Como comprar uma arma legalmente

Apesar dos esforços que vêm desde o colonialismo para impedir o direito de acesso às armas e à legítima defesa ao cidadão brasileiro, ainda existem alguns pontos na lei que nos reservam determinados direitos.

Entre eles está o direito (não pode ser negado) de que todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, possa ter até seis armas registradas no SINARM (Polícia Federal).

O Instituto DEFESA encoraja todos seus membros a exercerem este direito e ajudar a todos a ter acesso a esta informação.

Para adquirir uma arma de fogo, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 25 anos de idade.
  • Ter residência fixa e ocupação lícita
  • Aptidão técnica e psicológica
  • Não ter antecedentes criminais

Preencha e imprima o formulário abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm 

Dirija-se a uma unidade da Polícia Federal munido:

  • Cópias autenticadas de RG, CPF, Comprovante de Endereço;
  • Declaração de necessidade;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Documento comprobatório de ocupação lícita;
  • Exame técnico por instrutor credenciado na PF (Lista dos Instrutores Credenciados)
  • Exame psicológico por psicólogo credenciado na PF (Lista de Psicólogos Credenciados)
  • Uma foto 3×4

Assim que a sua autorização estiver em mãos, você terá 30 dias para comprar sua arma. Depois que receber sua Nota Fiscal, é necessário fazer o registro, sem o qual você não poderá retirar a ama da loja.

Para isso, é necessário fazer o pagamento de TAXA no valor de R$60,00:

https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=0

Depois de paga, dirija-se a uma Unidade da Polícia Federal com os seguintes documentos:

(a) autorização para aquisição de arma de fogo;

(b) nota fiscal de compra de arma de fogo;

(c) comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

 

Achou muito difícil? Existem profissionais chamados Despachantes que podem cuidar de toda a papelada para você. Confira a lista que o Instituto DEFESA preparou e escolha um deles:

http://www.defesa.org/como-comprar-uma-arma-legalmente/lista-dos-despachantes-de-armamento/


Se você acredita um absurdo passar por tudo isso para adquirir uma arma e ainda assim ser impedido de portá-la, torne-se um membro de carteirinha do Instituto DEFESA. Por cerca de 50 centavos por dia você ajuda a financiar as atividades da maior entidade do Brasil lutando para recuperar, ampliar e conservar o direito de acesso às armas e à legítima defesa. Saiba como.

Veja também

1.934 comentários sobre “Como comprar uma arma legalmente
  1. alinson disse:

    só quero ter uma arma de fogo

  2. MAURICIO disse:

    é deste jeito é mais fácil comprar um tanque de guerra no paraguai, sem chance este país maldito.

  3. Frederico Fontoura Leinz disse:

    Excelente artigo 1

  4. Augusto manoel disse:

    o mundo do jeito que ta ta ruim de mais to perdendo oeu direito de cidadão de ir e vir sem ser roubado ou pior morto #soqueroterumaarma

  5. José Nestor Silva Melo disse:

    Quem fez o procedimento pode informar o quanto investil? Sei que vai depender da arma, mas quem puder diz uma média a se investir!

    • Bruno disse:

      Exame psicotécnico 180 reais, instrutor de tiro 200 reais, 1 das certidões custou 60 reais e as outras são de graça e arma PT938 4.800 reais.
      ou seja sai caro pra cacete

    • Cassio disse:

