Como fazer o Certificado de Registro de Atirador

PARTE I: Cadastro no sistema e entrega do TAPE

1. Acesse http://www.sisfpc.eb.mil.br

A tela inicial, quando o sistema não está fora do ar, é assim:

tela inicial

2. Clique em Cadastro para se cadastrar e insira seus dados

cadastro

3. Cheque seu e-mail e autentique sua conta. O email será como este:

email de confirmaçãoAo clicar em “Ativar conta”, você será direcionado pra esta tela:

confirma

4. Clique em “Fazer Login no Sistema”, depois Login, depois entre com seu email e senha. Você será direcionado ao TAPE, conforme segue:

tape

5. Clique em “IMPRIMIR”, no final da página. Você deverá fazer o download do arquivo TAPE.pdf

6. Imprima duas vias, assine e leve na sua SFPC.

Até que o TAPE seja aceito, não é possível usar todas as funcionalidades do sistema.

Peça que o atendente protocole uma via para você.


PARTE II: Preenchimento do cadastro de Pessoas Físicas e envio de documentos

1. Após a validação do TAPÈ, acesse o sistema  e clique no “Cadastro de Pessoa Física”. Você deverá ver uma tela assim:

rambo1

2. Preencha as informações da primeira página.

tela matrix

 

3. Anexe os documentos em formato PDF na página 2.

Você deverá escanear seu RG, CPF, e um comprovante de residência e salvar no formado .pdf.

Existem várias formas de fazer isso. Alguns scanners já salvam neste formato. Se você já tem a imagem dos documentos em formato de imagem, é possível anexar a imagem a um documento novo no Microsoft Word (por exemplo) e salvar como .pdf.

Depois, basta clicar na opção Selecionar Documento e ir adicionando os três arquivos, um a um.

tela de docs

 

4. Clique no botão “Enviar solicitação”.

 

Volte daqui a uns dias. Vamos publicar a continuação deste guia!


Achou esta campanha importante? Torne-se um membro premium por cerca de 50 centavos por dia e financie nosso trabalho. Saiba como clicando aqui.

 

 


Publicado em Artigos
135 comentários sobre “Como fazer o Certificado de Registro de Atirador
  1. Marcelo disse:

    Também quero saber.

  2. Douglas v disse:

    aguardando a continuação… TAPE ja foi autorizado, ja enviei documentos agora parei… estou tentando prosseguir sozinho alguem sabe se o atestado psicológico tem que ser de psicologa cadastrada na PF ou qualquer psicologa serve?
    Não participo de competições ou clube de tiro a ideia seria se filiar a um clube(o mais barato) obter o CR para conseguir uma GT e ter sempre a arma no carro… (sei que não é o correto e tem uma serie de obrigações desmontada etc etc) mais vejo que é a solução mais proxima de um porte que encontrei.. imagino que seja mais facil ser liberado numa abordagem policial (policial honesto/consciente a favor da população) vc estando com um CR e GT ao invés de ter apenas a arma registrada em seu nome. Quando se tem uma GT é verdade que tem dias horarios e percursos em que ela vale? por exemplo se eu com CR e GT for abordado pela policia num dia qualquer em um lugar bem distante totalmente fora do caminho entre minha casa e o clube de tiro ja a noite(com a arma tudo como manda o figurino desmontada desmuniciada etc etc) posso alegar que estive no clube de tiro durante a tarde e ainda não fui pra casa por isso a arma estava no carro… Deixem seus comentarios e experiencias, com certeza todos que lutam pelo direito de andar armado não gostariam de ter que cometer essas “irregularidades” mais não vejo outra alternativa…

    • Flaminio Vargas disse:

      Prezado Amigo. Este não é o comportamento adequado nem sugerido por atiradores regularmente cadastrados. Essa postura é ilegal e nossa anuência desabonaria nossa Classe de atiradores. Particularmente, e em nome de alguns amigos de clube e classe SUGIRO não valer-se desse meio para uso de armas de fogo em situação de porte. Não será assim que conseguiremos ver nossos direitos alcançados. Um abraço. Flaminio Vargas.

