Condições de Porte de Pistola

Saiba o que significam as condições de 0 a 4

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Lucas Silveira é presidente do Instituto DEFESA.

Se você já portou uma pistola, certamente já teve a dúvida de como seria o melhor meio para fazê-lo, pesando a necessária segurança e a rápida resposta a uma eventual agressão. Portá-la com uma munição na câmara ou sem uma munição na câmara? Com o cão armado ou desarmado?

Acalme-se: você não é o único a ter esta dúvida. Didaticamente, dividem-se as condições de porte de pistolas em 5 níveis, enumerados de 0 a 4 por ordem decrescente de imediatismo para o disparo.

  • Condição 0 (C0) – Arma carregada, cão tensionado e trava desabilitada.
  • Condição 1 (C1) – Munição na câmara, cão armado, trava acionada.
  • Condição 2 (C2) – Munição na câmara, cão desarmado.
  • Condição 3 (C3) – Câmara vazia, carregador na arma
  • Condição 4 (C4) – Câmara vazia, sem carregador.


Assim, um sujeito extremamente preocupado com a velocidade de reação estaria inclinado a portar a pistola em C0, bastando o rápido saque e o imediato disparo. Todavia, o risco de disparo acidental em um manuseio negligente podem levar o operador a utilizar o seu armamento nas condições 1, 2 ou 3.
Apesar do que possa parecer, pessoas com pouco treinamento conseguem sacar e disparar uma arma em C3 em um tempo muito próximo do porte em C0. Ainda assim, há quem advoque que não se pode abrir mão nem de uma pequena fração de segundo em uma situação extrema.


Independentemente do método escolhido, é importante que quem porta uma pistola habitue-se a treinar no estande exatamente na mesma condição em que se posiciona diariamente: se utiliza a trava durante o porte, todos os saques no estande devem ser feitos com a trava acionada. Se não utiliza munição na câmara, o treinamento para sacar e puxar o ferrolho deve fazer com que esta ação seja um ato contínuo.
Confira a lista de estandes e clubes de tiro no Brasil que o Instituto DEFESA disponibiliza para você, visite-os rotineiramente e mantenha-se preparado. Si vis pacem para bellum.


Gostou deste texto? Ele apenas está online devido ao financiamento de pessoas como você, que se tornam membros premium (de carteirinha) do Instituto DEFESA. Custa só 50 centavos por dia. Filie-se ainda hoje.

 


Publicado em Artigos
95 comentários sobre “Condições de Porte de Pistola
  1. jorgemar disse:

    Minha arma é uma 24/7 e uso C2 acho que é melhor e já me salvou a vida.

  2. Harley disse:

    C0 no porte e C1 casa.
    a melhor trava é o dedo!

  3. Ricardo Aparecido Arcova disse:

    apesar de muita gente detestar o ADC eu me dou bem com ele, ao mesmo tempo que aciono o ADC em milissegundos já apertei o gatilho.
    esse lance de andar com o cão armado não é seguro, tem muita pistola que dispara com uma pancada, a IMBEL .40 teve um lote grande que disparava o cão só de dar um tapa de lado.

    de que adianta o cão estar armado se o kra não tiver habilidade de tirar do coldre de forma muito rápida? vc deve tirar do coldre e disparar em menos de 1 segundo e atirar. o ADC ajuda muito viu.

    • Mateus disse:

      Só a título de informação. As Imbel com kit ADC, ao se “desarmar” o cão, a mola real continua comprimida. Ou seja, o desarme do cão é somente aparente pois a arma fica praticamente na mesma condição de engatilhada (cão armado) que você diz não ser seguro.

  4. Ricardo Aparecido Arcova disse:

    em casa da pra deixar em C3, pra que tanta paranoia? :D
    deixo isso pro meu cachorro, se ele ver uma cabeça aparecendo no muro logo ele late, ai tem que ficar esperto.

  5. Denis disse:

    E pistolas que nao tem cao?

  6. Carlos disse:

    E a G-25 ? Opiniões são bem-vindas , principalmente se forem embasadas em situação vivenciada ! Aguardo é obrigado

    • Flavio disse:

      Exceto quando pego estrada, carrego comigo a arma apenas municiada, ou seja, SEM munição na câmara. Por conseguinte, treino de modo a, automaticamente, dar o golpe de segurança (carregando a arma) ao mesmo tempo em que aponto para o alvo. Sei que isso custa uma fração de segundos; todavia, entendo que o lado positivo consiste em saber que, caso rendido por um inimigo, ele não saberá que a arma não está pronta para uso, dando-me a chance de avançar com os punhos em sua direção.

  7. Glauco Cesar Soares Ferreira disse:

    Em tempos de onde muitas armas possuem a açao dupla, C2 ta de bom tamanho!

  8. IGS disse:

    C2- Munição na câmara, cão desarmado e sem trava, primeiro tiro ação simples o resto é semi.

  9. MÁRCIO MOREIRA DA SILVA disse:

    EU MANTENHO O C1 SEMPRE!!!! MAS VOU TENTAR O C3!!!

  10. Clovis Armando Borba dos Santos disse:

    Tenho 2 Pistolas uma Imbel GC, outra taurus Mod 58.
    A Imbel eu uso C1- cão armado e travado.
    A Taurus como e ação dupla eu uso C2, ção desarmado destravado.

  11. Antonio disse:

    Sempre usei o C3, já tive que fazer uso em situações extremas e foi muito proveitoso pois o vagabundo foi para o ralo, não esperava que fosse ter reação. Mas existem casos que muitos amigos se anteciparam ao fato e como a arma estava no C0 estão respondendo até hj por imperícia e negligência. Cada caso é um caso, sou a favor e uso sempre o C3.

  12. IVANDRO NUNES disse:

    em pistolas de ação simples sem cão, a situação é mais complicada. Se usara munição na câmara, o percussor ficará o tempo todo tensionado pois não tem como desengatilhar a pistola sem remover a munição ou efetuar o disparo. Resta saber se usá-la assim não provocará a fadiga precoce da mola do percussor.

  13. Edvanei disse:

    É verdade os bandidos estão acabando com os cidadãos de bem. Nós temos o direito de se defender não é justo o que tá acontecendo não podemos ter um bem, saímos para trabalhar com medo de ser morto por esses delinqüentes sem coração.
    Atacando velhos, mulheres, mossos filhos e nas trabalhadores de bem tá na hora de dá a resposta a essa situação.

  14. charled disse:

    C0 melhor e mais rapido ,controle no dedo eficaz

  15. daniel disse:

    Tenho uma 58hc plus sempre esta em C2 mas deixo com trava,rapido destravamento e mais seguro para porte velado…

  16. JEFERSON disse:

    o tempo de armar para o disparo é para refletir em atirar ou não, o imediatismo pode virar um acidente no proprio corpo, legal é arma destravada e pente carregado, sem munição na camara, basta puxar e ta pronta, o negócio é ficar atento ao que se passa ao redor, num caso eminente, já espere com a arma em condição de disparo imediato, sem o dedo no gatilho, mire primeiro…

  17. Silva disse:

    Armas de ação simples em porte sempre em CO, pois entendo que se não é permitido não deveria ser arma de porte,(O controle deve ser no dedo) e em casa C2.

1 Pings/Trackbacks para "Condições de Porte de Pistola"
  1. Posse, porte ou transporte de arma de fogo? | CASTELO BRANCO disse:

    […] consigo fora de suas propriedades. Dentro de sua casa o indivíduo pode usar sua arma carregada na condição 0 se […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*