Como comprar uma arma legalmente

Apesar dos esforços que vêm desde o colonialismo para impedir o direito de acesso às armas e à legítima defesa ao cidadão brasileiro, ainda existem alguns pontos na lei que nos reservam determinados direitos.

Entre eles está o direito (não pode ser negado) de que todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, possa ter até seis armas registradas no SINARM (Polícia Federal).

O Instituto DEFESA encoraja todos seus membros a exercerem este direito e ajudar a todos a ter acesso a esta informação.

Para adquirir uma arma de fogo, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 25 anos de idade.
  • Ter residência fixa e ocupação lícita
  • Aptidão técnica e psicológica
  • Não ter antecedentes criminais

Preencha e imprima o formulário abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm 

Dirija-se a uma unidade da Polícia Federal munido:

  • Cópias autenticadas de RG, CPF, Comprovante de Endereço;
  • Declaração de necessidade;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Documento comprobatório de ocupação lícita;
  • Exame técnico por instrutor credenciado na PF (Lista dos Instrutores Credenciados)
  • Exame psicológico por psicólogo credenciado na PF (Lista de Psicólogos Credenciados)
  • Uma foto 3×4

Assim que a sua autorização estiver em mãos, você terá 30 dias para comprar sua arma. Depois que receber sua Nota Fiscal, é necessário fazer o registro, sem o qual você não poderá retirar a ama da loja.

Para isso, é necessário fazer o pagamento de TAXA no valor de R$60,00:

https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=0

Depois de paga, dirija-se a uma Unidade da Polícia Federal com os seguintes documentos:

(a) autorização para aquisição de arma de fogo;

(b) nota fiscal de compra de arma de fogo;

(c) comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

 

Achou muito difícil? Existem profissionais chamados Despachantes que podem cuidar de toda a papelada para você. Confira a lista que o Instituto DEFESA preparou e escolha um deles:

http://www.defesa.org/como-comprar-uma-arma-legalmente/lista-dos-despachantes-de-armamento/


Se você acredita um absurdo passar por tudo isso para adquirir uma arma e ainda assim ser impedido de portá-la, torne-se um membro de carteirinha do Instituto DEFESA. Por cerca de 50 centavos por dia você ajuda a financiar as atividades da maior entidade do Brasil lutando para recuperar, ampliar e conservar o direito de acesso às armas e à legítima defesa. Saiba como.

Veja também

2.070 comentários sobre “Como comprar uma arma legalmente
  1. Rodrigo Casper disse:

    Eu queria muinto de andar armado, seria mais seguranca para mim- concerteza eu andando na rua de noite e o cara viesse no sentido contrario e usace roupa suspeita meio pobre, eu nem esperaria a abordage dele, já acertava ele de longe mesmo pq ladrao bom é ladrao morto

    • Netto disse:

      Que comentário de doente é esse? isso é um absurdo deve ser alguma pegadinha, ou esta tentando denegrir a imagem de pessoas de bem e cidadãos que realmente precisam de defesa, não faça isso, não seja canalha, vire homem!

    • Estenio Cavalcanti disse:

      De jeito nenhum. Tudo errado. O fato de se apresentar pobre não significa set bandido.Alem disso,o melhor é não andar armado, mas ter uma arma em casa para prevenir tentativa de invasão

    • Thiago disse:

      Comentário fake ^

    • Zé dorguinha do PROERD disse:

      desse jeito n passa no teste psicológico cara uma arma é foi criada para se proteger e não sair atirando pra qualquer pessoa na rua kkk

    • Frederico disse:

      Cara, você é um idiota, eu concordo que bandido bom é bandido morto, eu meteria a bala na cabeça de cada um eu mesmo, mas só pq uma pessoa tá vestida com roupa de pobre você já quer matar? Você é tão bosta quanto eles

    • Maicon Cruz disse:

      GENTE QUE ARGUMENTO MAIS FRACO MEU CARO RS.
      VOCÊ CERTAMENTE IRIA SE DEFENDER, MAS COMO TEMOS LEIS QUE DEFENDE APENAS O BANDIDO E NÃO O CIDADÃO DE BEM, CERTAMENTO VOCÊ SAIRIA MUITO PREJUDICADO NESSA, INFELIZMENTE .

      OS DIREITOS HUMANOS IA CAIR MATANDO EM CIMA DE VOCÊ

    • Fred disse:

      Amigao entao vc esta indo na contra mao da coisa. É por causa de pensamentos assim que aqui ainda nao é como o Texas. Comentarios como o seu so atrapalham. Vc atiraria numa pessoa levando em conta a roupa e a atitude dela? Vc é louco e nao devia ter uma arma. Se defender sim mas com controle mental total da situação. Isso se chama estar preparado e nao ser mais um psicopata nas ruas.

    • Jose emidio dos santos disse:

      Nao concordo com esse termo.usar roupa de pobre não que dizer que o indivíduo seja bandido.
      Em nenhum momento, podemos julgar se alguém e bandido,enquanto ele não agir como tal.

    • Marinho disse:

      Lendo esse comentário, torço muito que um doente mental igual a você nunca chegue perto de uma arma. Faz um favor, não se reproduza!

    • João disse:

      Esse tipo de gente jamais estaria psicologicamente apto para conseguir o porte, ou até mesmo a simples posse…

    • Gustavo Marinho disse:

      Cidadão você tem algum problema, se o Brasil está desse é pq porque existe pessoas como você ignorante e desprovido de conhecimento.

    • Márcio disse:

      Com esse pensamento você nunca vai conseguir comprar uma. Hehehehehehehehe

    • Isaias disse:

      Então se estiver vestido como pobre vc ja mataria?e se for um pai de família vindo de seu emprego??com certeza vc não está preparado p ter uma arma

    • Robeo disse:

      Sem mesmo saber se trata se de um assaltante? Simplesmente atira pq parece pobre e mal vestido? Será que o Sr está preparado pra usar uma arma? Devemos usar com muita responsabilidade. Usa lá, somente na certeza e em último caso

    • Ronner disse:

      Muita calma irmão… não é bem por aí… esta muito ansioso e isso não é bom! Ter o direito à defesa não quer dizer atacar porquê acredita que “vai ser atacado”! Existem varias formas de compreendermos que estamos sendo agredidos ou algo parecido… mas tenhamos bom senso

    • Vanderlei disse:

      Seu débil mental ! Quer dizer se alguém Mak trajado viesse em sua direção vc o mataria ?

    • Gislâine Fernandes disse:

      O intuito do armamento seria para LEGÍTIMA DEFESA, não para assassinato a sangue fio Rodrigo Casper.

    • Paulo disse:

      Vc realmente não pode andar armado,espero que nunca consiga porte de arma e nem arma.
      Pobre de espírito.

    • santa paciencia disse:

      ANALFABETO E IDIOTA………

  2. carlos henrique disse:

    eu nunca iria usar uma arma de fogo apara atacar nem pra me defender, ja que, eu gostaria de ter uma por puro esporte! mais tenho uma pergunta, posso escolher qualquer arma, ou tera armas que não poderia adquirir??

    • Maicon Cruz disse:

      Bom posso afirmar que não..
      Dentro da lei você poderia a ter armas de baixo porte como: calibre 38 e uma 380 isso com muito esforço. armas mais pesadas que essa são exclusivas de usos militares.

    • João disse:

      Caro amigo, existem os calibres restritos, isso significa que só poderá ser adquirido legalmente armas de uso permitido, ou seja, revólver .38, pistola .380… Se caro deseje armas por diversão, uma boa ideia é inscrever se em um clube de tiro e até mesmo participar de competições!

  3. Fabio disse:

    Eu era absolutamente contra a porte de arma.
    Entretanto, recentemente vi uma mulher estacionar o carro e enquanto esperava para atravessar a rua, um “homem”, “maior”, foi pra cima dela, a empurrou e tomou a bolsa e a chave do carro. Ao entrar no carro da vítima, o “homem” demorou para ligar o carro. Com isso, veio umas pessoas do outro lado da rua. Um deles conseguiu entrar pela porta do carona, puxou o meliante pra fora e o imobilizou. Ainda bem que o “homem” não estava armado. Quando o assaltante estava imobilizado, uma mochila que ele carregava estava cheio de celulares e carregadores, fora uma faca (igual aquela que o Rambo usava) dentro da mochila.
    Quando foram ver o documento do infeliz, plimmm… era um menor. 17 anos. E ainda no chão, imóvel, ele debochava, dizendo que era menor e nada iria acontecer com ele. Quando os PMs chegaram, ainda o infeliz disse que era abuso de autoridade caso ele fosse algemado.

    Vendo aquilo tudo, eu imaginei minha esposa no lugar daquela mulher. Além disso, nosso filha de 10 meses no banco de trás. Aquele acontecimento realmente mexeu comigo.

    Agora sim, tenho certeza de que é essencial o porte de uma arma para o cidadão de bem. Numa situação dessa, não hesitaria em proteger minha família, e principalmente, a sociedade de um covarde daquele. Já que a policia não dá conta da crescente onda de assalto que afeta o país. Não por culta deles, mas sim por culpa de uma legislação que não protege o cidadão de bem, e, além disso, não socializa o delinquente carcerário.
    Acredito que se uma pessoa pensa em amedrontar um cidadão dessa forma, merece não viver no mesmo cosmo que nós. Se já estivesse no além, não cometeria (e acredito que se não fez ainda, o fará novamente) outro roubo.

  4. Júlio Brasil disse:

    Nem todo pobre é ladrão aliás são a classe mais honesta desse país.ex: veja os engravatados de Brasília.

  5. Anderson B M Aguiar disse:

    Imagino que se o cidadão de bem estiver armado com cautela,quem estiver mau intencionado vai pensar duas vezes ao fazer um assalto…acho que esse direito à arma deve ser esclarecido,a população não aguenta mais ficar refem da criminalidade já que a polícia e o estado não tem cumprido bem esse papel.

  6. Wallace Jefferson disse:

    Acho que o cidadão de bem tem sim o direito a possuir uma arma de fogo, ainda mais no mundo em que vivemos hoje, porém também acho que deve sim haver certas exigências, é como tirar habilitação. Mas também acho que depois de cumprir tás exigências o mesmo deveria poder portar sua arma para onde fosse. Defendo ainda, que não fosse ele autorizado a estar armado em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, e se fosse o caso de ser abordado em tal situação, aí sim teria o porte suspenso.

  7. Max disse:

    Só gostaria de parabenizar ao instituto defesa pela sua grande luta em favor do cidadão de bem poder adquirir um arma legalmente registrada Parabéns ao instituto

  8. jadson flavio sabara disse:

    olá bom dia gostaria de saber se para comprar uma arma a pessoa tem que estar empregada ou se aposentados podem adquirir uma arma

  9. jadson flavio sabara disse:

    uma pessoa desempregada ou aposentada pode ou tem direito á posse e o porte de uma arma?

  10. Fernando Cesar Correa Cordeiro Matosinhos disse:

    Prezados,
    Para preencher o SINARM, preciso dos dados da arma.
    Para comprar a arma, preciso do SINARM.
    Como resolver isso? Não consigo evoluir…

    • david disse:

      ola amigo boa noite eu li seu comentario, na epoca que dei entrada no meu processo eu preenchi meu requerimento sinarme .deixei a parte dos dados da arma em branco quando eles libera a autorizacao para a compra. os dados da arma vem na nota fiscal da loja que sera entregues a eles novamente junto com a liberacao ,assim eles emitira o registro ,dai quando for renova voce ja sabera os dados dela pelo seu registro ai sim tera que colocar no requerimento

  11. MATHEUS disse:

    Tenho nome no Serasa posso ter registro de arma?

  12. Paulo vitor disse:

    eu sempre tive arma,so usei uma vez pra me defender de meliantes que tentaram invadir minha residência , eles estavam armados mas eu os surpreendi , agora não tenho mais arma e não posso sair a noite e nem ter nada de valor pois onde moro e corredor de ladrão.
    mesmo achando que a lei do desarmamento foi golpe pra dominar a população, concordo que não é todos que pode possuir arma de fogo.

  13. Cocodebuceta disse:

    Dificuldade pra matar alguém. Eu consigo uma de forma muito mais facil e barata ali na favela.

  14. Anderson disse:

    Tem quê liberar sim o Porter de Amã ‘ eu já fui seguido de carro e já fui roubado ‘ sé eu estivesse armado isso não teria acontecido tão fácil.Á policia só apareceu depois de uma hora no local. Mais graças á Deus não fizeram nada .os vagabundos estão rindo da nossa cara e da Polícia.A situação está muito difícil mesmo.

  15. Jaime Pereira Inácio disse:

    Gostei

  16. Ronaldo Pereira disse:

    Nem pelo simples fato de levar um tapa na cara, ou que seja um empurrão, me faria sacar a minha arma.Sou da legítima defesa, do Estado de necessidade, e é claro sempre usando moderadamente os meios necessários para impedir uma injustiça, seja ela atual ou iminente a direito meu ou de outra pessoa.

  17. Paulo Bernardo disse:

    Olá amigos.realmente.o comentário do amigo a cima foi uma verdadeira gozação!eu particularmente curto muito arma de fogo e sempre sonhei em portar uma . lógico dentro da lei.oque devemos levar em conta que portar uma arma! não é sair atirando.eos bandidos hoje anda engravatado onde passam nem levam suspeita .temos que ser vigintes antes que alguém nos abordem temos que saber que atitude tomar . e lembrar que um projetil disparado pode atingir pessoas inocentes e em vez de nós defender vamos causar mais violência.a única diferença é que iremos ter direito de defesa .mas temos que saber usar .bom tipo um veículo hoje mata mais do que arma . porque muitas vezes são usados por pessoas despreparadas . abraços a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*