      Depende…
      Se for comprar apenas a arma vc irá precisar apenas do CR e algumas papeladas.. o que não recomendo, porque afinal, vc sequer pode atirar com ela.. Pela polícia federal você compra pra deixar em casa e será quase impossível vc obter porte porque não conseguirá nem passar no exame da PF (que envolve teste prático).. Vai gastar uns 5 a a 6 mil (para uma pt 838 ou 938).. pq o curso de tiro custa em torno de 1000 reais.
      O que eu recomendo e estou fazendo:
      Filie-se a um clube de tiro como atirador esportivo.. Vc irá obter toda a papelada pelo exército.. Mas ressalto.. vc vai gastar em torno de uns 12 mil até obter o porte (e sem garantia de obter o porte)..
      Na afiliação, vc já faz o curso, e tem que se filiar por 3 anos (tempo de duração da validade do seu curso); pode comprar uma arma como atirador esportivo apenas com CR e guia de tráfego (casa->clube.. clube->casa), pratica (onde o exército recomenda 1 vezes por mes, e em cada vez 50 tiros, que dá na média uns 200 reais por 50 tiros – não incluso naqueles 12mil – .. onde que o milheiro comprado de uma vez sai mais barato.. e lembrando que se vc não frequentar o clube por 90 dias, o exército vai até sua casa e toma sua arma).. e então vc pode tentar o porte.. e aí o problema é a descricionariedade.
      Mas quer saber ?!? Vc vai gostar tanto de atirar, que se filiar ao clube é até melhor do que apenas ter uma arma para não poder atirar.. além de poder comprar mais barato (já que existem descontos em lojas para atirador esportivo)

      • Luciano de lira Barbosa Barbosa disse:

        Onde faço esse cadastro de tiro e já sou graduado como atirador sou comerciante tenho arma desde 18 anos até hoje com 44 e tenho armas de pressão p900 gamo meu Zapata é 995474132 vi pode mim ajudar? Obrigado

  6. Luiz bernardo figueira disse:

    Quero.comprar uma.arma.mas quero ter porte e.nao posse ,isso ja esta disponivel

  7. rick disse:

    e muita burocracia para se ter uma arma eu mesmo gostaria que possuir uma e ate tenho necessidade disso mas nao me sujeito a faser toda essa burocracia e desisto de ter a arma, pois isso e uma palhaçada sem limites

  8. Robison Barbosa da Silva disse:

    eu sou a favor do cidadão ter o direito do porte de arma, como meu pai teve o porte de arma na gestão de miguel arrás com direito de defesa do cidadão, desde de que e para qual a finalidade sem muita burocracia, porque nos dias de hoje, vc possuir uma propriedade e não ter a devida direito de segurança e ter que vender de graça porque não pode usufruir por causa de bandidos, me expliquem ….

  9. João Batista Do Amaral Ribeiro disse:

    Ótimo texto

  10. Claudomira disse:

    Eu tenho como faço para renovar o registro que já venceu?

  11. Aldair disse:

    Já tenho uma arma só preciso renovar meu porte

  12. wagner disse:

    Não havia sido baixada a maioridade para 21 anos?

  13. Luiz Adones disse:

    Trabalho em uma garagem de ônibus a beira de uma BR, a garagem não tem vigilância nenhuma, já fomos assaltados diversas vezes em vários horários. Será que eu consigo o posse de arma?

  14. Lezy Azeredo disse:

    A verdade é que eles não querem liberar porte de arma para ninguém. Pergunto. para que ter uma arma se atirar em um marginal você vai prezo só não acontece nada se ele atirar em você fica tudo certo.

  15. Diego disse:

    Pensei que a burocracia era maior assim que eu completar meus 25 vou fazer e comprar uma arma so para defesa residencial msm valeu ai

  16. roger durans roland disse:

    Minha mae foi assaltada 2 vz indo trabalhar.quero a cabeça dese filho d putar

    • Wemerson disse:

      Srs Tive minha arma durante anos, penso ate em comprar outra, mais acreditem e muito perigoso, passei por uma blitz e o merda do policial nao sabia que um cidadao poderia ter uma arma, de inicio me chamou de chefe quando leu que era registro da policia federal, fepois quiz
      roubar a arma e me matar, so nao fez por que eu quando fui parado, peguei o tel e simulei uma ligacao para suposto coronel amigo meu, fui parar na delegacia e perdi muito tempo com a burocracia, eu ia morrer por uma arma rossi mod 762 6 polegadas inox ventilda e reforçada de 6 tiros, cuidado, pois nao sendo vc policia ou bombeiro eles te matam em grupo para pegar sua arma, caso seja pego transportando sem ter porte.

