De que eu preciso para ir a um clube de tiro?

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA

Tanto no site oficial do Instituto DEFESA quanto nas redes sociais (Campanha do Armamento), essa organização constantemente convida os cidadãos a comprarem armas, treinarem com armas e visitarem os clubes e estandes de tiro.

Ainda assim, apesar do esforço para esclarecer as pessoas a respeito desse tema e aproximá-las do tiro, muitos ainda têm dúvidas sobre quais procedimentos devem ser tomados antes de visitar um clube, e também quanto às exigências destes estabelecimentos para a entrada de novos sócios ou visitantes.

South Sandy Shooting Range
Portanto, este texto pretende esclarecer, de uma vez por todas, de que você, leitor, precisa para ir queimar um pouco de pólvora no estande de sua preferência.

Em primeiro lugar, vale deixar claro que esses estabelecimentos têm total liberdade para decidir suas regras internas, inclusive aquelas quanto à aceitação de novos membros ou de visitantes externos. Todavia, existe um procedimento que é mais comum aos clubes, e é nesses que se baseia este texto.

Vejamos algumas dúvidas comuns:

1. Preciso ter porte de arma para atirar no clube?

R – Não. Você não precisa ter porte de arma, você não precisa ter registro de arma, você não precisa ter arma. A maior parte dos clubes têm armas para alugar aos visitantes.
girlsandguns_01-474103f097594408a0479a1d6985cbd6932cbfa0-s6-c30

2. Preciso ter feito curso para atirar?

R – Não. Os clubes têm instrutores que acompanham os visitantes e são responsáveis por ensiná-los e manter a segurança na linha de tiro. Visitantes, especialmente os mais inexperientes, não são deixados sozinhos.

3. De quanto dinheiro eu preciso para atirar?

R – Isso varia bastante entre os clubes de tiro. Como regra, para os não-sócios, são cobrados os aluguéis do estande e da arma (se necessário), o preço do alvo e, obviamente, a munição gasta. O preço das munições varia de acordo com o calibre mas, normalmente, os clubes recarregam as munições para oferecer um preço mais acessível aos visitantes.
Você pode consultar nossa lista de clubes e estandes, entrar em contato com o clube de sua preferência e verificar os valores exatos. É provável que, com R$100,00, você consiga acessar e queimar algumas munições em qualquer parte do país.

4. Qual é a idade mínima para frequentar o clube?

R – Essa é a parte em que encontramos maiores dissonâncias entre os clubes. Sabe-se que a legislação exige 25 anos para a aquisição de armas, mas a maioridade é atingida aos 18. Assim, boa parte dos clubes limita a 18 anos a idade mínima dos praticantes.
Felizmente, nem todos os clubes impôem este limite, então existem locais em que se permite a entrada de menores de idade, o que permite que tenhamos atletas de sucesso com 13, 10 ou até 7 anos de idade.
Se você tem menos de 18 anos de idade ou se você quer levar seu filho ou sua filha ao clube, não desanime. Acesse nossa lista de clubes e estandes e encontre um que respeite e a sua liberdade.
Top-Gun-Range-8.284145412_std

5. E quanto aos cursos de tiro? Qualquer um pode fazer?

R – Sim. Basta entrar em contato com a escola organizadora e fazer a sua inscrição.

Como se observa, não há nenhuma razão para que você, seus amigos e sua família não frequentem um clube de tiro. Infelizmente, essa informação é proibida de ser veiculada em determinados horários e meios de comunicação (Decreto 3.665/2000, Art. 268) e, portanto, fica distante da população geral.
Faça a sua parte, ajude a Campanha do Armamento e divulgue esta informação que pode salvar vidas.


Publicado em Artigos
46 comentários sobre “De que eu preciso para ir a um clube de tiro?
  1. Felipe Sena disse:

    Muito bom esse artigo, vou procurar um clube para dar alguns tiros como diria Rambo

  2. Edsson Santos disse:

    Esse artigo 268 do decreto 3665/2000 a meu ver viola todo princípio de liberdade individual, liberdade de imprensa direitos individuais e mais alguma coisa. quem poderá nos ajudar contra esse governo?

  3. augusto disse:

    esse Qual é a idade mínima para frequentar o clube isso para mim é preconceito contra menores

  4. augusto disse:

    Eu não estou dizendo que os clube de tiro são muitos rigorosos mais sim que as leis são.

  5. Paulo Azevedo disse:

    Cara, eu fui no clube daqui de minha cidade e parece um daqueles clubes secretos e etc, só entra se for indicado. Uma burocracia dos infernos, já fui em algumas competições e pretendo me tornar sócio, mas é realmente lamentável as exigências que eles pedem pra você se filiar.

