, um bandido chega em um estabelecimento comercial, onde tem 50 pessoas e ele com uma arma só faz o que bem quer, simplesmente porque só ele estar armado,uns três cidadãos tivesse armado isso seria diferente estes tipos pensariam 3 vz antes de anuciar um assalto.Bala se combate com bala, nem é com reza nem com protesto de soltar balãozinho branco. SÓ VAI NA BALA. Meu nome é Ataguinan.

  2. Kadu Ramos disse:

    Acho engraçado o seguinte:

    Se for pra comprar e registrar uma arma de fogo é possível, agora se vc comprar uma arma de airsoft a gás Co2 vc precisa ter CR, esperar uns 6 meses até o desembaraço ridículo do exército, se vc for aprovado com o CR…….. isso pq o airsoft usa bolinhas de pvc como munição 6mm e peso inferior a .60 gramas aí é foda!

    Brasil, muda, muda sempre pra pior, muda pra confundir e camuflar, de verdade dá desgosto desse país.

    • Giancarlo disse:

      Então amigo. No caso o CR para armas de gás, é por causa do emprego de elemento químico, o dito gás. Eles controlam produtos com emissões de gases no meio ambiente ( é piada né??? NÃO É NÃO ! ) Só não entendo por que o EB não vai controlar as confeitarias também, as doceiras informais que trabalham em casa, pois estas duas classes de usuários, utilizam os mesmo produto controloado… Trata-se de tubinhos de .2g de CO². O mesmo usado nas armas de airsoft (pelo menos as réplicas da Taurus, feitas pela Cybergun e Cyma) é usado nos aplicadores de glacê de confeitarias. É muita hipocrisia num país só. É piada sim esta nossa legislação de controle de armas, e esses nossos “legisladores”. É o #Braseiro um país de tolos.

  3. Allan Silva Arrais disse:

    ola amigos e moderadores desta pagina.. pretendo tirar uma posse ou porte para comprar uma puma.38. Porque eu gosto muito de pescaria e caça minha familia tem uma grande fazenda no Goias e todo o ano a familia s junta la na fazenda e um dos costumes da familia e d pesca e caça ja que la tem uma vasta diversidade de animais…
    o que voces m aconselham fazer..?
    Abração a todos…

    • tiago disse:

      primeiro pare de matar os bichinhos. posse não é porte. Porte é para poder andar aonde for, posse é para ficar dentro de casa, registrada. Se pegarem o cidadão somente com o registro sem o porte, vai preso por porte ilegal. Posse é só para ficar dentro de casa, fazenda, sítio nunca saindo do portão para fora.

      • Lucas Silveira disse:

        Olá Arrais,

        Basta fazer o CR de CAÇADOR e solicitar a autorização no IBAMA para o controle. A partir daí você pode comrpar a arma que considerar melhor para a sua prática. Boa caçada e divirta-se.

  4. paulo disse:

    Se fizer o CR de caçador então pode andar com uma arma?

    • Lucas Silveira disse:

      Paulo,

      Como caçador você consegue a emissão de uma guia que permite que você porte sua arma de caça nas fazendas, ainda que não sejam de sua propriedade.

      • gesiel disse:

        ola, o meu caso é mais ou menos isso, tenho um sítio e preciso ir de barco para o mesmo, só que não tem como deixar a arma no sítio preciso transporta-la para a minha casa, o CR me cobre nesse caso?

  5. evandro disse:

    gostei das informaçoes contidas no site….

  6. Cícero de SA magalhaes disse:

    Como transportar a arma de sua residencia para outro lugar quem tem posse de arma.

  7. Javan Guedes Neto disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida, supondo que eu tenha adquiro uma arma legalmente e devidamente registrada, a mantenho em meu local de trabalho, mas não tenho a licença de PORTE. Em uma situação legitima defesa eu posso fazer uso dessa arma, mesmo não tempo a licença de PORTE? E ainda se fosse um outro funcionário que fizesse uso dessa arma na mesma situação, este também sem licença de Porte de arma de fogo, seria ilegal?

  8. matheus souza almeida disse:

    Quero entrar no clube de tiro apesar que eu tenho 18 anos como que eu faço pra entrar pois adoro armas preciso de uma indincação melhor sera que alguem pode me ajudar apesar que não conheço nenhum socio aq em Belo Horizonte.como que eu faço pra entrar??

  9. Cláudio S De Assis disse:

    Quero só fazer um breve comentário pois o que vejo e que a prática de tiro nos diversos clubes brasileiros fica carissímo e seria interessante se o cidadão de baixa renda pudesse também participar mas com as atuais anuidade fica inviável tem clubes que cobram mais de 1000 reais anuais de cada associado.
    Sou instrutor de tiro credenciado pela PF e nenhum clube que conheço oferece nenhuma cortesia ou desconto aos instrutores se quisermos atirar em algum estande temos que pagar todas as taxas sem nenhuma diferença de quem está iniciando.
    Só lembrando que tais instrutores podem indicar vários futuros sócios potenciais para o clube.

  10. João Benedito Filho. disse:

    Sou instrutor de tiro não cadastrado á Policia Federal e EB.
    Sou a favor do armamento sim, pois todos os cidadões de bem tem direito de legitima defesa e praticar o esporte de tiro pratico.

  11. Wesley disse:

    Lucas
    Eu tenho 20 anos, sou de Nova Mutum Mato Grosso será que tenho chances de fazer o porte.
    Se vc puder me manda o zap de alguém que eu posso me informar
    Vlw obg

    • Marcio disse:

      Releia, sem preguiça, o artigo. Sua resposta estará lá. Mas como sei que ler é muito trabalhoso, resumidamente vc só poderá portar arma se for detentor de cargo nas policias estaduais ou federais, ou outro cargo que a legislação atual permita.

1 Pings/Trackbacks para "Guia para novatos"
  1. De que eu preciso para ir a um clube de tiro? | Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saúde) disse:

    […] Guia para novatos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*