Armas de antecarga e armas de retrocarga

Quanto ao sistema de carregamento, as armas se dividem em armas de antecarga e armas de retrocarga.

As armas mais comuns atualmente são as armas de retrocarga, que são aquelas em que a munição é adicionada ao cano pela sua parte de trás, ou seja, na parte mais próxima do atirador. É o caso das pistolas e revólveres, dos rifles, das carabinas e das espingardas.

Mossberg 500, arma de retrocarga

Mossberg 500, arma de retrocarga

Nas armas de antecarga (muzzle-loading), o carregamento é feito pela parte anterior do cano, ou seja, pela extremidade de saída do projétil. É o caso dos bacamartes, arcabuzes e mosquetes.

Mosquete de antecarga

Mosquete de antecarga


Publicado em Armas
23 comentários sobre “Armas de antecarga e armas de retrocarga
  1. Leandro Galhano disse:

    Olá, sei que não tem nada a ver com o assunto, mas sempre tive esta dúvida, qual a diferença entre bacamarte e mosquete ??

    • Daniel Ribeiro disse:

      Leandro, o Bacamarte é uma arma com cano que fica mais largo na boca (em forma de corneta). Ela tem um cano grosso, que atira muitos balins ao mesmo tempo de modo a espalha-los por uma grande área. Era útil para investir contra um grande número de pessoas de uma única vez.

      Já o Mosquete é uma arma com cano cilíndrico que atira apenas um balim (ou uma pedra pequena). Embora seja de alma lisa, ela tinha precisão “aceitável” a até 100 metros de distância.

  2. Davi Vicente da Fonseca disse:

    Sou á favor do cidadão de bem possuir uma arma de fogo, desde que muito bem trinado e comprovadamente equilibrado.

  3. RODRIGO HAUT disse:

    tenho uma duvida,o calibre .17 HMR é permitido a aquisição por civis aqui no BRASIL?
    já tem alguma arma e munição neste calibre fabricada no brasil?

  4. Aloisio Alves disse:

    Eu sou a favor que todos, em pleno gozo das faculdades mentais, julgado habilitado por exames médicos, portem armas pois só assim acabaremos com os bandidos que roubam a população brasileira. Imaginem um bandido, armado, entrando num ônibus para roubar, mas lá dentro todos também estão armados, será que ele terá coragem para continuar o seu ato? E nos outros lugares também, restaurantes lojas em geral onde todos os funcionários portam armas. Os governos não tem e nem querem participar na segurança das pessoas porque são tremendamente imorais. Nos EEUU, pais de 1º mundo compra-se qualquer tipo de arma, na Suiça praticamente todos do sexo masculino portam armas e praticamente não existem crimes. E PRESTEM ATENÇÃO, SÃO PAÍSES DE 1º MUNDO, não é igual no brasil onde esses corruptos e imorais políticos querem o povo debaixo de seus pés, esporeando-os, puxando e afrouxando as rédeas quando querem.

  5. wagner martins guimaraes disse:

    Como ficou a legislação quanto as armas de ante carga, já que praticamente nenhuma é numerada?

    • Nelson disse:

      Boa pergunta que o pessoal mais experiente deste espaço poderia responder ou fazer até uma matéria; também queria saber a respeito da legislação e a possibilidade de comprar armas de antecarga antigas, sou fascinado por armas antigas e historicas. Mas penso que provavelmente não se pode comprar, tudo relativo a posse de armas nesse “Brasiu” tem que ter CR.

  6. Rodrigo disse:

    Bom dia, tenho uma dúvida quanto a meu armamento, que é uma balestra sniper de 150lb. Sei que não é uma arma de fogo e tambem nunca a usei ostensivamente, mas recentemente me mudei e perto onde moro não existe local adequado para treinar. Como aqui não tem clube de tiro ou de arquearia, me vejo na opção de treinar em algum terreno baldio ou algum parque, agora a duvida. Pelo fato de se parecer com uma arma de fogo para leigos, corro o risco de ser abordado pelo policia, qual a atitude

    • Lucas Silveira disse:

      Oi Rodrigo,

      O risco de ser abordado você tem, ainda mais se estiver atirando em um local com transeuntes. A flecha de uma balestra de 150 ainda tem energia suficiente para machucar alguém a distâncias muito grandes.

      Não recomendamos.

  7. Romano disse:

    Prezados amigos.

    Aproveitando a dúvida do Wagner, que não foi respondida. Acrescento a minha, que deve ser o que TODO MUNDO está querendo saber…

    A Portaria No 024 – DMB, DE 25 DE OUTUBRO DE 2000 diz..

    Art. 14. Antiquários poderão registrar-se no Exército, com a finalidade específica de comerciarem armas de fogo obsoletas, fabricadas há mais de cem anos, e suas réplicas históricas de comprovada ineficácia para o tiro, que não estão sujeitas a registro.

    Bem… Como fica a situação das réplicas MODERNAS de armas históricas? Se eu quiser ter ou fabricar armas de pederneira, como fica? Pode ou não pode? Já fiz uma intensa pesquisa, mas sem sucesso.

    Situação lastimável para a memória e para valorização da história desse país…

  8. gabriel disse:

    e permitido transporte de armas de ANTECARGA pelos correios?

  9. Carlos disse:

    Um civil pode ter um bacamarte ou um mosquete em casa?

  10. Carlos disse:

    Eu gostaria de ter um mosquete na parede da minha sala…

    • Gus disse:

      Toda arma de fogo,independente do ano ou século de fabricação, é considerada como tal.portanto proibida . No caso de exibição, um colecionador pode fazer isso desde que ela esteja inoperante. Se vc quiser ter uma na parede, recomendo adquirir uma réplica.

  11. J.Marcos disse:

    Qual é a diferença entre arcabuz e mosquete?

  12. TACIANO disse:

    TENHO CLIENTE QUE FOI PRESO DEVIDO A ESTAR PORTANDO UMA ARMA DE FOGO DE ANTECARGA (GARRUCHA) DE FABRICAÇÃO CASEIRA. NO LAUDO DIZ QUE NÃO POSSUIA A VARETA DE CARREGAMENTO MAS ESTAVA APTA PARA DISPARO. PROCEDE ESSA INFORMAÇÃO OU TODA ARMA DE FOGO DE ANTECARGA PRECISA DA VARETA DE CARREGAMENTO TORNANDO-A SEM POTENCIALIDADE LESIVA SE NÃO POSSUIR TAL ACESSORIO?

  13. Felipe Nascimento disse:

    Eu adquiri a pouco tempo uma espingarda de antecarga Ben conservada. E gostaria de saber se posso usar uma esfera ou (bala) com segurança nos disparos? E tambem gostaria de saber aprender so a manutenção. Obg

  14. Felipe Nascimento disse:

    A pouco tempo adquiri uma espingarda de antecarga bem conservada. E gostaria de saber se posso usar esferas (bala) nos disparos com segurança? E tambem gostaria de saber sobre a manutenção. ONG a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*