Como comprar uma arma legalmente

Apesar dos esforços que vêm desde o colonialismo para impedir o direito de acesso às armas e à legítima defesa ao cidadão brasileiro, ainda existem alguns pontos na lei que nos reservam determinados direitos.

Entre eles está o direito (não pode ser negado) de que todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, possa ter até seis armas registradas no SINARM (Polícia Federal).

O Instituto DEFESA encoraja todos seus membros a exercerem este direito e ajudar a todos a ter acesso a esta informação.

Para adquirir uma arma de fogo, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 25 anos de idade.
  • Ter residência fixa e ocupação lícita
  • Aptidão técnica e psicológica
  • Não ter antecedentes criminais

Preencha e imprima o formulário abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm 

Dirija-se a uma unidade da Polícia Federal munido:

  • Cópias autenticadas de RG, CPF, Comprovante de Endereço;
  • Declaração de necessidade;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Documento comprobatório de ocupação lícita;
  • Exame técnico por instrutor credenciado na PF (Lista dos Instrutores Credenciados)
  • Exame psicológico por psicólogo credenciado na PF (Lista de Psicólogos Credenciados)
  • Uma foto 3×4

Assim que a sua autorização estiver em mãos, você terá 30 dias para comprar sua arma. Depois que receber sua Nota Fiscal, é necessário fazer o registro, sem o qual você não poderá retirar a ama da loja.

Para isso, é necessário fazer o pagamento de TAXA no valor de R$60,00:

https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=0

Depois de paga, dirija-se a uma Unidade da Polícia Federal com os seguintes documentos:

(a) autorização para aquisição de arma de fogo;

(b) nota fiscal de compra de arma de fogo;

(c) comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

 

Achou muito difícil? Existem profissionais chamados Despachantes que podem cuidar de toda a papelada para você. Confira a lista que o Instituto DEFESA preparou e escolha um deles:

http://www.defesa.org/como-comprar-uma-arma-legalmente/lista-dos-despachantes-de-armamento/


Se você acredita um absurdo passar por tudo isso para adquirir uma arma e ainda assim ser impedido de portá-la, torne-se um membro de carteirinha do Instituto DEFESA. Por cerca de 50 centavos por dia você ajuda a financiar as atividades da maior entidade do Brasil lutando para recuperar, ampliar e conservar o direito de acesso às armas e à legítima defesa. Saiba como.

Veja também

1.951 comentários sobre “Como comprar uma arma legalmente
  1. Paulo Sérgio Bernardo do carmo disse:

    Olá caros amigos.sou do litoral do Paraná.e já estou me dirigindo a capital do estado na loja pau de fogo .para dar início ao meu primeiro registro de arma de fogo.por 3 motivos por gostar de arma de fogo e por que a lei hoje nos da o direito. e para defender minha integridade física e meu patrimônio

  2. Cláudio disse:

    O bandido não passa por nada disso é anda armado imprimindo nos cidadãos de bem.

  3. Josivaldo disse:

    Boa noite comomento eu faço para me tornar um menbro de carterainha, do Instituto Defesa.org eu gostaria de ser um membro de carterinhá desde já agradeço

  4. Genecir disse:

    Me foi negado pela segunda vez o registro de arma triste ver o bandido armado até os dentes enquanto nós cidadãos de bem não podemos ter nem canivete.

  5. Marcos disse:

    Mas esse registro e um porte ou posse de arma vou poder andar com a arma ou ela tem que ficar em casa

  6. Cloves gomes disse:

    Olá amigos sou caminhoneiro trabalho com veiculo próprio, gostaria de obter uma arma de fogo por motivo de defender minha integridade física e material, gostaria de saber se como caminhoneiro autônomo posso ter o porte de arma e como faço para obter o mesmo e legaliza-lá. Seria possível? Gostaria que vocês tirasse minha dúvida, desde já agradeço a todos, Obrigado.

  7. Claudio disse:

    Bom seria o porte sou escolta e não tenho minha arma e o cúmulo esse políticos vão aprender em 2018 bolsonoro neles

  8. Mauricio de Paula disse:

    nem todo cidadão que tem ‘grana'(quanto se gasta, só ai já temos uma descriminação) o que não foi colocado na matéria, tem condições psicológica de possuir uma ‘arma’, no Brasil é seletivo esse direito ($$$$$$$ se tiver pode comprar e não falo pelo preços das armas e sim pelas tx que se paga ref. registro e muito mais pelo porte)…

  9. Thiago O Souza disse:

    Fiz o pedido há 1 ano e meio. Até hoje o pedido​ está “em análise” aqui na DPF de Brasília.