      • Douglas v disse:

        Conconrdo com vc prezado Flaminio, obrigado pela sua resposta e respeito ao responder… Vou fazer tudo como manda a lei… Mais uma vez obrigado.

        • Ramon disse:

          Amigo, a GT vale apenas para ida e volta de um lugar, carregar ela todo dia você teria que fazer 5 GT só pra transportar ela no carro nos dias da semana, isso com ela não apta a disparo e dentro do case da arma, ou seja, não vai colar.

      • Rogério disse:

        Sou de Pernambuco e sempre quis ser um atirador esportivo mais não conheço ninguém aqui, se vc tiver conhecimento com alguém manda entra em contato kennethogatinho@gmail.com desde já fico agradecido

    • Junior disse:

      Vc vai ser preso. Entendo sua motivação e suas razões, mas ninguem poderia apoiar sua idéia pois isso prejudicaria os que realmente precisam usar o sistema e suas obrigações e concessões. Ninguem aqui pode dizer que você está certo ou apoiar esse tipo de conduta pois no momento que a policia te flagrar vais estar sozinho. Acredite… mesmo que consiga ir em frente com tua idéia… vais relaxar com o tempo… e nesse erro pode ser pego. Pratique o tiro esportivo. Vais gostar e quem sabe verá a coisa toda com outros olhos.

    • ROMULO disse:

      E necessário que o psicológico seja credenciado na polícia federal e o clube de tiro mais barato em São paulo é o de itaquaquecetuba clube Ciminu’s eles tem despachante próprio pra tirar o cr até o momento 600.00

  3. JM disse:

    Fiz exatamente como está indicado e após a SFPC receber o SEDEX, tardou aproximadamente 15 dias para a liberação do acesso.

    Gostaria de saber quando sai a Parte II do artigo.

    Obrigado!

  4. Diego disse:

    Prezados amigos, o clube civil mais próximo de minha cidade fica há aproximadamente 130 Km (SP – Capital), gostaria de saber se com o CR consigo a GT. Caso não seja possível, deixarei minha associação para o futuro quando houver um clube mais próximo. Grato.

  5. Giancarlo disse:

    Bom, para dar ciência e ajudar ao pessoal da 3ª RM, sexta-feira o responsável pela SFPC da minha circunscrição ligou marcando para ir ao batalhão na manhã de hoje. Lá, apresentei todos os documentos e assinei um termo de ciência e responsabilidade sobre posso, uso e mantenimento de PCE. Depois o sargento, no sistema assinalou com OK para toda a documentação entregue, e então deferiu o meu CR. Estou aguardando liberar no sistema online para imprimir o mesmo.
    Mas lembrem-se, cada caso é um caso, e estes são analisados de forma bem distintas. Mas resumindo, está andando a concessão do CR novamente.

  6. Silesio Redivo Bussolo disse:

    Vocês teriam um passo a passo de como conseguir o porte de armas , lista de documentos etc…

  7. Cláudio Rogério disse:

    Quando sai a segunda parte do artigo?

  8. Bruno Bastos disse:

    Aparentemente o site indicado está fora do ar.

  9. Anderson disse:

    Estou tentando tirar o meu CR, mas chegou num estágio muito complicado onde é solicitado a entrega de diversos documentos tipo: Autorização Judicial, Condições de armazenamento (fotos da sua casa, onde vão ficar as armas, etc..), antecedentes criminais, eleitoral, etc… E muitos outros!!! Eu queria tirar também para poder transportar o meu Marcador de Paintball tranquilamente, mas agora não existe mais a opção arma de pressão ou CO² de Paintball ou AirSoft. Antes tinha, mas não tem mais.. O Brasil sinceramente é uma grande palhaçada, é tudo muito difícil para nós, qualquer coisa é complicado, burocrático, cheio de imposto ridículo, etc…. Espero que o Instituto de Defesa consiga alguma coisa concreta para este ano!!! Abraços a todos.