  17. Robert Maia disse:

    Caros, o endereço do formulário é http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/form-sinarm. Substituam o http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm que está na página.

  18. Maunel Florentinio Manico Antonio disse:

    Preciso de uma arma para defesa familiar, foi invadido cerca de 4 vezes a policia naciona de angola me aconselhou tern uma arma de fogo.

  19. JULIO CESAR RIBEIRO disse:

    Já tenho uma registrada o melhor caminho é pelo despachante.

  20. Jefferson disse:

    Srs… alguem conhece algum site, forum ou grupo de venda de armas usasas e legalizadas (policiais, colecionadores… etc)

    Muito obrigado

  21. edson disse:

    Aqui no brasil .pessoas de bem gastam os tubos com uma compra de arma .para se proteger de animais de duas patas .por morar num paiz falido .mas o bandido tem a maior facilidade em comprar .sem qualquer poblema algum .gracas a esses bandidos de terno .

  22. ANGELO disse:

    Pois é… já tentei 3 vezes pela Federal, e o processo foi indeferido. Eles alegam não comprovar a real necessidade. É complicado. E sem falar que perdi todas as taxas q eu paguei.

    • JORDANO SMOLARCK DOS SANTOS disse:

      Pra compra não precisa comprovar necessidade, se tu preenche os requisitos eles não podem negar, entra com uma liminar e faz uma denúncia no MP!

  23. Adjardel disse:

    Só precisa colocar todos os valores de cada processo pra nos tornar aptos à adquirir uma arma.
    Obg.

  24. Joaquim costa disse:

    Eu gostaria sim de ter uma arma em casa. Se eu viajar pra outro estado posso levar essa arma ..?

  25. marcelo disse:

    legal pena que o cidadao. de bem e tratado apenas como um numero so tendo valor quando vota essa policia nao protege tao pouco resguarda ninguem ou seja em poucas palavras o braco armado do governo pra manter o povo no cabresto

  26. Emilio Ribas disse:

    Meus caros,
    Está mui proxima nossa conquista do porte de arma.
    Continuemos unidos e multiplicando os inscritos no canal,blogue do Instituto de Defesa.
    Unidos somos invencíveis!

  27. José Hélington disse:

    Boa tarde.
    Estou tentando adquirir uma arma como Pessoa Fisica, quase todos os papeis já consegui;

    Me desculpe mas quanto ao passo:
    Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;

    Seria os seguintes documentos apenas:
    – Certidão de Antecedentes Criminais do Fórum para fins criminais.
    – Atestado de Antecedentes da policia civil?

    -Qual seria a militar e eleitoral?

    Outro detalhe, moro no sitio com meu pai, o endereço está no nome dele, seria válido uma declaração de moradia feita por ele com reconhecimento de firma?

  28. Elias disse:

    Queria comprar uma arma

  29. david disse:

    tenho uma um atg 180 nao grave eu posso tirar um porte?

  30. david disse:

    pois tenho um 180 nao grave posso ter um porte

  31. Anderson disse:

    Todos temos que entender que a arma e para legitima defesa da nossa vida e de outros numa ocasião dessas ai que temos que atira no marginal e ele vinhe a obto prefiro ir preso do que morto a vida e tao presciosa que Deus nos deu so uma nao temos direito de tirala e nem que nos tirem a nossa mais ainda assim prefiro mim defender.

  32. Souza disse:

    Bom dia! Sou aluno a soldado da polícia militar, gostaria de saber o que posso fazer e como fazer para agilizar a aquisição e o porte de armas para quando eu ke formar e começar a trabalhar. Previsão de formatura: setembro 2017.