  10. Alex disse:

    Mas chamo Alex e já dei entrada para adquirir a minha agora é só esperar um pouco para realizar o meu desejo de defesa da minha família e de meu patrimônio hoje en dia o malandro com uma faca entra na sua casa e faz um. Estrago mas agora me sintir mais seguro com certeza

  11. Valdeci disse:

    Inteligente pra mim o maior problema é a fortuna quense paga por uma arma no Brasil..

  12. Marcelo Júlio Oliveira Mota disse:

    Fim do desarmamento já!

  13. Jean fortes disse:

    Bom dia amigos ! Eu tenho interesse de me tornar um membro de carteirinha , também comprar minha arma .

  14. Tiago pereira disse:

    Fica na faixa de quanto pra fazer os trâmites com despachantes?

  15. Nilza Kharla disse:

    Eu quero. Me sinto sem segura.

  16. José Gastão nunes disse:

    É a única defesa que temos para defender nossa família

  17. Idelsonqueiroz disse:

    Olá
    Sou do Maranhão fiz todo o processo entreguei na sede de pf em caxias-ma já faz 1 ano e 10 meses e nunca recebi o resultado, liguei alguma vezes para o departamento só dizem para aguardar e nunca mim deram uma resposta, o que faço nessa situação?

  18. Maria Cavalcante disse:

    Gostaria de comprar uma arma o mas rapido possível oque posso fazer?

  19. Acacio disse:

    O problema de ter porte ou pose e porque​ vivemos numa ditadura comunista de brasileiros​ frouxos e com sentimentos frágeis,o por é os seguidores de uma constituição de 1988 que da pra limpar a bunda com ela.

  20. Marco disse:

    Ocupacão lícita pode ser universitário e karateca ?

  21. Marco disse:

    Ocupacão lícita pode ser universitário e karateca pela federação paulista de karate fpk ?

  22. Marco disse:

    Karatéca karaté

  23. Marco disse:

    Onde corrige e apaga comentarios nessa pagina layout ruim dessa pagina valeu vai ficar sem assento as palavras valeu galaera fui !!!

  24. Rogério silva Vasconcelos disse:

    A verdade é que devemos esperar a morte sem defesa e calados.
    Pois vemos que policos roubam e ao invés de nós andarmos armados legalmente para se proteger deles e dos ladrões, devemos acreditar na falça segurança pública.
    É até uma piada, onde moro ladrões matam e roubam pessoas de bem, ligamos para Polícia eles ao invés de vir com rapidez ao local eles faz é nos interrogar pelo telefone.
    Cara esse pais vai chegar uma hora que vai virar uma guerra civil.
    E agora o Temer autoriza a entrada de imigrantes como esse povo islã no país deles eles matam evangélicos,sequestram mulheres estrupam espancam e matam, detalhe vem para o nosso pais o qual pagamos tanto impostos para sobreviver e ele vão nos tratar como lixo isso sem falar dos homossexuais vai ser um inferno.
    Pois contar com a segurança que pagamos com os impostos do contribuintes.
    Quer um conselho se armem sim de fé pois somos como gado pro sistema,mentiroso e corrupto.
    Bom tomara que o alvo deles seja nos ministérios pois se for na periferia vai dar guerra.

    • André R. M. Crispim disse:

      Verdade. o Negócio infelizmente é comprar uma arma mesmo assim. Vai esperar pelos “órgãos competentes” decidir se tu pode ter uma arma ou não, tu está lascado!

    • Aprende a usar o cérebro antes de usar uma arma de fogo disse:

      É justamente um elemento como você que deve ser impedido de obter porte de arma de fogo.
      Pelas suas poucas palavras já é constatado o grande preconceito e falta de raciocínio, você facilmente cometeria crime sem razão alguma ou ainda colocaria sua própria vida em risco ao agir imprudentemente, inclusive podendo ser morto, por um agente da segurança pública deste país.

      Um indivíduo que acha que pessoas que pensam diferente por motivos de religião ou opção sexual devem morrer, tem sérios problemas mentais.

      Você deveria se tratar, com ou sem arma de fogo, pessoas com problemas mentais são um perigo em qualquer lugar no mundo.

