Como comprar uma arma legalmente

Apesar dos esforços que vêm desde o colonialismo para impedir o direito de acesso às armas e à legítima defesa ao cidadão brasileiro, ainda existem alguns pontos na lei que nos reservam determinados direitos.

Entre eles está o direito (não pode ser negado) de que todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, possa ter até seis armas registradas no SINARM (Polícia Federal).

O Instituto DEFESA encoraja todos seus membros a exercerem este direito e ajudar a todos a ter acesso a esta informação.

Para adquirir uma arma de fogo, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 25 anos de idade.
  • Ter residência fixa e ocupação lícita
  • Aptidão técnica e psicológica
  • Não ter antecedentes criminais

Preencha e imprima o formulário abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm 

Dirija-se a uma unidade da Polícia Federal munido:

  • Cópias autenticadas de RG, CPF, Comprovante de Endereço;
  • Declaração de necessidade;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Documento comprobatório de ocupação lícita;
  • Exame técnico por instrutor credenciado na PF (Lista dos Instrutores Credenciados)
  • Exame psicológico por psicólogo credenciado na PF (Lista de Psicólogos Credenciados)
  • Uma foto 3×4

Assim que a sua autorização estiver em mãos, você terá 30 dias para comprar sua arma. Depois que receber sua Nota Fiscal, é necessário fazer o registro, sem o qual você não poderá retirar a ama da loja.

Para isso, é necessário fazer o pagamento de TAXA no valor de R$60,00:

https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=0

Depois de paga, dirija-se a uma Unidade da Polícia Federal com os seguintes documentos:

(a) autorização para aquisição de arma de fogo;

(b) nota fiscal de compra de arma de fogo;

(c) comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

 

Achou muito difícil? Existem profissionais chamados Despachantes que podem cuidar de toda a papelada para você. Confira a lista que o Instituto DEFESA preparou e escolha um deles:

http://www.defesa.org/como-comprar-uma-arma-legalmente/lista-dos-despachantes-de-armamento/


Se você acredita um absurdo passar por tudo isso para adquirir uma arma e ainda assim ser impedido de portá-la, torne-se um membro de carteirinha do Instituto DEFESA. Por cerca de 50 centavos por dia você ajuda a financiar as atividades da maior entidade do Brasil lutando para recuperar, ampliar e conservar o direito de acesso às armas e à legítima defesa. Saiba como.

Veja também

1.761 comentários sobre “Como comprar uma arma legalmente
  1. alinson disse:

    só quero ter uma arma de fogo

    • Francisco filho disse:

      Arma legalmente não mata gente.só quero comprar uma.

    • Renato disse:

      Fui ameaçado de morte por cara que tentou me agredir (queria tocar o terror) na minha loja (ele apanhou, mas descobri que ele é bandido do saidao de natal), e ae?… será que a polícia pode me proteger o tempo todo?…Na mão levei a melhor, mas quando ele vier na covardia armado???Que que eu faço???

  2. MAURICIO disse:

    é deste jeito é mais fácil comprar um tanque de guerra no paraguai, sem chance este país maldito.

  3. Frederico Fontoura Leinz disse:

    Excelente artigo 1

  4. Augusto manoel disse:

    o mundo do jeito que ta ta ruim de mais to perdendo oeu direito de cidadão de ir e vir sem ser roubado ou pior morto #soqueroterumaarma

  5. José Nestor Silva Melo disse:

    Quem fez o procedimento pode informar o quanto investil? Sei que vai depender da arma, mas quem puder diz uma média a se investir!

    • Bruno disse:

      Exame psicotécnico 180 reais, instrutor de tiro 200 reais, 1 das certidões custou 60 reais e as outras são de graça e arma PT938 4.800 reais.
      ou seja sai caro pra cacete

  6. Luiz bernardo figueira disse:

    Quero.comprar uma.arma.mas quero ter porte e.nao posse ,isso ja esta disponivel

  7. rick disse:

    e muita burocracia para se ter uma arma eu mesmo gostaria que possuir uma e ate tenho necessidade disso mas nao me sujeito a faser toda essa burocracia e desisto de ter a arma, pois isso e uma palhaçada sem limites

  8. Robison Barbosa da Silva disse:

    eu sou a favor do cidadão ter o direito do porte de arma, como meu pai teve o porte de arma na gestão de miguel arrás com direito de defesa do cidadão, desde de que e para qual a finalidade sem muita burocracia, porque nos dias de hoje, vc possuir uma propriedade e não ter a devida direito de segurança e ter que vender de graça porque não pode usufruir por causa de bandidos, me expliquem ….

  9. João Batista Do Amaral Ribeiro disse:

    Ótimo texto

  10. Claudomira disse:

    Eu tenho como faço para renovar o registro que já venceu?

  11. Aldair disse:

    Já tenho uma arma só preciso renovar meu porte

  12. wagner disse:

    Não havia sido baixada a maioridade para 21 anos?

  13. Luiz Adones disse:

    Trabalho em uma garagem de ônibus a beira de uma BR, a garagem não tem vigilância nenhuma, já fomos assaltados diversas vezes em vários horários. Será que eu consigo o posse de arma?

  14. Lezy Azeredo disse:

    A verdade é que eles não querem liberar porte de arma para ninguém. Pergunto. para que ter uma arma se atirar em um marginal você vai prezo só não acontece nada se ele atirar em você fica tudo certo.

  15. Diego disse:

    Pensei que a burocracia era maior assim que eu completar meus 25 vou fazer e comprar uma arma so para defesa residencial msm valeu ai

  16. roger durans roland disse:

    Minha mae foi assaltada 2 vz indo trabalhar.quero a cabeça dese filho d putar

    • Wemerson disse:

      Srs Tive minha arma durante anos, penso ate em comprar outra, mais acreditem e muito perigoso, passei por uma blitz e o merda do policial nao sabia que um cidadao poderia ter uma arma, de inicio me chamou de chefe quando leu que era registro da policia federal, fepois quiz
      roubar a arma e me matar, so nao fez por que eu quando fui parado, peguei o tel e simulei uma ligacao para suposto coronel amigo meu, fui parar na delegacia e perdi muito tempo com a burocracia, eu ia morrer por uma arma rossi mod 762 6 polegadas inox ventilda e reforçada de 6 tiros, cuidado, pois nao sendo vc policia ou bombeiro eles te matam em grupo para pegar sua arma, caso seja pego transportando sem ter porte.

  17. Robert Maia disse:

    Caros, o endereço do formulário é http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/form-sinarm. Substituam o http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm que está na página.

  18. Maunel Florentinio Manico Antonio disse:

    Preciso de uma arma para defesa familiar, foi invadido cerca de 4 vezes a policia naciona de angola me aconselhou tern uma arma de fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Curso C.A.R. System Curitiba – Center Axis Relock

    fevereiro 11 @ 8:00 - fevereiro 12 @ 17:00
  2. Curso de Combate com Facas Nível I

    fevereiro 25 @ 8:00 - 17:00
  3. Curso de Bastão Expansível Tático Nível I

    fevereiro 26 @ 8:00 - 17:00