Como armazenar munições por longos períodos

Todos sabemos que, no Brasil, o acesso a armas de munições é extremamente dificultado pelo governo, e que ainda existe grande pressão por parte dos políticos para tornar o acesso ainda mais difícil, ou até mesmo impossível. Por outro lado, o pouco que há disponível para o cidadão de bem é extremamente caro, e podemos prever que os insumos tornem-se ainda mais caros a medida que a oferta se torne cada vez menor.

Neste contexto, começar a armazenar munição HOJE se torna uma necessidade, porém, as munições em geral possuem um período de “validade” relativamente curto. Em condições normais, a munição pode ficar armazenada por 2 ou 3 anos. A partir deste prazo, ela tende a não funcionar direito, podendo falhar com muito mais frequência ou, deflagrar-se com bem menos energia do que um disparo normal.

Munição Oxidada

Munição Oxidada

O principal problema que temos que resolver ao armazenar as munições por um longo período de tempo é a umidade. Ela oxida os metais e degrada a qualidade da pólvora e da espoleta. Removendo a umidade do local onde ela ficará armazenada, é possível manter o produto em boas condições por mais de 20 anos sem nenhum problema.

Para isso, é preciso manter a munição em recipientes hermeticamente fechados (em que o ar não possa entrar ou sair dele). Além disso, é preciso incluir algum material secante dentro do recipiente juntamente com a munição, para que este absorva a umidade que está no ar que foi trancado dentro do recipiente.

Os recipientes ideais para esta aplicação são aqueles potes plásticos (ou de vidro) com tampa com borracha de vedação e trava.

Pote Hermético Plástico

Pote Hermético Plástico

Ou potes de metal, com tampa de rosca em plástico ou tampa metálica com travas mecânicas (desde que exista uma borracha de vedação).

O material secante geralmente é baseado em sílica. São facilmente encontrados em lojas de material de limpeza ou lojas de bricolagem.

Silica

Outra forma de armazenar as munições é usando sacolas zip. Este tipo de sacola possui valor muito baixo e atende bem ao propósito. Porém, é interessante usar duas de cada vez (uma dentro da outra) para garantir que a umidade não chegue em seu interior. Usar um sache de Sílica também é uma boa ideia.

Double Bagged

Além da umidade, outro problema comum é a mudança de temperatura. As munições que ficarão guardadas por um longo período de tempo devem ser armazenadas em locais fechados, longe da incidência de luz solar, vento, chuva e outros intempéries que façam a temperatura ambiente se alterar muito. As variações de temperatura prejudicam o armazenamento de longo prazo, e devem ser evitadas.

Os melhores locais para armazenar munições são os cofres ou armários fechados, de madeira, em salas sem janelas ou, pelo menos, longe delas.

Renovando o estoque

Por mais que seja possível armazenar munições por muitos e muitos anos, se existe a possibilidade de renovar o estoque, é sempre melhor. Para isso, basta consumir o estoque, substituindo a munição antiga por munição nova.

Se você compra uma caixa de munições para usar imediatamente, em vez de usar, você pode armazenar, e então retirar do estoque uma caixa das munições armazenadas por mais tempo e usa-las. Assim, além de ter o seu estoque sempre renovado, você estará constantemente testando o seu método de armazenamento. Se perceber que a munição armazenada por alguns anos não está nas condições esperadas, você terá a oportunidade de rever o seu método e fazer os ajustes necessários, além de poder renovar o estoque em tempo hábil.

Lembre-se: Prontidão não é uma questão de “se”, mas sim “quando”. Esteja preparado!


Publicado em Armas
38 comentários sobre “Como armazenar munições por longos períodos
  1. Fernando disse:

    Ótimas dicas! Meu pai mesmo sempre guardou arma e munições em um roupeiro, sempre o alertei por causa da umidade, vou reforçar o aviso.

  2. Jose Carlos Rodrigues disse:

    Boa reportagem aprende muito com ela, pois, já perdi, várias munições, inclusive, as que estava no tambor, e que tive mandar para o armeiro consertar a maquina, travou tudo, também, o cano, pois tenho mais só dei 05 disparos em 15 anos, agora preciso é de cartucho como armazenar.

  3. Mauricio Rotta disse:

    Procuro não deixar munição envelhecer mais do que 6 meses, o negócio é usar, é divertido, não faz mal a ninguém e te deixa treinado. Quem não gosta é o governo e a bandidagem né… mas pra eles eu mando o meu ‘foda-se’.