  10. Mateus Luiz disse:

    Já li que qualquer pessoa maior do que 14 anos pode tirar CR de atirador. Qual é o processo para um menor de idade poder tirar o CR de atirador?

  11. Glauco disse:

    Até aí já fiz, minha dúvida é qto as certidões negativas pq tirei pela internet e não aceitaram

  12. M disse:

    Enquanto aguardo meu cadastro no sistema, gostaria de tirar uma dúvida. Se eu obter o CR atirador, conseguiria uma guia de trânsito para uma arma registrada no sinarm?

  13. Lucas disse:

    No caso, a TAPE precisa ser registrada em cartório ou apenas levada até a região militar assinada?

  14. anderson disse:

    Já fiz tudo que o defesa.org ensina e cheguei numa parte complicada onde pedem uma série de documentações…. Não sei oque fazer agora. Obrigado

  15. oswaldo disse:

    Bom dia, parabéns pelo tópico. Para CR de caçador ou colecionador não preciso filiar em um clube, mas posso “praticar” no meu sitio, por exemplo? Clube de tiro só em outra cidade, o que inviabiliza a pratica para mim. Mas gostaria de praticar em meu sitio, mas não quero usar uma arma registrada para defesa. Obrigado.

  16. Georgio Ulisses disse:

    Aguardando aprovação do TAPE e a segunda parte do artigo.

    • Anderson disse:

      Estou tentando tirar o meu CR, mas chegou num estágio muito complicado onde é solicitado a entrega de diversos documentos tipo: Autorização Judicial, Condições de armazenamento (fotos da sua casa, onde vão ficar as armas, etc..), antecedentes criminais, eleitoral, etc… E muitos outros!!! Eu queria tirar também para poder transportar o meu Marcador de Paintball tranquilamente, mas agora não existe mais a opção arma de pressão ou CO² de Paintball ou AirSoft. Antes tinha, mas não tem mais.. O Brasil sinceramente é uma grande palhaçada, é tudo muito difícil para nós, qualquer coisa é complicado, burocrático, cheio de imposto ridículo, etc…. Espero que o Instituto de Defesa consiga alguma coisa concreta para este ano!!! Abraços a todos.

  17. IGS disse:

    Olá Lucas essa tape precisa reconhecer firma em cartório assim provando totalmente que você entendeu o que estava escrito nela.

  18. Marcelo disse:

    Depois de concluir essa etapa e enviar os documentos, quanto tempo em média leva para a análise pela RM?

  19. Marcelo disse:

    Minha TAPE foi aprovada em 15 minutos na 11 brigada, em Campinas.
    Já enviei cópia do RG, CPF e comprovante de residência…

    Quando sai a segunda parte?
    Obrigado

  20. Marcelo disse:

    Acho que dei sorte.
    Levei a TAPE ontem 11h no 110 brigada, em Campinas.
    15 minutos depois já estava aprovada (foi o tempo de sair de lá e chegar em casa).
    Aí já fiz o cadastro de pessoa física e hoje, 24h depois já está DEFERIDO.
    Parabéns EB!
    É muito obrigado pela agilidade!

  21. Adriano disse:

    Gostaria de saber se neste sistema consigo renovar meu CR, pois o mesmo está vencido há alguns anos e parei de frequentar o clube de tiro, gostaria de saber como regularizar minha situação.

  22. Marcelo disse:

    Farão a segunda parte? Pq “dias” já se passaram…

  23. Raphael disse:

    Maiores de 16 anos de idade‚ pode fazer o CR de atirador ?

  24. Fábio disse:

    Fiquei sabendo que o exército brasileiro, cancelou as solicitações de CR online, isso procede? se for verdadeira acho que o EB não tem capacidade para entrar na era informatizada. Isso é um cúmulo.