  33. antonio camelo disse:

    bom pessoal se vocês for espera por as autoridades desse pais chamado brasil vocês nuca vão ter uma arma legal

  34. Solenir da silva disse:

    Eu sempre tive necessidade de uma arma de fogo o que eu faco

  35. lukas disse:

    eu quero uma arma em legitima defesa

  36. Fábio disse:

    Olá eu já tenho cr quero saber se eu morando em SP posso comprar arma de fogo em outro estado?

  37. Luiz disse:

    Muita burocracia, quero ter o mesmo direito do bandido, a facilidade e não a dificuldade, em menos de 24 horas no mercado negro ele consegue uma arma fria raspada e explode meus miolos. Então se o estado não me dá segurança e assinaram essa maldita Lei do Desarmamento depois que o Lulla assumiu, quero ter facilidade, quero proteger minha família, quero me defender, porque quando saiu a Lei eu fui como muito idiotas entregar a arma que ficava em casa e já entraram aqui duas vezes agrediram todo mundo.

  38. Jailton Quintino do nascimento disse:

    Eu trabalho na ária de segurança só uso arma em serviço tenho ir cem arma para casa.. faço bico de segurança tenho trabalha cem arma por causa do porte de arma na minha casa para proteger minha familha minha casa cem arma.

  39. Geraldo disse:

    Olá, gostaria de saber como funciona a entrevista com o psicólogo, o que é perguntado etc. Obrigado

  40. Franciany Pontes da Silva disse:

    Só quero me defender. É pedir muito?

  41. Gerson Pereira dos santos disse:

    Deixar a arma no banheiro num compartimento secreto.pois o ladrão sempre tranca as pessoas lá.

  42. paulo ronerto mendonça disse:

    gostaria de ter uma arma de fogo para minha desefa pessoal tenho 37 anos não tenho antecedendes criminais tenho localidade fixa por isso dejeso ter uma arma de fogo em casa

  43. Miranda disse:

    Mano..uma saida sei que é caro,mas deve ajudar a voce…contrate um segurança..de preferência um policial..de folga..e que faça ronda no seu bairro…troque ideias com outros comediantes..para dividir a despesa..com a contratação…organize direitinho ,converse com o policial explique ..toda situação…abraço..espero t te ajudado

  44. paulo roberto mendonça disse:

    preciso de uma arma para defender minha fmilia pois a onde eu mora tem muito assalto e tem muitas gentes querendo ser o branbão da rua poisé por isso motivo que desejo possiir uma arma m minha casa legalmente e documentado quanto tempo demorar chegar em ,imha residencia e gostaria de que fosse descreta meu nome é paulo roberto mendonça portador do RG 5.121280 CPF 038.201.924.50 endereço fixo não tenho antencedente criminal nen pela federal e nem pela judicial

  45. Joao ferreira medina disse:

    Nome joao ferreira medina meu tel:997412027
    Porte de arma

  46. Joao ferreira medina disse:

    Compra uma arma

  47. joilson correntino disse:

    ola bom dia
    sim qurro compra uma arma de fogo
    sou um sidadao de bem uque que eu fasso
    querro maiores informasois

  48. Adriano disse:

    Quero ter uma arma para proteger minha vida e de minha família já q esse governo corrupto não faz

1 Pings/Trackbacks para "Como comprar uma arma legalmente"
  1. PM RJ entrará em greve, prepare-se! – Sr.Xarope® disse:

    […] Como comprar uma arma legalmente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso Extensivo de Tiro de Precisão com Rich Graham

    agosto 25 @ 8:00 - agosto 27 @ 17:00
  2. Center Axis Relock – Rio Grande do Sul

    setembro 2 @ 8:00 - setembro 3 @ 17:00
  3. Kalis Ilustrissimo no Brasil!

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00
  4. Center Axis Relock – Botucatu

    setembro 16 @ 8:00 - setembro 17 @ 17:00
  5. Combat Rescue – Tactical Combat Casualty Care

    outubro 21 @ 8:00 - outubro 22 @ 17:00