  4. Pedro disse:

    Muito boa a postagem, informação de qualidade. Obrigado.

  5. Geovani Martins disse:

    Reportagem muito boa visto que estamos em épocas difíceis, tudo sendo restringido para nós cidadãos de bem, além disso nunca sabemos quando vamos precisar utilizar grandes volumes de munição……é melhor praticarmos sempre mas também armazenar.

  6. Luiz Fernando Coletto disse:

    Muito bom mesmo, e se pudesse guardar ela lacradas a vácuo?? seria melhor né?? ja vi umas maquinas que embalam comidas e afins a vácuo! seria uma boa!!

    • Lucas Silveira disse:

      Provavelmente seria melhor, Coletto!

      • ruhan disse:

        ola, e se minha munição ja estiver com umidade ,com baixo desempenho, o que posso fazer para melhora la??

        • Victor Fox disse:

          SOL, muito SOL e SORTE… com sorte, o SOL fará o serviço. Depois de tirar do sol, escolha algumas a esmo e teste…

          É possivel que a munição ja esteja arruinada então ANTES de colocar no sol, desmonte algumas (umas duas ou tres) e veja o estado dos projeteis/carga de chumbo (espingarda), polvora (se esta seca ou virou uma papa verde) e espoleta.

          se estiver molhada, destrua a munição. Ela pode destruir sua arma e te machucar (ex projetil parar no meio do cano, tambor, falhar o disparo e disparar ao abrir a arma etc)

          tenha cuidado e bom senso

    • Leonardo disse:

      Não existe necessidade, a menos que pretenda armazenar um único cartucho em um tambor de 250 litros. O recipiente estando fechado, logo o ar/metal entram em equilíbrio com uma oxidação minima (imperceptível).

  7. Rafael Marques disse:

    Ja ouvi falar algo a respeito de passar esmalte de unhas nas munições para reduzir a probabilidade de perda da mesma!!!!!!!! alguem confirma essa tese?????????????

    • Adriano disse:

      Olá Rafael, sim esta técnica do esmalte funciona, eu tenho 100 cartuchos de cal.38 recarregados a mais de 10 anos isolados com esmalte, guardados em caixa plástica para munição e dentro de um armário de madeira e nestes dias peguei 50 munições e fui ao estande e nenhuma delas falhou. Pode botar fé que funciona. Um abraço!

  8. youzef cohen disse:

    USO TALCO POLVILHADO, O QUE É USADO PARA COLOCAR EM SAPATOS OU TENIS, EM UMA CAIXA PLASTICA EM DENTRO DESTE TALCO, DEIXO A MUNIÇÃO.
    SERÁ QUE TIRA A HUMIDADE CASO ELA EXISTA NO INTERIOR DA MUNIÇÃO E REALMENTE PROTEGE ?

  9. Salomão Joaquim disse:

    Segurança

  10. Galvao disse:

    E o que os amigos me dizem sobre ambientes com ar condicionado? Mesmo guardados como discreve na reportagem?

  11. Norberto disse:

    Como sempre excelente matéria.
    Me esclareceu algumas dúvidas e com certeza vou mudar o método de armazenamento.
    Instituto Defesa.org revolucionando o Brasil.
    Unidos somos invencíveis.

  12. andre disse:

    Gostei do explicativo… porem queria saber. Pois a munição (chaqualha) em seu interior, devo repo-las por novas?

  13. Eduardo Gastaldi disse:

    Guarde em um vidro de compota com talco e um pedaço de carvão dura por um longo tempo.

  14. Marcos disse:

    Como fika em ambiente com ar condicionado ?? Esses procedimentos adiantarão ?

  15. Silva disse:

    Potes de Café (DE VIDRO) com tampa de rosca (DE PLÁSTICO) é indicado?
    Abraço.

    • Lucas Parrini disse:

      Silva, boa tarde!

      Bom, não tem a vedação pra evitar a umidade, mas vale a tentativa. Lembre-se de no mínimo, usar o “gel de sílica”, são saquinhos geralmente brancos que tem em eletrônicos (igual aos da foto do artigo). Esse material suga a umidade. Se tiver paciência, guarde uma ou duas dentro do pote e observe-a por algumas semanas.