  25. Alex Vitor disse:

    Estou na mesma etapa desse passo a passo, enviei já fiz a atualização dos dados de pessoa física esperando o próximo passo

  26. Bruno Barreira disse:

    PESSOAL,

    Estive no SFPC aqui da minha região (11 Bgda Inf Leve, 2RM), e eles me disseram que desde o dia 08/05/15 o sistema de requisição pelo site está SUSPENSO, devendo ser feitos a moda antiga (pastinha) novamente.

    Por favor, confirmem essa informação para atualizar o site.

  27. Cleussimar Alves disse:

    Prezados,
    boa tarde.

    Gostaria de filiar-me á um club de tiro esportivo, mas na minha capital, parece não haver (Goiânia-GO).
    Atiro ha tempos, mas informal, em fazendas.
    Minha dúvida, preciso comprar primeiro a arma legalmente e depois filiar-me em club de tiros ou posso me filiar e valer deste para aquisição e registro de arma de fogo?

  28. Renan disse:

    Está fora do ar! Sacanagem!

  29. IGS disse:

    Pessoal que esta na mesma situação pode me informar o que esta por acontecer, com o número do meu protocolo em concessão de CR faço acompanhamento e lá esta assim
    Situação do Processo:
    Arquivado.
    O que vem a ser isso, vai demorar ou esta em um estado normal?
    Abraço.

  30. Fernando disse:

    Existem despachantes que providenciem esse CR

  31. William Mori disse:

    Marcelo, onde fica a 110 brigada, em Campinas ?

    Grato

  32. neno disse:

    tinha que legalizar de vez a posse de arma pois o prazer de ter uma arma e o conforto e segurança o cidadao de bem nao pode ter…
    bandidos sempre vao andar armados porque um cidadao de bem nao pode ter sua arma sera que arma foi feita so pra bandido e policia garanto se fosse lei que todos teriam que andar armados se existiriam algum loko que queria ser bandido…

  33. Massao Harunari disse:

    OLA venho acompanhado tudo sobre a CR, mas a minha duvida é, depois de dar entrada em toda documentação perante o exercito, quanto tempo eu tenho para adquirir uma arma???há um limite??ouvi dizer que apos a emissão da CR tenho um prazo maximo de 30 dias para obter a arma, procede a informação???

  34. Rafael Henrique disse:

    Boa noite Lucas e todos os amigos do Defesa. Minha questão é a seguinte: hipoteticamente um cidadão possui uma arma registrada, anda com ela sem porte. Caso eu seja pego pela fiscalização, será encaminhando, fichado e deixará de ser réu primário assim como um assaltante? Ou a fiança funciona igual a lei do usuário, onde o maconheiro assume que é usuário mas não é fichado?
    Existe algum julgamento onde eu possa explicar o motivo do transporte ou é tratado como qualquer outra coisa “ilegal”?
    Desculpe se a pergunta é burra, mas tenho essa dúvida e nao encontrei material.
    Obrigado!

  35. Leomar Schultz disse:

    Olá!
    Gostaria de saber onde é como, em São José do Rio Preto, poderia iniciar minha concessão de Crédito!

  36. GILMAR PEREIRA SILVA disse:

    preciso comprar um 38 brasil sou o gilmar pereira silva.

  37. Jason Lucas disse:

    Boa noite!!!
    Estou tentando fazer o cadastro no site como mostrado acima, porém o mesmo parece estar fora do ar. Existe um outro recurso para isso

  38. Renato Dehnhardt disse:

    Quando o site informado volta?

  39. wilson donizeti brandao disse:

    vcs sabem informar qt um despachanet cobra p tirar o ( cr ) p armas co2 ?

  40. wilson donizeti brandao disse:

    mor o em minas gerais

  41. Rafael disse:

    Bom dia, eu trabalho e moro em uma empresa multinacional, tenho autorização verbal do gerente para comprar uma arma de fogo, visto que preciso comprovar essa autorização, alguém tem um modelo para que ele assine e reconheça firma?

  42. Everton disse:

    Alguém que possa auxiliar a obter CR de atirador esportivo em Santa Maria-RS?
    Não encontrei Despachante por aqui. Enviar e-mail para eversi@hotmail.com

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*