  25. André R. M. Crispim disse:

    Pessoal. Infelizmente esse é o país que vivemos. Bandido anda armado na rua durante anos assaltando e matando e nunca vão presos. eu quero ter uma arma no meu carro. tenho esse direito pois sou ficha totalmente limpa, pago os meu impostos e tenho o direito de me defender. A burocracia e a má vontade da Polícia federal em alguns casos é absurdo. há casos de Esperas de mais de um ano apenas pra poder ter o registro. O cidadão de bem é obrigado á ter uma arma clandestina pra poder defender a sua família e seu patrimônio. Eu vou comprar uma Arma sem registro mesmo. Corro o risco de ser pego e ser preso? corro. só que não quero ser mais uma vítima nas maos desses vagabundos de merda sem ao menos poder me defender! a burocracia e os órgãos “incompetentes” estão cagando pro seu direito de se proteger. estão cagando pro seu direito de não morrer á qualquer hora em um assalto estúpido á qualquer hora do dia. faça o que tem que ser feito pra proteger a sua família! prefiro correr o risco de ser preso por um policial do que ser morto por um monte de merda qualquer na rua! boa sorte á todos!

    • Anttonio disse:

      Eu Antônio de são b campo to torcendo pro bolsonario si candidatar e nos vamos fazer dele o nosso presidente e ele vai facilitar esta situação das armas pro cidadão de bem e que tem nome limpo e que quer defender sua familia e patrimônio .

      • Aprende a usar o cérebro antes de usar uma arma de fogo disse:

        Quando isto ocorrer, qualquer briguinha de vizinhos, parentes, por coisas banais, vai acabar em morte.
        O que vai ter de gente morrendo por um pedaço de bolacha…

        O ser humano comete muitos erros, causa intrigas por pouca coisa, agora o brasileiro é ainda pior, se todos os brasileiros pudessem obter porte de arma, seria um caos, maior do que já está ocorrendo.

        Iria diminuir os roubos e latrocínios, porém iria crescer muito os assassinatos.

  26. Adalberto uliani disse:

    tive uma passagem em 1988,,não por minha causa foi por causa de uma amizade errada que compliquei minha vida na época e envergonhei o nome da familia,,isso ficou chato e vivo com isso até hoje,,mas continuei minha vida normal,,sou casado tenho dois filhos,,e gostaria de saber se posso ter uma arma legalmente..obrigado.

  27. QueroArmaLegalizada disse:

    Em pais de primeiro mundo o cidadão tem direito de se defender.
    A unica coisa que é necessario para finalizar a compra de uma arma de fogo é o comprovante de residencia…

  28. Andreia disse:

    Pra mim aparece que a pagina nao existe

  29. enoque camelo disse:

    quanto gasto em media para ter uma arma, com todo serviço do despachante; tendo em vista que preencho todos os requisitos.

  30. Wellington disse:

    Votem no PT, fiquem desarmados e sejam feliz, ora.

  31. Fernando Tomiello dos Santos disse:

    Tive um porte ilegau a arma estava no meu nome compri o processo sera q hoje eu posso adquirir outra

  32. reginaldo muniz disse:

    o problema que no brasil eles so dificultam pro cidadao mais os marginais andam tranquilo por ai com armas, e somos alvos deles, quero ve nos estados unidos voce pode comprar quantas armas quizer, mais porem la as leis uncionam de verdade nâo e aqui nesse pais de corruptos que sâo os primriros marginais. por isso amigos que eles diicultam pra nois cidadôes…e lamenavel ter que viver com tanta inseguranca e os bandidos todos com armas equnato isso nâo conseguimos nem possuir um revolver se nao vamos presos e podemos passar ate 4 anos presos se nao tivermos a fiança…

  33. ... disse:

    Toda essa merda só pra eu ter um suicídio indolor.

  34. Francisco disse:

    Gostaria de proteger minha família

  35. Júnior disse:

    Boa tarde, o porte de arma esta sendo liberado para as diversas categorias. 988214061

  36. Jonathas da Silva Santos disse:

    Isso é Brasil minha gente, onde os bandidos andam muito bem armados e o cidadão de bem desarmado. O melhor a fazer é ter ilegalmente mesmo. muito mais facil e nenhum pouco burocratico, porém corremos o risco de ser preso, mais acho que vale a pena. Para se ter uma arma legalmente é tudo muito burocratico, sem falar que a intenção deles é que nois brasileiros nao tenha-mos acesso a uma arma de fogo para nos defender-mos.

    BOLSONARO 2018.

