Fiel de faca: Como fazer e porque usar.

Colocar um cordão resistente que prende o pulso ao cabo de uma lamina não é novidade. Caçadores primitivos usavam esta artimanha para não perder suas valiosas facas de caça.
Na idade média, escolas marciais tradicionais sugeriam uma amarração similar, principalmente em duelos e grandes batalhas para tentar minimizar o efeito do desarme de adagas e espadas, a fita ou cordame era praticamente atado nas mãos.
Alguns fiéis de faca são verdadeiras obras de arte, nós intrincados, bonitos, complicados, outro como este que mostraremos são simples e funcionais e abrem novas perspectivas de uso e aplicações.

O manejo de laminas téticas em ambientes escuros por exemplo, feitas para que sejam notadas somente no último segundo, “camufladas” em ambientes de baixa intensidade de luz o fiel agrega valor, impedindo quedas acidentais e segundos preciosos procurando a faca. Um fiel também pode ancorar a faca na mão praticamente anulando efeitos escorregadios como sangue e suor.

Janelas, beiradas de prédios, muros, cercas e até o lago durante uma pescaria são potenciais locais onde um deslize faz com que o operador perca sua valiosa ferramenta, então Fiel nela.

O vídeo a seguir mostra uma técnica muito simples e funcional que pode ser improvisada em qualquer cenário com praticamente qualquer faca e compreende diversas aplicações:

Muito obrigado pela sua presença aqui, se puder deixe seus comentários e observações e não se esqueça de se inscrever no canal para mais vídeos e técnicas de sobrevivencialismo.

Abraço.
Batata .


Publicado em Sobrevivencialismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso de Estudos de Política e Estratégia – CEPE – Paraná

    março 13 @ 8:00 - julho 31 @ 17:00
  2. DECAF – Defesa contra ameaça de armas de fogo

    março 25 @ 8:00 - 17:00
  3. Kalis Ilustrissimo no Brasil!

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00