  6. fabiano oliveira disse:

    Olá pessoal sou fabiano oliveira,sou praticante de tiro esporti ja um bom tempo,sou filiado à cbtp,daqui de são luis-ma e ex militar da mb.

  7. Vitor disse:

    OBA ! Meu aniversário de 15 anos ta chegando e ja sei oque eu quero , vou ver se tem algum estande aqui que aceite minha entrada com um responsavel !

  8. Filipe Sena disse:

    Muito booom , essa iniciativa .

  9. Guilherme disse:

    Posso usar lá calibres restritos? tipo .40, .50 etc… ?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Pode sim.

      • Marquinho Carvalho disse:

        Augusto, tudo certo ?
        Em primeiro lugar gostaria de parabenizar o empenho da equipe em nos esclarecer tudo e em fazer reviews de armas.
        Tenho 23 anos e só atirei em estande de parque, nunca atirei com arma de fogo. Posso ir à um clube de tiro sem experiência ?
        O instrutor fica ao meu lado me dando às diretrizes de como atirar ?
        Abraço.

        • Lucas Silveira disse:

          Oi Carvalho,

          Este tipo de decisão compete ao próprio clube. Assim convém que você entre em contato diretamente com a entidade de seu interesse para verificar, antes de visitá-la.

  10. Rosa Baptista disse:

    O único clube de tiro que achei em Mogi das Cruzes ( o mais próximo da minha casa), só aceita para treinar tiro se for indicado por pessoa que lá frequenta. Como vou saber quem frequenta se não tenho acesso?

  11. Eduardo Tadeu de Oliveira disse:

    Muito boa essa matéria.

  12. Alexandre disse:

    No meu ponto de vista, a princípio eu acho que idade não seria problema algum pra frequentar um clube de tiro. Porém a maturidade pra saber o que de fato é uma arma sim. Armas de fogo são uma responsabilidade imensa, justo pelo fato de que não armas que matam e sim quem esta manipulando a mesma. Não estou dizendo que seja o caso aqui, mas eu já vi muitos vídeos e fotos até de adultos que ao pousar para foto estão com o dedo na tecla do gatilho e apontando sabe-se lá pra quem ou pra onde. Eu só acho que a maturidade tem que ser avaliada antes de qualquer coisa para não se por vidas em risco desnecessários. Sou filiado ao SK de Curitiba, sou agente de segurança pública no PR, fui fuzileiro naval no RJ por 3 anos e possuo a minha arma particular e só deixo cartucho na câmara se houve a eminencia de empregar o armamento. Lembrem-se sempre de que a segurança, responsabilidade e maturidade estão em primeiro lugar para que não haja a banalização da vida daqueles que são do bem.

  13. Alan disse:

    Estranho, em brasilia so pode atirar se voce tiver um curso de tiro, falei com a empresa Gunssports

  14. Thiago Nato disse:

    Ainda ontem entrei em contato com um Clube de Tiro em São Caetano (ISA Clube) e me exigiram curso de tiro, para frequentar o stand. Curso esse, que eles vendem. rsrs

  15. Rosa Baptista disse:

    Pois é. Telefonei para o clube de tiro em Mogi das Cruzes,disseram
    para fazê-lo em horário comercial que falaria com o instrutor. Assim feito, nada de achar o instrutor: 10:00 hs e “ainda não chegou” disse a moça que me atendeu. Posso esperar? R: ele não tem hora! Pode me dizer nome de quem frequenta, talvez como policial civil eu conheça alguém da região, pois trabalhei no DP local. AH! não posso, tenho ordens de nada divulgar. Pô! Aí fica difícil mesmo!

    • Marcus disse:

      Verdade, Rosa.
      Esse clubezinho é um lixo.
      Eles não te aceitam sendo policial. E eu sou promotor e também nem dão atenção.
      É muito estranho …

  16. Lucas disse:

    Nooossa, Fui procurar os standes da região, e tinha um no meu bairro e eu n sabia :0 como assim? kkkk
    Agora que li essa matéria, irei passar a visita-lo, Claro que acompanhado de algum responsavel, afinal :( ainda tenho 16 anos, porem, Estou feliz em saber que poderei dar alguns tiros (:

  17. Guilherme Franco Rodrigues disse:

    Alguém poderia me indicar algum clube de tiro em Goiânia-GO?

  18. nicolas guimaraes disse:

    vou poder usar armas de ferentes???

    eu tenho 9 anos vou poder aprender a atirar???
    eu vi isso no reporte ontem e fiquei interessado!!!