  16. Andre disse:

    Além de sacos zip e da sílica, pode se utilizar uma bomba de vácuo, meu pai usava quando tinha que guardar por algum tempo a munição do 38 dele, assim a quantidade de ar era reduzido ao mínimo, protegendo ao máximo da umidade e do ar.

  17. Lucas Ricci disse:

    Uma opção aos saquinhos de sílica gel, caso não consiga encontra-los, seria areia sílica para gatos, é barata e vem em sacos de mais de 1kg. Basta embalar em filtros de café e fechar com grampeadores.

  18. carlos Vasconcelos disse:

    Eu guardo munição em uma caixa de isopor com silica junto e com a tampa bem fechada.sempre funcionou.

  19. DIEGO ALESSANDRO disse:

    Um amigo meu costuma guardar as munições dele em um pote fechado mergulhadas no talco ou na farinha de trigo!

  20. Enrico disse:

    Olá, meu avô tem uma caixa de munição lacrada guardada tem mais de 10 anos, ela ficou em uma gaveta o tempo todo, será que ainda está segura para ser usada??

  21. wagner lira disse:

    Seria bom se no Brasil o acesso a munições importadas não fossem tão difícil.

  22. isidoro sena junior disse:

    recentemente fui aos U.S.A , na cidade de Orlando e ao ir no supermercado na seçao de caça , tinha muita muniçao a venda, de todos os calibres incluindo 762 e 556.
    Nao resisti e comprei uma caixa com 50 muniçoes
    de calibre 380 no valor de 15 dolares, paguei e sai do mercado sem problemas, coloquei na mala despachada e consegui e trar no Brasil. fiz isso porque tenho porte e registro mas tive medo de sair de la.
    Gostaria de saber se tem como declarar esse tipo de importaçao.

  23. william disse:

    Boa tarde, esse método funciona para armas tambem? guardo minhas armas dentro do case com alguns saquinhos de sílica gel dentro e na parte exterior do case faco uma vedação com sacos plastico, sera q funciona esse método para longos anos? Pode criar fungos algo assim, mal cheiro?

  24. nelson disse:

    principalmente a munição usada na arma o tempo todo tem que ser trocada mais a miúde..As vezes a pessoa acha que está bem armada,mas na verdade está desarmada…Vi policiais passar Brasso nos cartuchos quase todos os dias.Veja: minhas balas estão brilhando de limpas (sic) eu respondia : – Quantos anos tem essa munição reluzente? Ha deve ter uns 10…Então vc está desarmado e sua arma pode travar, o projétil pode ficar preso no cano ou o tiro sair chocho e a bala cair em teus pés. Se for uma pistola o cuidado deve ser maior, pois a arma engasga…Criado na colonia usando armas desde tenra idade e fabricando para mim arma artesanal de antecarga com pólvora preta e espoleta de papel de arma de brinquedo ( que não existe mais) tenho prática…Muitas veze indo caçar perdiz, eu carregava mais de 100 cartuchos,mas as vezes sobrava munição, então estando muito tempo guardada e andando com ela de la para cá o chumbo afloxava e dava tiro chocho e a caça escapava…Meu pai guardava munição em locais secos sempre na caixa…Eu quando policial da ativa sempre comprava minha munição e a trocava por nova..A velha eu gastava em tiro ao alvo…Hoje nem na minha propriedade rural posso atirar por que o cel dos FDP funciona e logo vem vários carros da policia….Então não atiro mais tanto, e se vou no Stand da policia…Eu guardo munição em estojos de plastico desses em que vem remédios e já vem junto selica e num local seco longe da luz,,em gavetas….Mas sempre faço uma revisão, e se atiro pego as mais velhas…Nunca me falhou um tiro. A munição para armas curtas revólver e pistolas sempre foi cara e hoje está mais..La nos anos 70 com 3 caixas de bala 38 150 tiros pelo mesmo preço vc comprava um 38 novo….Algumas munições hoje estão sendo difíceis de conseguir,,,como calibre 32 SW,,SPL SPC. 7,65, 6,35 = cal 25…e mesmo que vc tenha registro para ter uma .40 no comércio não tem munição.

  25. isaias jose do carmo disse:

    tenho mesmo que colocar a muniçao ao sol? e de quanto em quanto tempo?

  26. João disse:

    Perfeita matéria. Ter esse procedimento de conservação, ajuda a tirar a humidade ja existente na munição? para que não a descarte?

  27. Indigo disse:

    Guarda em um pote com talco e pronto

  28. adolpho disse:

    excelente e muito útil matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*