Como comprar uma arma legalmente

Apesar dos esforços que vêm desde o colonialismo para impedir o direito de acesso às armas e à legítima defesa ao cidadão brasileiro, ainda existem alguns pontos na lei que nos reservam determinados direitos.

Entre eles está o direito (não pode ser negado) de que todo cidadão com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, possa ter até seis armas registradas no SINARM (Polícia Federal).

O Instituto DEFESA encoraja todos seus membros a exercerem este direito e ajudar a todos a ter acesso a esta informação.

Para adquirir uma arma de fogo, o interessado deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter, no mínimo, 25 anos de idade.
  • Ter residência fixa e ocupação lícita
  • Aptidão técnica e psicológica
  • Não ter antecedentes criminais

Preencha e imprima o formulário abaixo:

http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/form-sinarm 

Dirija-se a uma unidade da Polícia Federal munido:

  • Cópias autenticadas de RG, CPF, Comprovante de Endereço;
  • Declaração de necessidade;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual (incluindo Juizados Especiais Criminais), Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal, que poderão ser fornecidas por meios eletrônicos;
  • Documento comprobatório de ocupação lícita;
  • Exame técnico por instrutor credenciado na PF (Lista dos Instrutores Credenciados)
  • Exame psicológico por psicólogo credenciado na PF (Lista de Psicólogos Credenciados)
  • Uma foto 3×4

Assim que a sua autorização estiver em mãos, você terá 30 dias para comprar sua arma. Depois que receber sua Nota Fiscal, é necessário fazer o registro, sem o qual você não poderá retirar a ama da loja.

Para isso, é necessário fazer o pagamento de TAXA no valor de R$60,00:

https://www2.dpf.gov.br/gru/gru?nac=0

Depois de paga, dirija-se a uma Unidade da Polícia Federal com os seguintes documentos:

(a) autorização para aquisição de arma de fogo;

(b) nota fiscal de compra de arma de fogo;

(c) comprovante bancário de pagamento da taxa devida para a emissão do documento através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

 

Achou muito difícil? Existem profissionais chamados Despachantes que podem cuidar de toda a papelada para você. Confira a lista que o Instituto DEFESA preparou e escolha um deles:

http://www.defesa.org/como-comprar-uma-arma-legalmente/lista-dos-despachantes-de-armamento/


Se você acredita um absurdo passar por tudo isso para adquirir uma arma e ainda assim ser impedido de portá-la, torne-se um membro de carteirinha do Instituto DEFESA. Por cerca de 50 centavos por dia você ajuda a financiar as atividades da maior entidade do Brasil lutando para recuperar, ampliar e conservar o direito de acesso às armas e à legítima defesa. Saiba como.

Veja também

2.019 comentários sobre “Como comprar uma arma legalmente
  1. Odeilto Próspero disse:

    Eu gostaria sim !!! de ter

    • Amanda gaia morais disse:

      Eu gostaria sim de ter porte de arma de fogo ainda mais com tanta violência contra a s mulheres no Brasil,e aumenta a cada dia mais, eu me sentiria mais segura.

  2. FLAVIO ANTONIO disse:

    Parece uma receita de bolo de tanta coisa que exige, aff
    Por isso que o bandido se sente tão seguro para cometer assaltos.

    • Carlos Alberto Santos Ramos disse:

      Em quanto um cidadão pode ser preso com pena de 1 a 3 anos de prisão por porte ilegal de armas. para tentar se proteger e proteger sua família. O interessante é que todo dia se prende vagabundos com varias passagens por crimes, e não paga a mesma pena que um cidadão direito pode pegar… ISSO PARA DEIXAR O VAGABUNDO CORRER LIVRE, INCENTIVAR O CRIME E DESPROTEGER A FAMÍLIA O O CIDADÃO DE BEM.

      • jhony disse:

        Carlos se assim não for como serás dependente do estado? … vcs deste pais ridiculo são todos gado! estão ai unicamente para prover recursos aos gigantes! … em outras palavras; escravos! só servem para alimentar um clero de magnatas que os manipulam!

  3. Ismael Ildefonso Pereira disse:

    Até acho valida a proibição do uso da arma de fogo, desde que a policia seja competente para combater a criminalidade. Porém não é isso que acontece em nosso País. Se você colocar uma arma de fogo na cintura, pode ir a qualquer lugar, que não será incomodado, é isso que os bandidos fazem sem problema nenhum. Não existe revista por parte da policia nas ruas, mesmo o individuo sendo (suspeito).O que ouço chamarem de patrulhamento é somente a viatura passando nas ruas, que não assusta em nada os bandidos, nada mas justo que andarmos armados também, para nos defendermos, que é nosso direito.

    • Estaécio disse:

      Caro Ismael! Moro em uma cidade de 300 mil habitantes. Aqui se vê viaturas pelas ruas afora com seus policiais batendo papo ao celular,parando desrespeitosamente(mostrando que com eles não acontece nada) em cima de calçadas, em faixa de pedestres, braços do lado de fora do veículo, e outras tantas infrações. Também são eternos seguranças de padaria. É normal se ver várias viaturas e motos de policiais, ao mesmo tempo nas padarias tomando café de graça. Tipo coação. Um bando de folgados.

  4. Rubenaldo jose alves da silva disse:

    Quero tira um porte pra minha segurança

    • carlos disse:

      se pensar pelo seu ponto de vista os 200 milhões de brasileiros teriam que ter porte de arma para sua segurança também! com este seu argumento fraco você não vai convencer a federal a te liberar nem porte de estilingue tripa de mico!

  5. edilson xavier dias junior disse:

    bom dia .gostaria de saber como faço para adquirir o direito de porte de arma em Fortaleza.ce. .existe algum curso na PF em Fortaleza para ensinar o cidadão a atirar .? quero saber tambem se existem tipos de armas especificas para venda pro cidadão.?
    cidadão pode comprar qualquer tipo de arma depois de aprovado? se um cidadão com o porte de arma legalizado pode exibir sua arma usando-a para qualquer lugar onde for? ja que a intençao é a auto defesa?

  6. edilson xavier dias junior disse:

    moro em Fortaleza no bairro Montese.ontem 26 de Setembro presenciei um assalto aqui no vizinho numa loja de celular.vi toda a briga….o empresario e o gerente reagiram porque eles tem porte legal de armas e são treinados.eles conseguiram prender dois bandidos ate chegar a policia .foi simples mesmo.acho que todo cidadão deve ter arma sim. por isso deu vontade de comprar uma boa arma legalmente. obrigado pela atenção.

  7. Edílson Júnior disse:

    Oi meu nome é edilson. WHATSAPP 558596787423 quero tirar sim o porte de arma legalmente acho massa. Da segurança. Moro em Fortaleza. Depois acho até bom tirar documentos para saber se o nome tá limpo.

  8. Edílson Júnior disse:

    Meu whatsapp É 558596787423 edilson em Fortaleza. Liguem para me orientar sobre esse assunto. Obrigado pela atenção.

  9. Verda Devane disse:

    muy buena informacion, me radicare en Brasil el mes que viene, muchas gracias

  10. gabriel disse:

    Sinceramente, não achei um absurdo passar por essas etapas não.
    Se reparar, o processo pra tirar uma CNH é mais complexo do que esse
    São etapas necessárias para que o adquirente tenha o mínimo de responsabilidade com o uso das arma de fogo.

  11. Caciano V Caron disse:

    Além de pagar caro por uma arma que nem podemos testala a parte burocrática é tanta que a gente desiste até de comprar…..

  12. Francisco disse:

    Eu gostaria muito de possuir uma arma tenho uma empresa e me sinto acuado pelos bandidos sinto medo quando vejo um motoqueiro estranho chegando na loja ja fui assaltado 2 vezes não e facil esquecer o panico que os bandidos colocam na gente mas gostaria legalmente com todos requisito que a lei permite para ter uma arma de fogo para minha defeza e da minha familia wts 11969985353

  13. marco disse:

    nossa quanta burrocracia

  14. emerson santos disse:

    olha também gostaria de ter meu porte para poder compra minha arma para segurança da minha família e para meu trabalho também trabalho como segurança nunca se sabe o que pode acontecer eu trabalho na madrugada quero apenas ter mais segurança para mim só isso mais tem que passar todo esse processo

  15. Carolina disse:

    Fiquei em duvida como é feita essa avaliação psicológica, o que é avaliado?

    • ROGERIO disse:

      personalidade, tipos de raciocínio e habilidade específicas
      parte da dimensão de personalidade, são: ansiedade exacerbada, agressividade inadequada e impulsividade exacerbada.

  16. Alan Barbosa torres disse:

    Se todos cidadão brasileiro pudesse te sua arma ele poderia viver mais tranquilo sem medo de ser roubado dentro de sua própria casa

  17. Aldinete saturnino sampaio disse:

    Sou Brasileiro tenho 34 anos, me considero um cidadão de bem.
    Pós sou exento de enquerito e não tenho passagem alguma pela Polícia, atualmente me formei em segurança patrimonial tenho todos os requisitos legal para porta uma arma em trabalho. Porém, acho que as autoridades competentes deveriam repensar mais a fundo em relação a categoria.
    Tenho entetece em futuramente compra e porta uma arma legalmente por isso aguardo ansioso uma mudança na nossa legislação pois acredito que um vigilante do meu porte tendo passado por um treinamento minucioso em uma instituição credenciada pela a própria Polícia Federal. Preciso apenas de documentos de autorização porque capacidade psicológica e conhecimento básico para utilizar uma arma devidamente com brobidade e denodo eu tenho esta capacidade. Watzap 11983282885

    • Desoriginalizador disse:

      Talvez voltar pra escola e aprender a ler e escrever direito seria o que você precisa no momento. Melhor saber conversar primeiro do que ter porte de arma.

      • Adriana disse:

        Puxa, não ofenda as pessoas sem necessidade. Cada um tem uma história de vida diferente e, especialmente no nosso país, a educação é muito ruim.

  18. luciana disse:

    eu gosto muito de arma de policia sao muito legal

  19. José Rubens vital de Oliveira disse:

    Boa meu nome E José Rubens sempre tiver vontade de ter uma arma oque é presiso fazer

  20. Jefferson disse:

    onde faço os exames de aptidão técnica e psicologo

  21. Diniz disse:

    Pelo que entendí é só para comprar, mas para ter em casa, no caso não poderia portar no meu carro ou fora da minha residência. É Isso? Ou entendí errado? Alguem poderia me dizer?

    • ROGERIO disse:

      Exatamente isso e so para ter dentro da sua casa ou local de trabalho, se nao for na rua seu trabalho, so pode andar com arma na rua força de segurança publica ou privada.

  22. Durval S. Silva disse:

    E por essa dificuldades que de comprar uma arma que muitas pessoas andam irregular. .com armas raspadas. .criminosas..na verdade. .um país como o tão bom passando por isso ..pena muita pena…de nos mesmos…não espero em vida ver isso ter jeito…somos refém de criminosos sempre…não temos segurança …e nunca vamos ter …esquece. ..que Deus nos proteja….amém. mm

  23. Jhone disse:

    Quanto fica em media pra tirar essa licença?

  24. RR SEGURANÇA disse:

    quero comprar uma pistola pois trabalho com seguranca

  25. Jocenilton machado disse:

    Moro em Araguatins no estado do Tocantins tenho uma fazenda e quero comprar um rifle calibre 22..e possível conseguir registro?

  26. Marilton Fernando Alcântara Teixeira disse:

    Vejo grande dificuldade para aquisição de uma arma, a documentação necessária deveria ser:
    carteira de identificação RG;
    comprovante de residência;
    cpf.
    Quanto aos demais documentos (certidões), é de competência da própria policia, que tem acesso fácil.

    • Galegogetalha@gmail.com disse:

      Sabe como resouver essas coisas todonha dima vez so E no dia da eleicao pra deputado senador deputada senadora governador presidente E fazer isto nao eleger n um deputado nem.um senador nem uma deputada nem uma senadora nesse brasil.de porcaria .olha tradisindo as leis devem.serem todas anuladas nesse brasil por completas e comessar tudo do zero novamente ai Esses desgracados desses deputados deputadas senadores senadoras nao terao outra alternativa a nao ser anula essas leis satanicas desse brasil nos temos o direito de nao eleger vamos muda e forssar os desgracados a anula essas leis satanicas no dia da eleicao e a melhor forma de fazer isto E tirando o emprego de todos eles . Q cpmpoem os tres poderes do parlamento brasileiro .q sao ; senado federal e camara dos deputados tanto estaduais como federais tudo e todas vamos deicha os desgracados e deshracadas dizimpregados ai os q ficarem la brasilia serao obrigados a anular as leis satanicas q desda epoca de cabral so tem nos prejudicado nesse pais.E por isso q defendo ) Luis inacio lula da sulva) voto nele 750 mil vezes .pois sei q so ele tem projeto de governo o resto sao trairas ladroes e ladronas aceitadores de subonos q so favorecem as classes medias e altas desse pais brasil. Isto E o cumulo da irresposabilidade dessa classe politica e juizes e juizas corrupitos todos sao uma mesma quadrilha quando se junta com um golpista como michel temer si vira a quadrilha da desgraca .mas um dia a casa vai cai enome de jesus .

  27. Raphael disse:

    Dei entrada no SINARM do meu estado. Como fico sabendo quando sai a resposta se foi deferido ou indeferido? Mandam por email ou avisam por telefone?

    • carlos disse:

      depois de 1 mês você liga no telefone da federal que te passaram após vc protocolar a documentação na PF ai do seu estado pra ver se foi deferido ou indeferido

  28. Diego Almeida disse:

    Quero uma arma pra defesa e deixa na roça. Calibre 22.revólver

  29. Diego Almeida disse:

    22 revólver para defesa pessoal

  30. Toni disse:

    Eu também gostaria de possuir um Colt 45 porém, aqui no Brasil só andam armados os bandidos e a policia não encherga, como pode isso?

  31. Willisnunesdasilva disse:

    Um Sudadão Precisa ter uma Arma em casa para protege sua familia desses vagabundo

  32. Marco Antônio P. de Azevedo disse:

    Vigilante com o curso de formação em dia, no exercício de suas atividades laborativas ou não,tem necessidade de passar por todos os processos exigidos pra a compra de uma arma de fogo. Como por exemplo instrutores e psicólogos profissionais que já são cobrados no curso?

  33. Sebastiao guedes da silvá filho disse:

    Gostaria de saber se policial militar vai ter que passar por tudo isso pra poder ter um revólver calibre 32 obrigado

  34. Marcio disse:

    Hoje dia 20 de dez. 2017. Estava tramitano no senado e ou na camara federal alteraçao no estatuto do desarmamento. Alguem ta acompanhando e poderia dar alguma orientaçao sobre o que realmente esta para acontecer????

  35. sergio Neri disse:

    Boa noite Tenho 41 Anos gostaria de esta obtendo uma arma de fogo para defesa.
    Pois hoje em dia esta muito difícil, tem muito bandido armado na rua.
    Já fui Segurança Patrimonial.
    Gostaria de me proteger e minha família.
    Como adquirir o porte de arma legal?

  36. amilton clemente disse:

    na america o cidadão tem direito comprar sua arma aqui tanta burocacia para o cidãdão de bem possuir um arma pois o estado não da proteção devida pois esta burocacia emposta bons cidadaos deveria empor aos bandidos com leis mais duras. aqui se faz ao contrario desarma o bom cidadão arma os criminosos.lojas de armas deveria ter acesso a vida dos cidadãos, ser bom vende na hora sem burocacia eu tenho direito de me proteger e não com estado fraco e falido com estado brasileiro. não protege nem os bons policiais.dira os civis

  37. Danilo Alvim disse:

    Aprenda a escrever primeiro, depois tente fazer os testes mencionados acima…

  38. Marcelo Guedes disse:

    Nego que posta celular com numero do whatsapp dizendo “me liguem, me informem sobre o assunto” já deveriam ter seus portes de armas proibidos. Como o Brasileiro é preguiçoso.

  39. Orleans Wendel Silva disse:

    Poxa sou dono de uma empresa de segurança e não posso ter uma arma porque a idade não permite nos estudos unidos acima de 21 anos de idade já se pode adquirir uma arma de fogo

  40. José Edilson da Silva disse:

    Acho justo ter que fazer todas essas etapas! Só que os marginais não precisam fazer isso! E raramente quando são pegos são libertados pois são de menores. Leis malditas essas que o nosso governo cria viu…
    Onde o cidadão de Bem tem que ter toda burocracias pra se( proteger )enquanto isso os marginas estão soltos e bem armados!!!!

  41. Marcelo Casemiro da Silva disse:

    Quero mais informações pois preciso ter minha residência segura . . .

  42. Damião Ferreira Nunes disse:

    Minha seguranças

  43. agnaldo l de santana disse:

    eu agnaldo lima so vigilante gostaria de ter um porte de arma sai do meu serviço porq fui ameaçado por um individo que fez um furto onde eu trabalhava individo foi preso pago fiaça foi para o servço ameaça eu sai da empresa

  44. agnaldo l de santana disse:

    eu agnaldo lima so vigilante gostaria de ter um porte de arma paraservço ameaça eu sai da empresa

  45. agnaldo l de santana disse:

    eu vigilante queria tira um porte de arma para poder trabalha

  46. fernando disse:

    Morro próximo de uma Favela onde tem Muito Bandido safado que rouba pedestres Principalmente Veículos Carros e Motos me sinto inseguro andar na rua, não tenho nenhuma passagem sou aluno de direito cumpro todos os requisitos, podemos sim ajudar a policial a combater a violência dos bandidos em são paulo, Gostaria de um Auxilio referente a Documentação.

  47. Beto disse:

    Cada um deveria portar sua arma para suas necessidades, por exemplo a Polícia para combater o bandido para roubar e a população se defender

  48. Armando Monteiro de Lima disse:

    Site certo para registro de armas:

    http://www.pf.gov.br/servicos-pf/armas/form-sinarm

  49. agnaldo disse:

    eu não preciso eu nesse cito de uma arma e preciso estar legalizado preciso comprar e não sei como fazer vcs podem me dar um endereço em goiana pra min entrar em contato com vcs

1 Pings/Trackbacks para "Como comprar uma arma legalmente"
  1. PORTE DE ARMA PARA VIGILANTES | VideoTube disse:

    […] Como comprar uma arma legalmente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Próximos eventos
  1. Tiro sob estresse

    Fevereiro 24 @ 8:00 - Fevereiro 25 @ 17:00