  19. luciano oliveira disse:

    quanto qustaria um curso de tiro?

  20. PRISCILA disse:

    Oii, meu nome é Priscila eu tenho 20 anos e pretendo começar a fazer aulas de tiro, moro em São Paulo e gostaria de saber se vocês conhecem algum club em São Paulo.

    Obraços.

  21. Vagno Galvao disse:

    Excelente iniciativa, muita gente gosta de praticar o tiro e não sabe que ainda temos essa opção. Parabéns ai instituto Defesa.org, parabéns ao Lucas Silveira.

  22. Mauricio R. Santos disse:

    Amigos espero que esta informação ajude;

    Infelizmente é a regulamentação da Lei, só no Brasil mesmo!!

    DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004.

    Regulamenta a Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – SINARM e define crimes.

    Seção II

    Dos Atiradores, Caçadores e Colecionadores

    Subseção I

    Da Prática de Tiro Desportivo

    Art. 30. As agremiações esportivas e as empresas de instrução de tiro, os colecionadores, atiradores e caçadores serão registrados no Comando do Exército, ao qual caberá estabelecer normas e verificar o cumprimento das condições de segurança dos depósitos das armas de fogo, munições e equipamentos de recarga.

    § 1o As armas pertencentes às entidades mencionadas no caput e seus integrantes terão autorização para porte de trânsito (guia de tráfego) a ser expedida pelo Comando do Exército.

    § 2o A prática de tiro desportivo por MENORES DE DEZOITO ANOS DEVERÁ SER AUTORIZADA JUDICIALMENTE e deve restringir-se aos locais autorizados pelo Comando do Exército, utilizando arma da agremiação ou do responsável quando por este acompanhado.

  23. Jair disse:

    Sobre a primeira pergunta. Em Porto Alegre (RS), não conheço nenhuma que alugue armas pra você treinar. Todos pedem que você traga sua arma pessoal. Daí entra a “Burrocracia”, porte ou guia de transito.

    • Leandro Hubner disse:

      Lembre que 99% dos clubes de tiro de Porto Alegre são de policiais ou ex-policiais, quando você sair de lá com a arma sem porte ou sem guia de trafego (R$ 100,00 cada) deu pra ti, estão te esperando na saída.

  24. Ribeiro disse:

    Olá!
    gostaria de saber como faço para conseguir a licença e me tornar um atirador esportivo?

  25. Tiago Souza Rodrigues disse:

    Parabéns pela iniciativa!

  26. Dani disse:

    Adorei o artigo, eu sempre tive medo de armas mas de uns tempos pra cá decidi acabar com esse medo e pretendo entrar num clube ou pelo menos frequentar para aprender um pouco. Quem sabe um dia entrar com o pedido de posse. Muito esclarecedor.

  27. cesar disse:

    gostaria de saber se eu fazer parte de um clube de tiro terei menos dificuldade para adquirir um arma legalmente e liberações para trafego quando necessário? ou tenho que fazer parte de equipe de competição de tiro como atleta

  28. Andrey Barros disse:

    Muito obrigado Lucas por tirar essa duvidas,que algumas eu mesmo tinha,e espero em breve ter condições de ajudar na campanha abraços Andrey Barros de São Paulo.

  29. Leandro Hubner disse:

    Tudo balela… a Taurus, a CBC e os clubes de tiros IMPEDEM a pratica do tiro levando armas e munições a preços descabidos. O autor poderia dizer por exemplo em seu texto o custo da munição do 38 por exemplo, nos clubes de tiro R$ 100,00 dá pra efetuar 50 disparos, isso não é nada pra quem quer praticar, (esqueceram de dizer também o custo total para tirar CR e participar de campeonatos). Mais uma vez a prática do esporte fica limitada aos ricos, assim como o automobilismo. Quer praticar esporte amigo? Compre uma bola por 40 pilas e torça pra ter talento, talvez um dia você, como milionário, consiga entrar num estande de tiro.

  30. wende nascimento disse:

    ola gostaria de saber o custo mensal para se participar do club de tiro em sao paulo capital.

  31. janderson disse:

    ola eu tenho 22 anos quero praticar tiro desportivo como faço???? eu posso comprar uma arma de fogo para a pratica do esporte ???

  32. janderson disse:

    ola eu tenho 22 anos quero praticar tiro desportivo como faço???? eu posso comprar uma arma de fogo para a pratica do esporte ???

    • Lucas Silveira disse:

      Oi Janderson,

      Recomendo que o sr. escolha um clube em primeiro lugar. Em seguida o sr. vai precisar do certificado de registro, emitido pelo EB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *