Brasil lidera ranking de mortes por armas de fogo

Matéria do Jornal Metro de São Paulo, do dia 08 de Março de 2013.

Matéria do Jornal Metro - Clique para ampliar

Matéria do Jornal Metro – Clique para ampliar


O Brasil lidera por 10 anos o Ranking de mais mortes por arma de fogo, não por coincidência, foi em 2003 que o estatuto do desarmamento entrou em vigor, retirando do cidadão honesto o direito de se defender. Não são as armas legais que matam, mas sim as ilegais, facilmente adquiridas nas mãos dos traficantes.

Não por coincidência também, Alagoas, o estado mais violento do Brasil, também é o que lidera o ranking de entrega voluntária de armas.

Enquanto o governo gasta o dinheiro público, ano após ano, em campanhas de desarmamento voluntário, a população deseja exatamente o oposto: que o acesso as armas legais volte a ser possível. Isso ficou claro em 2005, quando o “NÃO” ganhou com 64% dos votos.


Publicado em Estatística e Ciência
13 comentários sobre “Brasil lidera ranking de mortes por armas de fogo
  1. josé Alberto da silva disse:

    A defesa pessoal é essencial nos dias de hoje, e atirar é muito divertido! Com uma legislação que permita a pessoas treinadas a terem armas, nosso país terá um futuro livre do medo do crime.

    • José Caetano disse:

      O Brasil lidera os países com mais mortes por arma de fogo ! Isto acaba de vez com a farsa que o PT montou para impedir que o cidadão brasileiro tenha direito a Legítima Defesa. Não me recordo bem a posição que o Brasil ocupava no Ranking dos países mais violentos, com maior número de mortes por arma de fogo. Mas, uma coisa é certa: estávamos longe de ocuparmos a posição atual. Quanto mal esse partido tem feito à sociedade, à nação brasileira !!!

  2. Diogo Almeida Cardoso disse:

    Os cidadãos de bem devem ter livre acesso a armas de fogo, devido ao fato de que a polícia não pode estar a todo lugar em todo o instante. Mediante a isso, deve-se fazer um rigoroso exame psicotécnico para saber quais indivíduos possuem a maturidade psicológica adequada para que se possa possuir e portar uma arma de fogo de calibre eficaz em defesa pessoal, como por exemplo o calibre 9mm parabellum. Outro motivo pelo qual deve-se possuir e portar armas de fogo é o de esporte e lazer, cujas atividades são sadias e contribuem para a boa formação mental e física do indivíduo bem instruído para tal atividade. Tanto é que observamos esportes que oferecem um risco de acidentes muito maior, disponível para qualquer pessoa que queira pratica-lo, como por e exemplo o motocross. Observa-se que o porte e aquisição de armas de fogo para civis só tem a acrescentar valores para o lado bom da sociedade, ao contrario do que pregam a mídea e falsos moralistas dessa nossa sociedade hipócrita da atualidade.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Diogo, concordo com quase tudo o que você disse. Só não concordo com o seguinte:
      1) Calibre 9mm parabellum não é muito indicado para defesa. É um calibre de grande potência, e com ponta ogival. Ele é altamente perfurante, porém não possui muito poder de parada (Stopping Power). É uma munição com mais utilidade no emprego militar, para atingir alvos cobertos por chapas de aço finas (como portas de carro, por exemplo). Um agressor pode ser atingido por alguns disparos desse projétil e ainda assim continuar com o ataque. Para defesa, as melhores munições ainda são as expansivas (ponta oca – hollow point), nos calibres .380 (que é praticamente igual ao 9mm), .40 e .45.

      2) Motocross não é perigoso. Tal como carros, armas, aviões e motosserras, TUDO DEPENDE DE TREINAMENTO. Respeitando-se as recomendações de segurança e utilizando equipamentos apropriados, qualquer atividade é segura. Raramente vemos acidentes fatais no Motocross, pois neste tipo de competição a preocupação com segurança é grande. Diferente por exemplo do uso diário de motos… Todos os dias vemos gente acidentada nas cidades, mas se for observar de perto, são pessoas que negligenciaram em algum momento as recomendações de segurança, seja pilotando de forma imprudente, seja não usando os equipamentos de proteção adequados.

      Mas é isso! Assim como motos, temos que ter livre acesso as armas… O que faremos com elas é problema exclusivamente nosso. Não podemos ser proibidos de ter motos, carros, aviões ou armas apenas por serem artefatos perigosos… O benefício é maior que o risco.

      • Bruno Lonx disse:

        Como é que é? 9mm não é adequada para defesa pessoal?
        .380 é mais indicado?
        Comparar ponta oca com Full Metal Jacket é comparar laranjas com maçãs, não acha?
        A munição CBC Gold 9mm 115gr gera uma energia de 455 Joules na boca do cano, enquanto a CBC Gold .380ACP gera 256 Joules (http://www.cbc.com.br/upload/informativos/6.pdf).
        Munição +P:
        – 9mm 610 Joules;
        – .380ACP 300 Joules.
        A 9mm transfere aproximadamente o dobro de energia que a .380ACP, e toda essa energia, usando um projétil ponta oca, se traduz em dano a tecido mole, em maior capacidade de atravessar osso, e em produzir uma perda de sangue maior, aumentando as chances de interromper a ação do criminoso que investe contra a integridade física do cidadão.
        Dois vídeos com o desempenho do 9mm e do .380ACP para fins de comparação.
        9mm http://www.youtube.com/watch?v=v2s82NCLKQI
        .380ACP http://www.youtube.com/watch?v=HTTuXpFChsA

        • Victor disse:

          nada a ver a sobrepenetração do 9mm Luger… ate parece que o negocio vara absurdo. o que ocorre é que ocmo o projetil é “fino” (<10mm), ele pode passar sem soltar a energia toda.

          O 45acp "ball" matou mais gente com um tiro só que a maioria dos calibres por ai.

          tem um video no youtudo, o cara da tiro de 9mm ball e 45 ball numa chapa e não acontece nada. só afunda. daí ele mete um tiro de outro calibre, não sei se era 5.7 (fiveseven) ou 7.62 tokarev e a porra fura a chapa…

      • tiago disse:

        e tb o revólver 357, magnum 44 e o S&W 500 tb são ótimos par a defesa. 357 conhecido por ter stopping power de 96%.

      • uronie disse:

        Detalhe, cavalheiro o calibre 38 tem um poder de parada superior aos do calibre .40 e .45 e é arma de defesa rápida e tática a única desvantagem é a carga de munição e a demora no remuniciamento.

  3. Pascoal disse:

    DADOS CHINESES COMUNISTAS, COMO SEMPRE MANIPULADOS PELOS VIGARISTAS ESCARLATE.

  4. toninho disse:

    O jornalista fala “em facilidade de acesso as armas de fogo”
    facilidade onde? a legislação e restritiva, as pessoas assassinadas forma por armas irregulares, pergunta se a grande maioria não foi de confrontos entre a policia e bandidos
    o que os cidadãos de bem tem que pagar pelos erros dos bandidos.

  5. Mauricio Xavier Fayzano disse:

    Retiram as armas do cidadãos de bem no entanto os bandidos continuam armando-se (via Paraguai) com armamentos “pesados” e na quantidade que bem entendem! A C O R D A B R A S I L !!!

  6. ALBERTO disse:

    Qualquer dia,,tará um lei que vai proibir trancar a porta de casa com chave, pois dificultara a entrada do ladrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*