  37. Faabricio disse:

    Fui ao paraguai e comprei minha pistola bem barato, não fiz registro e não tenho porte , e to pouco me lixando para polícia e para as leis ,
    onde moro criança de 10 anos anda com ak47 nas costas .
    Minha pistola está la guardadinha esperando um vagabundo entrar na minha casa pra encher ele de bala .
    abraços

  38. marcos luiz disse:

    pior que a maioria dos que são contra o porte de armas nunca correu o menor risco na vida. ate onde eu sei, no brasil “desarmado” morre mais gente assassinada por armas de fogo que nos estados unidos e outros paises onde as pessoas tem acesso facil à armas. os corno que assina essas lei de proibição geralmente vive atras de uma centena de guardas e policiais armados.
    na moralzinha msm… se eles soubessem, por 1 segundo, o que sentimos ao ver um parente na mira de um bandido, talvez fosse diferente…

  39. vilson vieira disse:

    a taxa de 050,centavos ao dia fornecera todo o processo para adquirir uma arma gratuitamente?

  40. João Batista disse:

    Olá vocês tem o contato de um despachante aqui no Maranhão?

  41. Gilson disse:

    Queria adquirir uma arma de fogo devido ao lugar onde moro,pois o indici de assalto e roubo de carro e alto,queria saber também o tempo que leva com documentação

  42. Israel disse:

    Um sonho que eu tenho e que acabe essa pouca vergonha de direitos humanos ( direto bandidos) mais isso tenho certeza que Bolsonaro vai acabar que verba pra esses que apioam vagabundos vão acabar!!!! Mais posse podemos ter!!! O problema e que se vc matar um vagabundo pelas costas os direitos humanos ou seja direitos bandidos assim que deveria ser chamado eles vão entrar contra você que e pai de família como tipo matou a traição sem defesa para o vagabundo” como isso pode acontecer minha gente!! Direitos do pai de família,trabalhador que luta pra ter seu pão de cada dia e o cara entra na sua casa e te faz lixo, ai esse tal de direitos dos bandidos que são da mesma laia so enchergam o lado do coitadinho do vagabundo e é por isso e mto mais que a sociedade demos correr atrás dos nossos direitos e manda vagabumdos pra vala porque e melhor vagabundo morto do que pai e pessoas de bem terem suas vidas ceifadas abraços e vou correr pra ter a minha abraços.

  43. Anderson disse:

    Temos que simplesmente desburocratizar todos esses trâmites… para isso é muito fácil Bolsonaro 2018 neles!!!

  44. Wesley Borges disse:

    Eu gostaria, por favor, que alguém me esclarecesse uma dúvida: depois de entregue todos os documentos (um cidadão comum), exames, etc, e partindo do princípio que dará tudo certo, quanto, em dinheiro, será gasto em todo o processo, até estar com a arma na mão?

  45. Paulo tarssis jacobino disse:

    Olá amigos tenho entersse em ter a carterinha e ficar legalente como fasso pra consseguir

  46. Robson disse:

    O chato é ficar esperando meses para receber a autorização da PF que por muitas das vezes dá indeferido para os cidadãos comuns, aí vc acabou gastando um bom dinheiro com despachante atoa. Infelizmente vc acaba no final acaba nas mãos do delegado da PF.

  47. junior disse:

    Quando bolsonaro ganhar eu vou comprar uma glock e pintar ela de dourado hehehehe!

  48. milton angelico marques disse:

    vejam bem.aqui no sul de minas ta tendo uma explosão de banco por semana.se a população estivesse armada ela mesma atravez de mensagens daria um jeito nestes facínoras.

    • Aprende a usar o cérebro antes de usar uma arma de fogo disse:

      Um pessoa com arma de fogo que não saiba como utilizar, irá matar muito mais inocentes do que bandidos.

      Se houvesse a liberação de porte para todos sem restrições, os roubos, latrocínios e sequestros poderiam diminuir drasticamente, porém os assassinatos iriam subir exponencialmente.

      O brasileiro é um dos povos mais burros do planeta, causam intrigas e divergência por coisas banais, iriam matar o próximo com a arma de fogo na primeira oportunidade.

  49. Francisco gleidson Ferreira de Sousa disse:

    TENHO o direito de obter uma arma pra defesa pessoal é a constituição me garante isso mas aqui no Brasil é muito difícil comprar uma arma …como faço pra obter??????TENHO uma casa mas moro com minha mãe e sou aposentado com9 faço pra comprar uma arma????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Combat Rescue – Tactical Combat Casualty Care

    outubro 21 @ 8:00 - outubro 22 @ 17:00